domingo, 21 de janeiro de 2018

Semana com novidades no mundo político. Julgamento do século!

Pedido liminar
Grupo de advogados recorre ao STF contra posse de Cristiane Brasil como ministra
Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes entrou com pedido de liminar no STF para reverter decisão do STJ que autorizou posse de Cristiane no Ministério do Trabalho.


O Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes informou na noite deste sábado, 20, em sua página no Facebook, que entrou com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou a posse da deputada Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. O grupo é o mesmo que moveu a ação popular que suspendeu a posse de Cristiane por duas semanas.
Na publicação, o movimento diz que apresentou a reclamação às 22h33 de sábado, argumentando que o ministro do STJ responsável pela liberação, Humberto Martins, “não detém competência para tanto”. O movimento afirma que confia no STF como guardião da Constituição e espera que o caso seja julgado com imparcialidade. “A luta não acabou!”, declara.
Cristiane, que é deputada federal pelo PTB do Rio de Janeiro e filha de Roberto Jefferson, presidente do PTB e condenado no mensalão, foi indicada pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério do Trabalho no lugar de Ronaldo Nogueira, que pediu demissão no fim do ano passado para se dedicar às eleições deste ano.
No entanto, no dia 8 de janeiro, o juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), suspendeu a posse de Cristiane, argumentando que a nomeação desrespeita a moralidade administrativa, pois ela já foi condenada pela Justiça trabalhista. O magistrado acatou pedido de liminar em uma das seis ações populares protocoladas na Justiça Federal do Rio pelo movimento de advogados.
A Advocacia-Geral da União (AGU), porém, entrou com diversos recursos para liberar a posse e, depois de sucessivas derrotas, conseguiu a autorização do STJ nesse sábado. Com isso, a posse de Cristiane Brasil foi marcada para segunda-feira, às 9h.
DO BLOG: POR QUE INSISTIR NUMA NOMEAÇÃO DE ALGUÉM QUE COMETEU CRIME TRABALHISTA, EXATAMENTE PARA O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO?

O ANTAGONISTA
“Lula escancarou as portas do Estado para a corrupção”, diz um dos fundadores do PT
Um dos fundadores do PT e coordenador da campanha de Lula à presidência em 1989, César Benjamin, hoje secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, falou à Folha sobre o julgamento de Lula pelo TRF-4:
“Eu não sei se Lula deve ser condenado ou absolvido do ponto de vista jurídico, pois não estudei direito e não conheço os autos do processo. Mas, como cidadão, sei que ele deve ser condenado politicamente, pois, ao escancarar as portas do Estado para a corrupção e aceitar a função de lobista de grandes empresas, não manteve a dignidade que se espera de um presidente da República e um líder popular.”

Trípoli defende extinção do foro privilegiado para todos os cargos
O deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), que também integrará a comissão especial sobre a restrição do foro privilegiado, disse ao G1 que é favorável à aprovação da proposta.
“O foro foi, a partir da Constituinte de 1988, uma prevenção quanto a medidas extremas de parlamentares que se manifestavam contra a ditadura e eram cassados. Com o tempo, ficou descaracterizado, não estamos num momento de ditadura. Então, não tem mais sentido a figura do foro. Sou favorável a que não exista mais.”
Trípoli acrescentou que ainda irá avaliar a proposta de manter a prerrogativa para o presidente de poderes, mas que a sua ideia “é que acabe para todos”.

Lista: Os 23 senadores alvos da Lava Jato que podem perder o foro privilegiado
Vinte e três senadores alvos da Lava Jato – ou de seus desdobramentos – ficarão sem foro privilegiado se não se reelegerem em 2018, registra o G1.
O Antagonista organiza a lista:
– Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado;
Oscar Pérez foi morto com tiro na cabeça
O militar rebelde venezuelano Oscar Pérez morreu com um tiro na cabeça, de acordo com a certidão de óbito entregue para sua família.
O relatório sobre as mortes de cinco dos seus acompanhantes de Pérez, incluindo Díaz Pimentel, indica o mesmo.
“Há um padrão que anuncia a possibilidade de uma execução”, disse a presidente da comissão parlamentar que investiga o caso, a deputada opositora Delsa Solorzano, à Associated Press.
Bolsonaro tentou contratar marqueteiros de Trump, diz jornal
Jair Bolsonaro sondou a empresa de marketing Cambridge Analytics, que fez a campanha de Donald Trump.
Levou um “não”, porque avaliaram que Bolsonaro tem uma imagem ruim, segundo o Estadão.
Bolsonaro disse ao jornal que a sondagem foi feita sem a sua autorização e que ele não teria dinheiro para contratar a Cambridge Analytics.

Lula cassado antes de agosto
A candidatura de Lula deve ser barrada antes de agosto.
Leia um trecho da coluna de Merval Pereira sobre a lei da Ficha Limpa:
“Lula pode não ter tanto tempo para recorrer contra a inelegibilidade, caso sua condenação seja confirmada pelo TRF-4 (…).
Quando os advogados de Lula entrarem com um recurso no STJ contra a decisão do TRF-4, terão também que pedir a suspensão da inelegibilidade. Se não o fizerem, para esperar até agosto, depois da convenção partidária, terão perdido o prazo para anular a inelegibilidade.
Prevalecendo essa interpretação, o STJ decidirá simultaneamente o recurso contra a condenação e também sobre a inelegibilidade de Lula, afastando a possibilidade de que o recurso se prolongue até a convenção partidária. Muito antes de 5 de agosto, portanto, a situação de Lula estará definida e, confirmada a sentença condenatória, seu nome não poderá nem mesmo ser apresentado na convenção do PT.”
Condenado pelo TRF-4, Lula só poderá se candidatar se o STJ atropelar a Lava Jato, anulando sua pena, ou se violar a lei da Ficha Limpa, desconsiderando seus efeitos.


Nenhum comentário: