sábado, 14 de janeiro de 2017

Chile: decretado estado de exceção por incêndios em Valparaíso


O governo chileno decretou neste sábado "estado de exceção por catástrofe" na comuna de Valparaíso devido a uma série de incêndios florestais, deixando a segurança do local a cargo de um chefe militar.
Situada 120 km a oeste de Santiago, a cidade de Valparaíso é um dos lugares turísticos mais visitados do Chile.
Uma seca persistente, as altas temperaturas e o forte vento que se levanta do oceano Pacífico, junto com a topografia particular da cidade - rodeada por 44 morros - resultaram em incêndios sucessivos.
Nesta temporada, cerca de 19.000 hectares foram queimados.
Em 2 de janeiro passado, um incêndio destruiu mais de 200 casas e deixou cerca de 20 feridos.
Em 2004, o fogo danificou 3.000 casas e deixou 15 mortos, e um ano depois outro incêndio no mesmo lugar causou a morte de uma mulher e destruiu centenas de casas.
Após o decreto de estado de "exceção por catástrofe", o comandante da primeira zona naval, Ronald Mc Intyre, assumiu o controle da segurança de Valparaíso.
Ele poderá restringir as liberdades de locomoção e de reunião, assim como estabelecer limitações para o exercício do direito de propriedade, entre outras medidas.
"Neste momento, estamos aumentando a segurança das zonas afetadas e estamos fazendo os esforços de assistência humanitária de forma rápida", disse Mc Intyre a jornalistas.
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário: