segunda-feira, 16 de março de 2015

Terça feira...



Ação do MPF: Rosalba Ciarlini é condenada a ressarcir recursos públicos
 Sentença já transitou em julgado e aponta que a ex-governadora, quando era prefeita de Mossoró, atestou serviços que não foram devidamente executado

Uma ação de ressarcimento do Ministério Público Federal (MPF) resultou na condenação da ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini Rosado. Ela terá de ressarcir à União R$ 12.710, a serem atualizados pela Taxa Selic, por ter atestado obras de esgotamento sanitário que não foram adequadamente executadas. A sentença já transitou em julgado.

O valor a ser ressarcido representa parte dos recursos enviados pelo Ministério das Cidades à Prefeitura de Mossoró, como resultado de um convênio assinado no ano de 2000, com vistas à execução de obras de esgotamento sanitário da chamada “Bacia 06, trecho I”. A quantia repassada, somada à contrapartida do Município e a um aditamento, totalizou R$ 1,2 milhão.

A ação do MPF, de autoria do procurador da República Fernando Rocha e que estava sob a responsabilidade do procurador Emanuel Ferreira, tramitou na Justiça Federal sob o número 0800399-46.2014.4.05.8401 e indicou que parte do recurso não foi devidamente aplicado, tendo em vista que uma fiscalização promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2009 constatou irregularidades nas obras.

A equipe de fiscalização da Controladoria também observou outras irregularidades. A grande maioria dos “poços de visitas” executados receberam tampas de concreto e não de ferro como estava previsto, trazendo prejuízos quanto à durabilidade. Além disso, verificou-se que os serviços de recomposição do pavimento não foram feitos com qualidade satisfatória, pois alguns trechos apresentam problemas de ondulações.

“(...) restaram demonstradas no feito, sobretudo em função dos relatórios técnicos de acompanhamento da obra, que, além de diversas outras irregularidades, houve alteração do objeto do convênio sem a prévia anuência do órgão concedente, consistente no uso de material diverso do que foi pactuado, fato que, em última análise, aponta para o deliberado descumprimento dos termos conveniados”, concluiu a juíza Federal Moniky Mayara Dantas.

DO BLOG: Bem que a CGU deveria fiscalizar municípios da 6ª Zona Eleitoral. Há informação de que, determinado Município chegou a concluir uma UBS com recurso dos equipamentos. Aliás, deveria está funcionando atendendo a população, não está ainda. Alô Ministério Público Federal e\ou Controladoria Geral da União!!!  Bem, o que tem de Município com obras inacabadas é brincadeira! As câmaras municipais em sua grande maioria são coniventes.

PRIMEIRA BAIXA
Anuncia-se saída do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca. Não é bom para o Governo Robson Faria perder um auxiliar da envergadura de doutor Lagreca logo nesse começo de gestão. Todos sabem que o candidato Robson dizia que seria o Governador da segurança pública. Todavia, deixar a saúde sem a prioridade devida, parece ser pouco racional. Sem apoio para, pelo menos minimizar os problemas na saúde, dificilmente alguém sério e competente aceitará tamanho desafio.  

FPM ZERADO
Um fato chama a atenção há muito tempo da sociedade. Município que tem FPM zerado em dias de transferência constitucional(10, 20 e 30) ao que parece está com a luz amarela piscando ou seja, algo denuncia que a administração não vai bem. Na verdade isso se tornou um ciclo vicioso entre gestores e fornecedores. Quem super fatura para Prefeitura não reclama muito não!!!

GLOBO TEM POTENCIAL PARA VIRAR O JOGO
O Globo F. C. não reedita mesma campanha do ano passado no Estadual 2015. Na Copa do Nordeste também não foi o que se esperava. Com a mesma base de 2014, jogadores experientes como Renatinho, Róbson, Josicley mais alguns da campanha vitoriosa em 2014, equipe não tem se apresentado com o mesmo futebol alegre e ofensivo que ganhou quase tudo em seu primeiro ano que disputou o campeonato estadual promovido pela FNF.
Restam algumas partidas pelo primeiro turno e estreia na Copa do Brasil. Em terceiro lugar na tabela de classificação, dificilmente time do ‘Ninho da Águia’ decidirá primeiro turno. América e Alecrim devem fazer a final.
Que venha o segundo turno e o Globo surpreenda diferentemente de 2014, ou seja, volte ser competitivo e devolva ao torcedor os bons espetáculos do ano passado.
EM DEFESA DA HONRA
Esses dias o Senado da República assistiu dois senadores se pronunciarem da tribuna para defender a sua honra e trajetória política por ter seus nomes incluídos na lista do Procurador Geral da República, doutor Janot, que investiga os envolvidos na Operação Lava Jato. Senadores Anastásia – MG e Fernando Bezerra – PE. O primeiro recebeu inúmeros apartes, inclusive do senado José Agripino que, faria também pronunciamento, mas desistiu, pelo menos até o momento. Senador Agripino também tem denuncia oferecida pelo Ministério Público do RN ao Procurador Geral da República por ter seu nome citado na Operação Sinal Fechado.  
OPERAÇÃO, CIRURGIA...
Por falar em operação, aliás, são tantas que tem deixado o país sem entender bem como e quando isso tudo cessará. Então, é grande a expectativa quanto o desfecho da ‘Operação Baco’ desencadeada contra a gestão do Prefeito Antônio Peixoto e alguns de seus Auxiliares. Sociedade está ávida pelo resultado. Afinal, algumas pessoas dizem: “Será que vai dar em alguma coisa”... O país é outro, está acordando e deixando ‘o berço esplendido’. Ceará Mirim e demais Municípios do Brasil não estão fora de contesto.  

Nenhum comentário: