quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Acontecendo também...

Equipe Sub-19 do Globo FC vence o ABC e garante vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior 2018
Foto: Rhuan Carlos/GloboFC

A equipe Sub-19 da Águia de Ceará-Mirim realizou na tarde desta quarta-feira, (20) a segunda partida das semifinais do Campeonato Potiguar Sub-19. Os guerreiros do tricolor enfrentaram o ABC no Barrettão, e venceram pelo placar de 1x0. O gol do tricolor foi marcado por Jussiê na segunda etapa.
Com o resultado o tricolor de segue invicto na competição, assegurou a vaga na final e garantiu uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior 2018.
O Globo FC foi a campo com: Mizael, Maciel, Madson, Luiz Henrique e Luiz Carlos, Bruno Silva, Vanderlan, Alanderson(Rogério Jacaré), Jussiê(Eduardo) e Gedson(Lucas).
A data, local e horário da grande final da competição será definida pela FNF ainda nesta semana. O Globo FC aguarda agora América-RN ou Santa Cruz de Natal que se enfrentam nesta quinta-feira, na definição de segunda vaga a final.

Detran amplia horário de agendamento do teste prático no Via Direta e Parnamirim
Atendendo a mais uma estratégia do Governo do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ampliou o atendimento aos usuários que desejam agendar o teste prático de direção veicular. O agendamento que antes era feito em horário reduzido foi ampliado tanto na Central do Cidadão do Shopping Via Direta, em Natal, como também na situada na cidade de Parnamirim.

Os usuários podem agendar o teste prático de direção veicular na unidade do Shopping Via Direta, às segundas e sábados das 9h às 14h30, e de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 20h, antes esse agendamento só era feito na parte da tarde. Em Parnamirim, o atendimento é realizado das 8 às 17h, de segunda à sexta.

Para realizar o agendamento, basta o usuário comparecer ao local de sua preferência de posse da carteira de identidade e CPF, agendar o horário e pagar a guia de compensação do serviço. O agendamento para a prova prática só é realizado após o aluno concluir toda a etapa do curso teórico ministrado pelo Centro de Formação de Condutor (CFC) de sua escolha.

“A ideia é ampliar o atendimento em todos os postos do Detran, facilitando a prestação do serviço para a população, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, avaliou o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara. Assessoria de Comunicação Detran/RN

CULTURA
Prefeito lança programa Banda nas Escolas

No último dia (19), o prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto esteve na Escola Municipal Madalena Antunes Pereira, acompanhado do secretário municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Clécio Júnior, e do coordenador da Banda de Música do município Sargento Santos (galego da Marinha) fazendo o lançamento do Programa Banda nas Escolas.
A Proposta da Gestão Municipal é de resgatar inicialmente nos alunos matriculados na rede municipal de ensino a dignidade do patriotismo a partir da educação. O civismo está sendo despertado através da participação da centenária e tradicional Banda de Música do município Tenente Djalma Ribeiro, que na oportunidade, entoa os Hinos de Ceará-Mirim e Nacional Brasileiro.
No pátio da escola, cerca de 300 estudantes do turno matutino, além de gestores, professores e funcionários, participaram do lançamento do projeto, ocasião em que cantaram os respectivos Hinos, aprendendo ou aperfeiçoando os mesmos, além de ouvirem quanto a importância dos os símbolos da pátria, a bandeira, o hino e o brasão.
Em seguida a Banda seguiu para a Escola Municipal Aberto Nicácio, onde foi conduzido o mesmo procedimento.
“Essa iniciativa nos emociona pela relevância cultural e histórica, é muito gratificante ver a aceitação, o interesse e a participação dos estudantes, ressalta o prefeito.
Segundo informaram o secretário Clécio Júnior e o coordenador da Banda (galego da Marinha), a pretensão do prefeito é de estender o projeto às escolas da rede estadual e escolas privadas.  As próximas escolas a receberem o projeto já estão com datas agendadas.
PROGRAMAÇÃO:
Sempre iniciando às 8h.
Segunda-feira 25 de setembro -  Escolas Municipais Adele de Oliveira e Julio Senna.
Quarta-feira 27 de setembro - Escolas Dr. Augusto Meira e Maria Antonieta.
Segunda-feira 02 de outubro - Mario Pinheiro.
 Diretoria de Comunicação Social

O ANTAGONISTA
O confisco dos aparelhos produtivos
A imprensa protesta contra o discurso do general Mourão, mas ninguém reclama quando o esquerdista Vladimir Saflate defende na Folha de S. Paulo “o confisco dos aparelhos produtivos e o esvaziamento do Legislativo e do Executivo em prol da democracia direta, ancorada em assembleias populares deliberativas”.
Leia um trecho de sua entrevista:
O senhor defende uma pauta radical para a esquerda: democracia direta, confisco de aparelhos produtivos, restrição do direito à propriedade privada. Tal plataforma teria chance de vitória nas eleições?
A esquerda cresceu onde radicalizou suas posições. Isso ocorreu recentemente no Reino Unido, na França (onde a esquerda mais radical quase passou ao segundo turno das eleições) e na Espanha. A política foi para os extremos -e mesmo em um país como o Brasil isto está claro. O problema é que apenas um dos extremos parece não ter medo de dizer seu nome.
Mas eu lembraria que, depois de abandonar a noção de revolução como orientação para as ações políticas, a esquerda renunciou até mesmo ao horizonte de reformas.
Por exemplo, nos governo petistas nunca houve uma discussão honesta a respeito de tributação de grandes fortunas, de lucros e dividendos, de limitação do tempo de trabalho (de 44 para 40 horas), de auditoria da dívida pública, ou seja, tópicos classicamente reformistas.
Sugiro que a esquerda pare de tentar impedir a autodestruição do capitalismo e lute por uma sociedade na qual a atividade humana não esteja submetida à condição de trabalho produtor de valor, na qual a propriedade não seja mais a representação única da liberdade e na qual “austeridade” é algo que se cobra das elites, não do povo.
O quarteto de 2018
Quem é que pode disputar com Jair Bolsonaro o voto anti-establishment?
O relatório da Eurasia cita os nomes de João Doria, Joaquim Barbosa e Luciano Huck.
De qualquer maneira, “a ascensão de Bolsonaro é um indicador claro de que ele está atingindo um descontentamento profundo do eleitorado, algo que não tende a se dissipar muito, mesmo se a economia se recuperar no ano que vem”.
O candidato militar
É esquisito que se fale em golpe militar.
Se uma alta patente se candidatasse em 2018, como fez o Marechal Lott, é capaz que fosse eleito no primeiro turno.

O ANDAR DE TEMER
 “Michel Temer tem um andar inteiro na Avenida Faria Lima.”
O MPF (Ministério Público Federal) emitiu um parecer favorável à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que um recurso em tramitação no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que pede a suspeição do juiz Sergio Moro n… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/09/20/mpf-da-parecer-favoravel-a-lula-em-recurso-que-pede-a-suspeicao-de-moro.htm?cmpid=copiaecolaO imóvel, de acordo com o depoimento prestado por Lúcio Funaro em 23 de agosto, foi comprado com dinheiro de propina.
Diz a reportagem de O Globo:
“O delator deu detalhes sobre como José Yunes lavaria dinheiro para Temer. Segundo ele, o amigo do presidente, ‘além de administrar, investia os valores ilícitos em sua incorporadora imobiliária’. Mais adiante disse que ‘não sabe se tais imóveis adquiridos por Michel Temer estão em nome de Michel, familiares ou fundos’, mas ‘sabe, por meio de Eduardo Cunha, que Michel Temer tem um andar inteiro na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo/SP, num prédio que tinha sido recém-inaugurado’”.
Subprocuradora tenta ajudar Lula (de novo)
A esgotosfera está em polvorosa com parecer da subprocuradora Áurea Pierre para que o STJ examine pedido de suspeição de Sérgio Moro protocolado pela defesa de Lula.
Áurea é a mesma que, em março, deu parecer favorável a recurso pelo arquivamento da ação do acervo presidencial do petista.
Naquela oportunidade, o ministro Felix Fischer rejeitou a opinião da subprocuradora. Ele deve fazer o mesmo agora.

Governo pode acabar com o horário de verão
A Casa Civil do governo federal estuda acabar com o horário de verão, informa O Globo.
A equipe envolvida nas discussões quer decidir sobre o tema nas próximas semanas, já que o próximo período do horário de verão –com relógios adiantados em uma hora– deve começar em outubro.
Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico e do Ministério de Minas e Energia avalia que o principal objetivo da medida, economizar energia elétrica, não está mais sendo atingido.
O horário de verão é adotado no Brasil sem interrupções desde 1985. Caberá a Michel Temer a decisão final sobre sua suspensão.

Associação de procuradores rebate críticas de Gilmar a Janot
Leia íntegra da nota da Associação Nacional dos Procuradores da República que rebate as críticas a Rodrigo Janot feitas por Gilmar Mendes na sessão de hoje no STF:
“A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público rechaçar, uma vez mais, os ataques claramente pessoais proferidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes na sessão desta quarta-feira, 20, em relação ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.
A avaliação jurídica de fatos por um magistrado é livre e base de sua função jurisdicional. Mas é estranho e espanta o país –mais uma vez– assistir a um juiz, a um ministro da Corte Suprema, usar o sagrado assento que ocupa, e suas prerrogativas, para tecer considerações pessoais, com expressões rudes e juízos definitivos sobre um cidadão, um membro de outra instituição, autoridade que sequer tinha ou caberia ter qualquer conduta sob escrutínio da Corte neste momento ou neste processo. Causa profunda espécie, e autoriza imaginar intenções políticas e pessoais, que um juiz, em simples questão de ordem, ultrapasse os limites da petição ou use palavras e raciocínios de tal agressividade, que sequer a defesa teceu. Trata-se, com a devida vênia, de um abuso de suas prerrogativas por parte de um membro do Poder Judiciário.
Com objetivo de criar o pano de fundo para críticas gratuitas e sem nexo jurídico a Janot, o ministro Gilmar Mendes tomou como verdades informações oriundas de gravações ainda sob investigação e declarações na imprensa de investigados sobre os quais manifesta a opinião de serem envolvidos com crime. Sorte para o país que os elementos mal costurados por Sua Excelência –com destaque para o áudio gravado entre denunciados Joesley Batista e Ricardo Saud– estão à luz de todos. Pois bem: seja na oitiva destes áudios, seja na avaliação de qualquer outro meio de prova citado pelo ministro Gilmar, não há elementos que permitam concluir sequer levemente que o então PGR Rodrigo Janot tinha ciência das atividades dos delatores ou de possível participação de irregular de um ex-membro de seu gabinete nas negociações. Muito ao contrário, o que parece muito claro haver é um esforço para se aproximar do então PGR, o que seria descabido e desnecessário se houvesse a cumplicidade já lançada (sem qualquer base) pelo ministro Gilmar Mendes.
Também irresponsável e lamentável de parte do ministro Gilmar foi tentar lançar na lama nomes de outros membros do MPF –o procurador da República Anselmo Lopes e o procurador regional da República Eduardo Pelella–, sem qualquer elemento para tanto. Não há nada que os desabone nos áudios citados nem lógica na conversa desconexa em que os delatores citam seus nomes.
Não precisa, de toda a forma, preocupar-se o ministro ou o país com falta de apuração, pois a situação já está sob investigação. E investigação não derivada da vontade ou de arroubos do ministro Gilmar, ou mesmo de ordem –por mais respeitável que seja– da presidente do Supremo, mas sim investigação determinada, antes do STF, pelo próprio MPF, como de fato cabível. O PGR Rodrigo Janot, de forma impessoal e transparente, assim que recebidos os elementos que demonstravam irregularidades, determinou a investigação, sem qualquer hesitação. O Ministério Público não tem compromisso com nada que não com a verdade e não teme qualquer luz.
A ANPR repudia qualquer ataque aos membros do Ministério Público Federal, em especial ao ex-procurador-geral da República que conduziu a instituição de forma exemplar nos últimos quatro anos, fazendo dela referência no combate à corrupção. Atacar um membro do Ministério Público Federal em razão do lídimo exercício da função é atacar a todos, e estão absolutamente enganados aqueles que, no STF, em outras instituições ou no país julgam que, por não estarem mais eventualmente na titularidade de alguma posição, estariam sozinhos e buscam atacá-los para enfraquecer a instituição ministerial. Todos os procuradores da República estão e estarão com eles.”

José Robalinho Cavalcanti, procurador regional da República e presidente da ANPR

Nenhum comentário: