quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SE CUIDANDO...

Dicas
Nutricionista reúne dicas para quem almeja o emagrecimento saudável
Alessandra Viana elencou, explicou e justificou as situações que precisam ser seguidas pelas pessoas que vislumbram a perda de peso da melhor forma possível: com saúde.

De acordo com os relatórios divulgados em janeiro deste ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge a 20% das pessoas adultas no país.
Pensando em melhorar a qualidade de vida dos seus leitores, o Agora Jornal conversou com a nutricionista Alessandra Viana e reuniu dicas para um processo de emagrecimento saudável. Em seis tópicos, ela elencou, explicou e justificou as medidas que precisam ser tomadas pelas pessoas que vislumbram o emagrecimento, principalmente da maneira mais correta possível: com saúde.
Confira abaixo:
Aumento do consumo de frutas
Para você alcançar o emagrecimento não é necessário fazer grandes sacrifícios. Infelizmente, as pessoas têm em mente que é algo difícil, restritivo e ruim, que tem que deixar de comer coisas que gosta, etc., mas não é bem assim. Se você começar com pequenos passos, você inevitavelmente vai atingir excelentes resultados. Aumentar o consumo de frutas e verduras é o primeiro passo deste processo. É o passo onde você vai conseguir obter mais nutrientes saudáveis como vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras, ou seja, opções pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais, além de fibras que vai lhe dar saciedade. No início da dieta, onde as pessoas querem diminuir a ingestão de alimentos, é ideal que se aumente a parte de frutas e verduras para não sentir tanta fome.
Priorize carboidratos de melhor qualidade
Hoje um mito muito comum é em relação aos carboidratos. As pessoas têm medo de comer carboidratos, sejam eles os refinados ou até mesmo os saudáveis como pão integral, batata-doce, macaxeira, etc. Infelizmente, hoje existe um medo muito grande e as pessoas acabam achando que para emagrecer é necessário se restringir os carboidratos ou cortá-los de forma drástica, o que não é verdade. Em suma, a pessoa precisa apenas priorizar os bons, que no caso são os carboidratos complexos, além de ter cuidado no consumo dos refinados, que são os açúcares em geral.
Aumente o consumo de proteínas durante o dia
Um grande erro para as pessoas que estão querendo emagrecer ocorre em relação as proteínas. A maioria, se a gente parar para analisar, têm uma dieta com pouquíssimas proteínas. Basicamente consumem no café da manhã e no almoço, sendo que o certo é que a gente tenha alimentação com proteína em todos os horários. A proteína magra (carne, frango, ovo, queijos, iogurtes) espalhadas em todas as refeições durante o dia é uma das coisas que mais fazem você ter sucesso no seu emagrecimento, até porque faz você ficar saciado ao longo do dia, evitando que volte a comer de maneira demasiada.
Leia os rótulos dos alimentos
Hoje a indústria engana muito o consumidor através dos rótulos, vendendo produtos com os dizeres “fit”, “light”, “diet”, “integral”. Na maioria das vezes, são propagandas enganosas. Se as pessoas não tiverem o hábito de ler os rótulos e saberem exatamente o que estão comprando e consumindo, vão acabar se saindo prejudicados, porque acham que está comendo algo saudável, só que na realidade não é. Elas compram um produto “light”, bem mais caro, sendo que se for comparar o mesmo produto com sua versão normal é possível perceber que são praticamente os mesmos ingredientes. Por isso é muito importante ler o rótulo, ver o que está comprando e comendo. Hoje em dia essa é uma das grandes armadilhas que a indústria tem para alavancar as vendas dos seus produtos. A dica principal para esse caso é consumir o máximo de alimentos que não tenham rótulos, ou seja, opções das mais naturais possíveis. As chances de erro são bem menores nesses casos.
Respeite sua fome
Infelizmente, hoje a gente ver que as pessoas não estão mais respeitando os sinais internos do seu corpo, respeitando a sua fome. Um grande mito atual do emagrecimento é a questão de comer de 3 em 3 horas. É uma grande invenção. A gente precisa comer quando se tem fome. Se você sentir sinal interno do seu corpo de sensação de fome, você precisa comer. Infelizmente hoje as pessoas não se importam mais com isso. Ao invés de você ficar preso a dietas, restrições, neuras, você precisa sentir mais os sinais do seu corpo, que é uma das coisas que mais funcionam num modelo de emagrecimento saudável. Claro que isso você não aprende do dia pra noite, é algo que requer prática e habilidade para poder começar a identificar esses sinais que o corpo dar. Quando a pessoa começar a diferenciar o que é fome e o que é vontade de comer, certamente ela vai ter um desempenho muito melhor na sua dieta.
Planejamento
Não adianta você saber o que tem que comer, ir no nutricionista, receber cardápio e acabar não colocando em prática. Você tem que planejar, tem que ir no supermercado, comprar suas frutas, verduras, ter todo um planejamento semanal para que você realmente consiga colocar tudo em prática.

Parceria?
“Preferência do PMDB para o governo é Carlos Eduardo”, diz Garibaldi
Em entrevista concedida ao Agora Jornal, senador afirmou que desejo é poder contar com o prefeito de Natal para 2018 e admitiu que deverá concorrer às eleições do ano que vem.

O senador Garibaldi Alves (PMDB) afirmou que o desejo de seu partido é poder contar com o atual prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) para o pleito de 2018. Muito embora ainda não tenha se lançado como pré-candidato ao governo, Carlos Eduardo tem seu nome ventilado nos bastidores para abandonar a prefeitura, deixando-a para Álvaro Dias (PMDB), e disputar, no ano que vem, o governo do Rio Grande do Norte. De acordo com Garibaldi, em exclusiva ao Agora Jornal, a escolha pelo prefeito se dá por sua “eficiência” como gestor – algo que, em sua visão, o estado necessita neste momento.
“A candidatura preferencial do nosso partido é o atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Ele deverá contar com o nosso apoio, porque ao longo dos anos têm se mostrado um administrador eficiente, e o Rio Grande do Norte precisa de um governante sério, inteligente, com espírito público e que tenha credibilidade junto à população”, avaliou o parlamentar.
Independentemente de Carlos Eduardo aceitar ser candidato ou não, o PMDB tem um projeto de reorganizar o Rio Grande do Norte. Garibaldi explicou que a intenção do partido é solucionar os problemas da segurança pública e regularizar o pagamento do funcionalismo – justamente os pontos da gestão de Robinson Faria (PSD) mais questionados por parte da população e da oposição. O senador crê que o estado precisa primeiro se estabilizar e superar a crise, para voltar a crescer.
“O projeto do PMDB para o Rio Grande do Norte passa pela reorganização do Estado. Em primeiro lugar, temos que solucionar a questão da segurança pública. A saúde pública também está no mesmo patamar das prioridades. A regularização do pagamento do funcionalismo público é outra questão emergencial. Também vamos propor uma união com as classes política e empresarial para que o estado retorne a gerar empregos. Enfim, lamentavelmente o Rio Grande do Norte precisa, inicialmente voltar, à normalidade para ter condições de obter novas conquistas”.
Acerca da crise na segurança pública, Garibaldi disse lamentar o agravamento em todo o país, e não apenas no Rio Grande do Norte. É no estado potiguar, contudo, que o senador vê “uma situação que chegou a um ponto insustentável”; ele relembrou as estatísticas de assassinatos no ano, que já ultrapassam 1.500 mortes, e do roubo de carros, que em 2017 passou dos 5 mil.
“As estatísticas atestam que chegamos ao fundo do poço. Desde a época em que eu era ministro da Previdência Social tenho tentado colaborar com o governo do estado na busca de soluções para o problema. Recordo que estive com a, então, governadora Rosalba Ciarlini (atual prefeita de Mossoró, pelo PP) para tratar com o ministro da Justiça da época, José Eduardo Cardoso, da situação do sistema carcerário potiguar. Depois, de volta ao Senado, ocupei a tribuna do Plenário diversas vezes para denunciar a gravidade da situação e cobrar do governo federal ações emergenciais”, disse.
Para combater a crise na segurança, por meio de melhora no efetivo policial e equipamentos utilizados por eles, Garibaldi Alves afirmou estar lutando continuamente para conseguir suporte em Brasília. “Também estive, junto com outros membros da bancada federal, em várias reuniões com ministros para solicitar o deslocamento de homens da Força Nacional de Segurança Pública e envio de armas e munições, entre outras medidas. Nesta semana mesmo estive junto com a bancada em reunião com o presidente Michel Temer. Ele comprometeu-se a aumentar o efetivo da Força Nacional no estado e encaminhar viaturas, armas, munições e coletes à prova de bala para o RN. Além disso, será realizado um estudo para a implantação de outras ações emergenciais. Vou continuar atuando junto ao governo até que a população do nosso estado possa recuperar o direito de ir e vir com tranquilidade e segurança”.
“Quero continuar honrando o voto do povo no Congresso”
Questionado se pretende, a exemplo do senador José Agripino (DEM), disputar uma reeleição no Senado Federal, Garibaldi confirmou que este é exatamente seu plano para 2018. Ele acredita que seu histórico defendendo os interesses do povo potiguar o credenciam para continuar em seu posto por mais oito anos.
“Minha intenção é colocar meu nome à disposição do PMDB e do eleitor para uma nova candidatura ao Senado Federal. Acredito que a minha vida pública me credencia a postular a reeleição. Minha expectativa é a de que o trabalho que venho desenvolvendo como homem público ao longo dos anos será mais uma vez reconhecido. Quero continuar honrando o voto do povo potiguar no Congresso Nacional”, declarou.
Além disso, o ânimo do senador em voltar a disputar o pleito foi motivado recentemente por um ranking divulgado no sitepoliticos.org.br (fundado por, dentre outros nomes, Fernando Henrique Cardoso e Gustavo Franco), que destacou os políticos da bancada federal que mais têm se destacado em Brasília. Garibaldi, que foi o terceiro melhor colocado na lista de parlamentares mais eficientes, celebrou o resultado.
“O ranking reforça mais ainda a minha disposição de representar o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. É sempre gratificante constatarmos que o nosso trabalho está sendo reconhecido e rende bons frutos. É bom ressaltar que o sitepolíticos.org.br não tem vinculação política nem ligação com entidades patronais ou sindicais. A página foi criada por dois administradores de empresas e conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas. Além disso, a atribuição da pontuação é feita por critérios objetivos. Tais características, na minha opinião, valorizam ainda mais seus levantamentos”, finalizou.
Os critérios usados pelo grupo são presença nas sessões, privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa.
DO BLOG: Na verdade a situação política nas hostes do ainda PMDB – há proposta para votar ser MDB, aqui pela taba RN, nome do Prefeito de Natal sempre foi ventilado à sucessão estadual. Mas, sempre foi preterido em face de outros interesses.

Carlos Eduardo já foi Prefeito da capital do Estado, em outros momentos, muitíssimo bem avaliado, o que não acontece agora. 
Em época de ‘vacas margas’(crise financeira) aquele nome que se tinha anteriormente de excelente gestor, não se ver mais.


Entretanto, a legenda peemedebista, a exemplo de outras no Estado, pelo formato político que perdura, um nome ALVES, mesmo com bastante desgaste, deva ser a saída para o grupo política liderado pelo o ex-ministro Henrique Alves. Sem renovação nos quadros partidários tradicionais, resta optar pelo continuísmo.   

Nenhum comentário: