segunda-feira, 10 de julho de 2017

Semana decisiva...

Até que a morte os separe
Em editorial, o Estadão critica as "descabidas declarações de Tasso Jereissati, flertando com um possível desembarque de seu partido do governo federal, como se os tucanos não estivessem umbilicalmente vinculados ao atual ocupante do Palácio do Planalto". Mais do que o compromisso do tucanato com o governo Temer, o jornal destaca a "disparidade de tratamento dado pelos tucanos a Michel Temer e ao presidente licenciado de seu partido, Aécio Neves, também alvo das denúncias do procurador-geral da República".
"Tal atitude indicaria que, se os membros do partido merecem uma completa indulgência, os estrangeiros dele não podem esperar senão uma apressada condenação. Ou seja, demonstrariam ao mundo que não têm palavra, não são confiáveis."
Temer e a imprevisibilidade
Sérgio Zveiter apresentará na CCJ hoje, às 14h30, seu relatório sobre a admissibilidade da denúncia contra Michel Temer. Embora o Palácio do Planalto e aliados concordem que o parecer será contrário a Temer, ninguém consegue prever o resultado da votação.
Ontem à noite, após uma reunião de quase cinco horas no Palácio do Planalto, líders da fase governista avaliaram que o Zveiter apresentará um "relatório duro", segundo O Globo.
Por isso, determinou a troca de integrantes da CCJ que estejam inclinados a votar contra o governo.
O fator Maia
Michel Temer depende de Rodrigo Maia para conseguir acelerar a tramitação da denúncia na Câmara e evitar um desgaste maior que acabe desmobilizando de vez sua base.
Temer quer que a denúncia seja votada antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18, mas Maia não garantiu que conseguirá cumprir o cronograma, segundo a Folha.
Na reunião de ontem, no Jaburu, o presidente da Câmara disse que a data da decisão final sobre a denúncia no plenário dependerá da tramitação na CCJ - o que levaria a conclusão do caso para agosto.
Ocorre que o peemedebista Rodrigo Pacheco, presidente da CCJ, decidiu ouvir os 132 titulares e suplentes da comissão, além de deputados e líderes. Dessa forma, os debates podem levar até 40 horas e Maia prometeu seguir o regimento interno e evitar manobras.
E as contas de Lula e Dilma, Janot?
Sonia Racy, do Estadão, publicou as seguintes notas neste domingo:
"A PGR de Rodrigo Janot deve estar para lá de atolada de trabalho. Desde a delação dos irmãos Batista, quando Joesley revelou que havia movimentado US$ 150 milhões em nome de Dilma e Lula para campanhas do PT, o MP suíço não recebeu qualquer pedido de informação da Procuradoria sobre o caso JBS."
"Essas contas foram fechadas após o banco Julius Baer informar aos administradores do dinheiro que não o manteria na instituição, segundo revelou Jamil Chade, do Estado, há mais de um mês. Desde então, o assunto, de acordo com os procuradores da Suíça, está empacado."
O próprio Estadão publicou entrevista com Janot no sábado, mas nenhuma pergunta foi feita sobre o assunto.
O fator PSDB
Com a troca dos integrantes da CCJ, o governo espera obter entre 39 e 41 votos na comissão para derrotar o parecer de Sérgio Zveiter, segundo a Folha.
Ainda que consiga uma vitória ali, o parecer depois vai a plenário - onde qualquer estimativa dependerá do posicionamento a ser adotado pelo PSDB sobre a permanência na base governista.

Ceará Mirim
PRESIDENTE DO PSD NA FM 87.9
Em estado de espírito diferente de quando se processava eleição da nova mesa diretora da câmara municipal de Ceará Mirim, para o biênio 2019/2020, que reelegeu o atual Presidente Ronaldo Venâncio(PV), ex-vereador e presidente municipal do PSD, Júlio César, concedeu entrevista à FM Vale Verde na manhã desta segunda feira.
Clima ameno, Júlio disse que não leva mágoa de ninguém e, os que ‘pensam em Ceará Mirim, tem como caminhar visando melhores dias’.
Também disse que não é da teoria ‘do quanto pior melhor’, que torce para que as coisas aconteçam da melhor maneira no Município.

O episódio da eleição da câmara municipal de Ceará Mirim, que teve eleição antecipada, partido do governador Robson Faria, perdeu cadeira que ocupa neste biênio. 

Nenhum comentário: