quarta-feira, 21 de junho de 2017

UNIFICAR PREÇO DE PASASGENS

Vereador quer unificar tarifas de transporte Natal-Parnamirim
Presidente da Câmara Municipal se pôs a favor de uma interligação do sistema de mobilidade entre as cidades da Região Metropolitana; parlamentar se queixou do preço alto da tarifa de Parnamirim em relação a Natal.

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Irani Guedes (PRB), deu prosseguimento à sua iniciativa de realizar audiência pública na Casa Legislativa para debater o transporte e a mobilidade municipal. Durante a discussão, Irani Guedes tratou da possibilidade de uma unificação de tarifas do transporte público de Parnamirim em relação a Natal. Segundo diz o presidente da Câmara de Parnamirim, é uma saída justa para satisfazer a população da cidade que reclama dos altos preços das passagens do transporte.
“Queremos unificar as tarifas, e eu acho justo. Parnamirim é uma cidade que fica a dez quilômetros de Natal. Se você sair daqui e descer em Ponta Negra, são cinco quilômetros. Nisso, o passageiro paga R$ 4,10. Em Natal, você sai de Ponta Negra a para zona Norte e gasta R$ 3,35, sendo que é uma distância quase duas ou três vezes maior. A população nos cobra para que lutemos por melhorias na mobilidade urbana da Região Metropolitana e no transporte público. É um grande problema, porque a passagem aumenta e não melhora o acesso aos ônibus, e nem melhora a situação para a população”, queixou-se Irani durante a audiência.
Presente na sessão, a secretária de Natal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, disse que o governo do Rio Grande do Norte precisa se unir aos municípios da Grande Natal para tornar possível a ambição da integração do transporte público nas cidades. Ela acredita que, hoje, não exista uma parceria forte neste sentido.
“Hoje em Natal temos um polo concentrado com todos os secretários em busca de uma solução. Percebe-se que não podemos mais trabalhar e planejar sozinhos, é preciso que seja um esforço integral. As linhas que saem de Parnamirim para Natal, e de São Gonçalo do Amarante para Natal, são gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ou seja, o estado. Hoje não existe essa integração entre o estado e o município, precisamos ver essa estrutura organizacional. Feito isso, vamos fazer o estudo das demandas e quilometragens para ver que caminhos seguiremos para atender a população”, declarou a secretária.
DO BLOG: Intensão que pode se tornar realidade entre os Municípios da Região Metropolitana de Natal. Presidentes das câmaras municipais de Ceará Mirim e Maxaranguape, Ronaldo Venâncio e Crizaldo Meira, respectivamente, estão engajados  nessa luta. 

Nenhum comentário: