sexta-feira, 16 de junho de 2017

ADEUS A ‘GUERREIRA’


      Deixa este plano para o outro a Professora, ex-deputada federal(Constituinte/1988), ex-Prefeita do Natal(três mandatos), ex-governadora(dois mandatos) e vereadora da capital do Estado, Wilma Maria de Faria. Registro esse momento de despedida por uma questão de reconhecimento pelo legado deixado de luta e de sua marca como gestora.
      Dos cargos políticos que ocupou, todos pelo voto popular, buscou atender as expectativas da sociedade. Sempre com Projetos de cunho social voltados para os mais necessitados. Exemplo disso, quando foi Secretária de Estado do Trabalho e Bem Estar Social, década de 1980.
     Pontuo, esse período, apenas para destacar uma de suas ações no vale do Ceará Mirim. Wilma foi a responsável pela transformação da Rua da Palha para o bairro Nova Descoberta. Dispensa mencionar as grandes obras pelo Estado a fora.
     Wilma leva consigo o título de ‘Guerreira’. Foi durante toda sua trajetória política uma mulher que enfrentou desafios. O contato com o povo em sua carreira fez com que as pessoas estivessem ao seu lado em várias eleições. De deputada constituinte, passando pela Prefeitura do Natal e pelo Governo do RN à vereança, Wilma dedicava-se as causas sociais que minimizassem a situação da população.
     Nem tudo foram flores na carreira política da política Wilma de Farias. Alguns percalços e transtornos teve que enfrentar, inclusive, na Justiça.
     Estive ao lado de Wilma em algumas campanhas eleitorais. A que mais me marcou, foi quando, pelo PSB disputou o Governo do Estado.  Quando em visita ao município de Maxaranguape, a acompanhei em visita e falamos ao público que, espontaneamente saiu às ruas para nos acompanhar(Não tinha uma grande liderança presente). Nesse dia, ao discursar junto a ela e ao povo de Maxarangauape, ouvi logo após meu discurso palavras de estímulo.
Campanha que poucas lideranças acreditavam que ela, ao deixar a Prefeitura do Natal para concorrer ao Governo do Estado, acreditava que seu nome passaria da ponte de Igapó. Dos poucos que acreditaram naquele desafio, fui um deles. A maioria, o povo, acreditou e deu a primeira vitória dela para o governadora. Entre vitórias e derrotas de sua carreira, contabiliza-se muito mais vitórias.

      Vai com Deus ‘Guerreira’, que ELE ti receberá em lugar merecido.   

Nenhum comentário: