quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Quarta feira...



CEARÁ-MIRIM

EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM E CMDCA REALIZAM "1º FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"
A Prefeitura de Ceará-Mirim e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, realizam o "1º Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente".
A solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira 14/08 a partir das 8h no auditório do CEU das Artes localizado no Conjunto Novos Tempos.
Além da Prefeitura, o evento conta com o apoio de vários órgãos governamentais, não-governamentais e da sociedade civil como: secretarias municipais de saúde, educação, assistência social, Gabinete Civil, Fundação de Cultura Nilo Pereira, Conselho Tutelar, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Instituto Ponte da Vida, Grupo de Escoteiros, além de escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.
O evento, objetiva apresentar um diagnóstico situacional da criança e do adolescente de Ceará-Mirim, e reunir informações sobre ações, programas e políticas públicas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.
"O objetivo desse projeto é melhorar de forma concreta a vida de cada criança e adolescente do nosso município, e é por isso que tivemos essa iniciativa. O prefeito Peixoto, através do seu gabinete civil, tem dado todo apoio para que possamos promover e buscar o desenvolvimento do município", destaca o professor Gerinaldo Moura, presidente do CMDCA, que convida toda a sociedade para prestigiar o evento.
A solenidade também vai contar com a participação de crianças e adolescentes e ouvidas suas reivindicações, como também, todos irão ouvir sobre a importância do selo Unicef, onde através dele, torna-se possível avaliar a qualidade das políticas públicas que são desenvolvidas no município.
De acordo com o prefeito Antônio Peixoto, outras iniciativas têm sido realizadas nesse sentido, como por exemplo, a criação da "Semana do Bebê", durante as atividades alusivas à Semana do Município, em julho último. "Estarei à disposição do CMDCA, e farei tudo o que estiver ao meu alcance, em defesa das nossas crianças e adolescentes. A conquista do selo Unicef é responsabilidade de todos nós", frisa o prefeito de Ceará-Mirim.
Ainda de acordo com o presidente do CMDCA, Gerinaldo Moura, a construção do diagnóstico da criança e do adolescente, é realizada com base em sete objetivos do selo Unicef.
São eles:
01 - Reduzir a mortalidade infantil.
02 - Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica na idade certa, com sucesso na aprendizagem.
03 - Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/Aids entre adolescentes.
04 - Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes.
05 - Adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais.
06 - Todas as comunidades do município com acesso à informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes.
07 - Todas as crianças e adolescentes com oportunidade de acesso ao esporte educacional, seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades.

PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA


ONG AMOR-EXIGENTE VAI OFERECER CAPACITAÇÃO PARA FAMILIARES DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM CEARÁ-MIRIM
A partir do próximo mês de setembro, familiares de pessoas com dependência química, irão participar de uma capacitação sobre prevenção e qualidade de vida, ministrada pela Organização Não-Governamental Amor-Exigente, em Ceará-Mirim.
De acordo com a coordenadora do projeto no município, Dona Lourdinha Ferreira, as inscrições estarão abertas no período de 20/08 a 08/09, de segunda à sexta-feira na Secretaria Municipal de Assistência Social-Semtas e também do CAPS, no horário compreendido entre 8h e 14h.
Segundo dona Lourdinha, serão 15 semanas de capacitação, tendo seu início previsto para o dia 10  de setembro em solenidade a partir das 9h no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural, com a presença do prefeito Antônio Peixoto.
O objetivo da ação visa trabalhar temas com enfoque na prevenção através de uma abordagem educativa, levando os participantes a refletirem sobre como lidar com situações envolvendo pessoas vulnerabilizadas pelas drogas, álcool e violência.
Assim como o Amor-Exigente, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, também vem trabalhando propostas baseadas na qualidade de vida. E essa capacitação vem suprir uma necessidade quando o assunto é comportamento.
"Essa capacitação será de grande importância porque proporcionará ao público alvo, um conhecimento diferenciado sobre como lidar com situações que muitas vezes encontramos no nosso dia-adia. Nós estamos preocupados não só com as nossas vidas, mas também com aquelas que cuidamos, e para isso temos recebido o apoio irrestrito do prefeito Peixoto e da primeira dama do município, Ozeny Fernandes", destaca dona Lourdinha Ferreira.
AMOR-EXIGENTE
O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Há mais de 26 anos, o Amor-Exigente atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos.
EM CEARÁ-MIRIM
Em Ceará-Mirim, o Amor-Exigente já conta com quatro grupos formalizados.
O primeiro em Massaranduba, que atende em média 22 famílias.
Um segundo no distrito de Rio dos Índios, 15 famílias em média.
O terceiro, no bairro Nova Descoberta com atendimento médio entre 12 e 14 famílias.
E o quarto grupo, na ACDVALE, com 30 famílias em média sendo atendidas.
Além disso, cerca de 15 famílias são atendidas na unidade do CAPS, e um grupo de 25 funcionários do município já está sendo capacitado para conduzir a abertura de novos grupos em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social do município.
O prefeito Antônio Peixoto, se comprometeu em continuar oferecendo total apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Amor-Exigente, principalmente por se tratar de um movimento sem rótulos partidários ou religiosos, mas que tem esse objetivo de ajudar às famílias a se relacionarem melhor.
Já a secretária de assistência social, Ozeny Fernandes, reforça a necessidade de unir forças para ajudar a prevenir o uso de drogas, viabilizando políticas públicas para se trabalhar efetivamente e ainda melhor.
Ela revela sua preocupação em valorizar as famílias cearamirinenses, investindo em diversos projetos.
Ozeny também disse, que não quer que Peixoto seja lembrado apenas como um prefeito que entrega casas, mas como um prefeito que também ajuda a estruturar os lares, a dar qualidade de vida, e que trabalha com prevenção.
E dentro desse contexto, há mais de 1.500 adolescentes e crianças sendo atendidas pelos programas sociais da Secretaria de Assistência Social de Ceará-Mirim.

Cordialmente,
Prefeitura de Ceará-Mirim

Secretaria Municipal de Gabinete Civil

Diretoria de Comunicação Social

Jorge Moreira

3274-2557 / 9139-7320

jorgemoreira2008@hotmail.com

GLOBO SUB 13 FEZ JOGO INTERNACIONAL
 FOTOS: Canindé Pereira

 Em seu primeiro jogo internacional, o grupo Sub-13 do Globo recebeu, na tarde da última segunda-feira (11), a equipe do Barnes Eagles, da Inglaterra. O time comandado pelos professores Adriano Galdino e Henrique Siqueira bateu os "encarnados ingleses" - que contou com 'reforços brasileiros - por 2 a 1 de virada e fez a festa dos pais que se fizeram presentes ao estádio Barrettão. O embate também foi acompanhado de perto pelo presidente Marconi Barretto que exaltou o trabalho feito pela sua comissão técnica e garantiu mais eventos internacionais no Complexo Barrettão.

- Admito que me surpreendi com o que vi hoje (ontem) aqui. Apesar de ser o primeiro jogo, notei um time muito bem posicionado em campo e com belíssimos valores individuais. E não é só isso. Também notei que a educação desses garotos é levada a sério, deveriam, até, ser tomados como exemplo por uns e outros. É a segunda vez que o Barrettão recebe uma partida internacional e não será a última. Faremos mais amistosos nos próximos meses com ouras categorias e, quem sabe, com o profissional - afirmou.

Durante a partida, três atletas tricolores chamaram a atenção da comissão inglesa que demonstrou interesse em voltar para avaliá-los melhor. As equipes Sub-11, Sub-13 e Sub-15 treinam aos domingos no CT da Águia a partir das 7h da manhã e as inscrições podem ser feitas no local com o supervisor Rafael Varela.

Mansão de Carla Ubarana vai a leilão
Maria Emília Tavares e Pedro Andrade
Subeditora Online e repórter

A mansão a beira-mar, em Baía Formosa, pertencente a ex-chefe do setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Carla Ubarana, será leiloada nos próximos meses. A venda do imóvel, faz parte de uma série de leilões dos bens apreendidos de Ubarana e do seu marido, George Leal, determinada pelo juiz José Armando Ponte, para ressarcir o prejuízo de R$ 14.122.740,33 na Divisão de Precatórios do TJRNFonte: TN

Campos defende passe livre na TV
São Paulo (AE) - O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, disse ontem, em entrevista ao Jornal Nacional, não ver contradição entre apresentar projetos populares, como educação em tempo integral e passe livre estudantil, e o controle da inflação. “A inflação não pode ser combatida só com taxa de juros”, disse o candidato ao argumentar que, se eleito, fará uma política macroeconômica responsável e colocará a inflação no centro da meta, de 4,5%, em quatro anos. Fonte: TN

Sinaln de alerta!!!

Garibaldi Alves reconhece estagnação de Henrique, mas espera crescimento natural

 
Líder do PMDB afirma que apoios de lideranças ainda vão chegar ao eleitorado no interior do RN

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), reconheceu que a quantidade de apoios anunciados recentemente ao candidato do PMDB ao governo do Estado, Henrique Eduardo Alves, ainda não se traduziu em melhoria dos índices de voto do peemedebista nas pesquisas. As primeiras pesquisas, realizadas em junho, identificaram uma diferença de 15 pontos de vantagem de Henrique sobre o segundo colocado, Robinson Faria (PSD). Em julho e agosto, os índices mantiveram-se os mesmos. Pesquisa GPP realizada em junho trouxe empate técnico entre os dois candidatos. Uma segunda pesquisa GPP, em agosto, manteve o empate entre os postulantes.
“Tenho dito que isso aí só pode avaliado um pouco depois, porque as pessoas, algumas delas pelo menos, ou parte delas, são lideranças que não apoiavam Henrique e por isso mesmo não tiveram ainda condição de levar ao eleitorado a sua nova posição. Não se pode exigir que esse quadro seja modificado assim tão radicalmente. É isso que está acontecendo, há uma maturação. Lideranças anunciam, mas isso não é prego batido e ponta virada, não tem efeito imediato. Tem que haver amadurecimento”, declarou Garibaldi.
Sobre a campanha de Henrique, Garibaldi disse achar que está caminhando bem. “Estou achando que está caminhando bem, pelo que vi no sábado e domingo quando eu o acompanhei tanto no Agreste como no Potengi, só no Agreste foram nove municípios, Potengi quatro, e dá bem uma amostra daquela região. Em Natal também quando eu posso, estou presente e a campanha vai muito bem. A pregação de Henrique está muito bem assimilada. Ele está fazendo questão de dizer que vai manter a campanha em torno de propostas, sem derivar para radicalismo”, frisou. Fonte: JH
DO BLOG: Impressão que esse é primeiro sinal que candidatura do candidato peemedebista Henrique Alves, também chamada candidatura do ‘acordão’, dá sinais de preocupação e patinação rumo a substituir a governadora Rosalba. Bom lembrar que, Henrique nunca venceu uma eleição majoritária das que disputou no Estado. Esperar a campanha começar na mídia eletrônica.

Desembargador é contra censura e nega pedido de João Maia contra jornalistas

 
“Em nenhum momento ocorreu qualquer violação à Constituição referente ao jornalismo, estando os apelados amparados pela liberdade de pensamento, expressão e informação” Trecho da sentença judicial

A apelação cível do deputado federal João Maia (PR) contra o jornalista Túlio Lemos, editor de Política e colunista de O Jornal de Hoje, não prosperou no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Decisão do juiz relator Dilermando Mota foi pelo arquivamento do recurso. Alegando Lei de Imprensa, João Maia pedia à Justiça indenização por danos morais, mas o magistrado entendeu não ser aplicado ao caso, haja vista a notícia questionada pelo deputado ser “meramente jornalística”.
Ressaltando a liberdade de expressão e o interesse social sobre o tema abordado na reportagem, Dilermando decidiu pela inocorrência de ofensa à honra e à moral alegadas por João Maia. Na apelação, João Maia recorre de sentença anterior, do juiz de direito da 7ª Vara Criminal de Natal, que já havia entendido não se tratar de caso de indenização por dano moral.
Além de Túlio, João Maia atacava, solidariamente, o diretor-editor de O Jornal de Hoje, jornalista Marcos Aurélio de Sá, por ser dono do veículo que trouxe a notícia de que o parlamentar havia participado de negociação com empresários do ramo de transporte público de Natal.
Na apelação, João Maia alega que, através de matéria publicada no O Jornal de Hoje, edição do dia 12 de novembro de 2010, teve sua honra atacada, porque a matéria atribuía a ele “conduta de negociar com empresários do ramo do transporte público em Natal o pagamento de dívidas de campanha do Partido da República, ao qual é filiado, em troca de reajuste do valor da tarifa de transporte na capital potiguar”.
Ao analisar a questão, o desembargador Dilermando Mota disse ter observado existirem nos autos diversas matérias jornalísticas do mesmo cunho que a publicada em O Jornal de Hoje, citando, nominalmente, a Tribuna do Norte, que, em sua primeira página, deu destaque ao assunto, tendo o jornal afirmado que a então prefeita de Natal, Micarla de Sousa, exonerou o então secretário da Semob, Renato Fernandes, membro do PR, legenda de João Maia.
No mesmo jornal (Tribuna do Norte), constava outra notícia, apresentando esclarecimentos sobre o eventual reajuste das tarifas de ônibus e a exoneração de Renato Fernandes. Outro veículo, segundo Dilermando Mota, o Novo Jornal, também apresentou matéria com o título: “Secretário cai e passagem não sobe”. O Diário de Natal, em atividade à época, também registrou o fato, segundo o magistrado, noticiando que “Micarla desautoriza o aumento”.
“Diante dessas notícias que circulavam pela cidade, durante o mesmo período, é possível concluir que se tratava de um fato público e notório, hábil de ser divulgado pelos veículos de comunicação, exercendo a premissa básica de sua atividade, qual seja, a liberdade de expressão e trazer a público fatos inerentes da coletividade”, conclui Dilermando. Fonte: JH




FORÇA DESPROPORCIONAL...

De Pureza chega a informação que o Sargento Marcelino ‘despejou’ de uma casa fechada há pelo menos 6 meses, uma jovem senhora que ocupou a mesma com dois filhos para se abrigar. A senhora já havia recebido promessa da Prefeitura de ter a sua casa própria. Depois de ter deixado uma escola onde passou uns dias, recebeu até pagamento de aluguel, Josilene estava sem onde morar. Interessante que a ação do Sargento foi quase às 23:00 horas se estendendo, segundo as informações, a meia noite. Tudo sem mandado judicial de despejo. Tudo se deu após chegada do proprietário da casa que mora em outra localidade ter chegado e acionado a Polícia. Tem inclusive, um vídeo gravado sobre ação que já foi entregue ao Ministério Público, segundo a mesma fonte. Tentamos algumas ligações no numero 9167-0865 para maiores informações mas não fomos atendidos.

FAZ SENTIDO

Pelas ruas e praças de Ceará Mirim, segundo Luciano Sobral, a passagem de carros de som com propaganda política de candidatos, tem servido de aborrecimento e gozação por parte da população. Olha, ficar indiferente ao processo eleitoral não faz bem a democracia. Para ser justo, tem alguns carros de som com as mensagens dentro dos decibéis permitidos, faça-se justiça. Esses parecem que irão receber mais atenção do eleitor, pelo menos estão dentro do padrão audível.  

QUEM SERÁ?

Por Maxaranguape que grupo da prefeita Maria Ivoneide – PSDB está esperando algumas definições para anunciar quem receberá seu apoio para deputado estadual. Henrique Alves, Walter Alves e Wilma de Faria; governo, federal e Senado, respectivamente, estão confirmados. Com cassação do registro de candidatura do ex-prefeito Amaro Alves, grupo liderado por Neidinha anunciará o estadual em breve. Segundo um observador da cena política da Árvore do Amor, caso o apoio do grupo não for para a reeleição do deputado George Soares - PR será considerado uma traição o grupo.   

AE VOTA OU NÃO VOTA?
Dúvidas, muitas dúvidas e certa confusão na ‘cabecinha’ com essa história do ocupante do Solar Antunes ter liberado seus aliados políticos a votar em quem quiser para o Senado. Prefeito Antônio Peixoto – PR, que havia dito e, parece continuar dizendo que ainda vota em Fátima para o Senado, mudou um pouco o discurso. Ficou, digamos, flexível, maleável para não desagradar seu ‘chefe’ político João Maia candidato a vice de Henrique na chapa do ‘acordão’. Com reunião ‘caseira’ onde a candidata de João Maia ao Senado, Wilma de Faria – PSB marcou presença, discurso AP, segundo alguns dos presentes, começou a mudar. Hummmmm!!! Palavra empenhada deve ser palavra cumprida.

GENTE FALANDO DEMAIS
Agnelo Alves, será o estadual?
Expectativa no verde vale é quanto e quando o ex-senador Geraldo Melo fará sua reunião entre seus amigos e correligionários com Henrique Alves e seus candidatos a estadual e federal. Ninguém subestime o ‘Baixinho’. Dizer que GM não tem onde fazer e nem com quem contar para organizada uma reunião, é falar demais. Vamos aguardar esse dia. Esperamos que seja em local público para que a imprensa possa ter acesso.


EXPECTATIVA GRANDE
Quem também deve promover nesses dias reunião igualmente em Ceará Mirim é Dr. Marcílio Dantas - PROS. Marcílio deverá fazer, só que em local público não em privado, para que a imprensa possa registrar encontro. Se vai ser no Ipiranga onde costuma realizar seus encontros ou em outro local, expectativa também é muito grande para se saber quem será seus candidatos a Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado. Claro que muitos já sabem, todavia, reuniões como estas mostra o poder de ‘fogo’ da liderança.


RECIPROCIDADE E INJUSTIÇA
Por Rio do Fogo a história é que o senador José Agripino – DEM está ‘chateadíssimo’ com o grupo do ex e atual Prefeito Túlio e Laerte Paiva, respectivamente. Ambos anunciaram e articularam apoios a candidatura de Abraão Linconh para federal em detrimento a de Felipe Maia candidato a reeleição, filho do Senador. Segundo uma fonte, caso o grupo de Túlio e Laerte volte seu apoio a Felipe, o grau de confiança do Senador nos dois jamais será o mesmo. Caramba!!! Bom lembrar que, quando Túlio esteve em maus lençóis quem lhe deu todo apoio foi exatamente o senador José Agripino. É, amigos, política tem dessas coisas.

 

Nenhum comentário: