quinta-feira, 12 de setembro de 2013

No momento...



PREFEITA X VEREADOR...
Disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores em Pureza promete ser acirrada. Sem acordo entre o grupo do vereador Gerson dos Santos, primeiro mandato, e o da prefeita Maria do Sindicato, os mais de 100 filiados decidirão voto a voto em novembro quem será o próximo Presidente da legenda da Presidenta Dilma Rousseff. Segundo o zum zum zum na cidade das águas cristalinas, a prefeita estaria bastante chateada com seu ‘pupilo’, vereador Gerson, alegando inclusive, que toda sua família teria votado no edil do PT. Esse fato tem causado sérias ciumeiras entre os partidários da prefeita que concorreram à eleição ano passado. Pelo jeito, eleição para presidência do diretório do PT em Pureza terá outros capítulos até o dia D. um irmão da prefeita é o candidato do grupo majoritário.


VEREADOR X PREFEITA...
Em relação a eleição para Nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pureza, mais disputa. Grupo liderado pela ala da prefeita também enfrentará candidato apoiado pelo vereador Gerson. Hum, parece que o edil vai mesmo enfrentar a chefe do executivo até na eleição do sindicato. Vive a democracia! Para alguns purezenses filiados a legenda do ex-presidente Lula, o PT local só tem a crescer com essa disputa interna. Aliás, essa tem sido a prática democrática do partido em todos os níveis. Lembram-se da filiação da ex-vereadora Dra. Leonor, Ceará Mirim, que o seu pedido de filiação ainda ainda não está deferida, segundo uma fonte!


BR 406, FICARÁ NO SONHO?
Cresce o ritmo de trabalho na duplicação da BR 406. São mais de três placas publicitárias indicando que a obra é do Governo do Estado. Via Metropolitana de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.  Mesmo com o disse Dr. Gláucio Tavares, vamos lembrar: É lamentável que por ausência de força política, a duplicação da BR 406 não chegue a nossa cidade, apesar da extrema necessidade.
Bem, como teremos eleições para deputado estadual e federal daqui a um ano, bem como para Governo do Estado, Senado da República e Presidenta da República, acredita-se que, os que já foram votados na eleição de 2010 cumpram sua palavra empenhada naquela eleição. Se não fizerem a duplicação até Ceará Mirim, agora, já, impressão que de volta a cidade dos verdes canaviais para pedir voto outra vez, muitas portas poderão ser batidas. Apenas ‘crema’ em trechos da BR não resolve o problema.


QUEM FALARÁ...
Barco Vapor Velho, do empresário Zezé...
Expectativa para quem fará balanço dos nove meses de ‘gestão’ do prefeito Laerte Paiva – DEM, Rio do Fogo. Há um dito popular que diz: “Onde há fumaça há fogo”. Oposição prepara discurso para no máximo mês de outubro, dizer se houve mudanças, avanços ou o município continua a mesma. A gestão anterior, segundo uma fonte, deixou as contas em ordem e sanadas. Na opinião da fonte, a gestão do ex-prefeito Egídio Dantas – PMDB foi mais técnica que política, enquanto a atual tem pautado pelo critério político. Fato é que, com o aumento de arrecadação do ICMS pela prefeitura, a mesma fonte diz que recursos não faltam, pode faltar planejamento para sua aplicação.


SOLAR ANTUNES...
Ainda corre a boca pequena, nos bastidores, que a viagem do prefeito Antônio Peixoto – PR ao exterior sem passar o governo ao vice José Praxedes deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Mesmo dentro da legalidade, a legislação municipal permite ausência do chefe do executivo até 15 dias ausente do município, pessoas pelas ruas se perguntam se está tudo bem entre titular e reserva do Solar Antunes. O que você acha? Está tudo bem mesmo? Se estiver, por que não foi usado o critério da boa relação? Bem, todo mundo sabe que todo mundo sabe que, num passado recente esse tipo de substituição temporária deu muita dor de cabeça ao titular quando de seu regresso.  Pelo visto...


SEIS...
Próximo domingo, 15, as 17:00 horas, no Ginásio de Esportes Aderson Eloy, abertura do V Jogos Internos do Sistema Educacional Interagindo com o Saber. Tema dos jogos: “Esporte: Ciências, Cultura e Tecnologia”. Serão homenageados vários ex-atletas de Ceará Mirim. a direção conta com a presença de todos.


MELHOROU UM POUCO...
Depois do prazo estipulado para conserto no calçadão da praia de Muriú, nesta quinta feira reportagem da InterTV Cabugi voltou à Muriú para conferir se promessa havia sido cumprida. A via foi desobstruída com barro e areia, sendo nova promessa feita pelo Secretário Lindor para janeiro tudo ficar pronto. Moradores aprovaram o paliativo acreditando que, em janeiro, tudo fique ‘como antes no Quartel de Abrante’.


JUSTIÇA NA PRAÇA...
Amanhã, sexta feira, 13, projeto Justiça na Praça, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, estará pela primeira vez na cidade de Maxaranguape. Parceria entre o TJ/RN e a Prefeitura Municipal proporcionará várias ações em favor da população que terá: casamento coletivo, são mais de 100 solicitados; atendimento jurídico, 2ª via de Certidão de Nascimento, RG, CPF, além de, apresentações culturais por alunos da rede municipal de ensino.  

CEARÁ-MIRIM
 TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
DER RETOMA ESTUDOS PARA REESTRUTURAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO INTERMUNICIPAL ENTRE AS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Antônio Peixoto, Jeorge Ferreira, representa Ceará-Mirim no encontro do último dia 10 de setembro no DER
Alvo de várias críticas por parte de alguns setores da sociedade, em função do processo de reestruturação do sistema de transporte intermunicipal, o DER retoma os estudos para melhorar os serviços prestados em todos os municípios da Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de garantir e ampliar a acessibilidade e mobilidade da população com qualidade e tarifas justas.
Dentro desse contexto, um difícil caminho tem sido trilhado desde o ano de 2005, e agora o DER retoma os estudos, e realizou uma reunião na última terça-feira 10/09, em sua sede, com representantes dos municípios da RMN, com o tema: "Reestruturação da Rede de Transporte Público Intermunicipal".
O município de Ceará-Mirim foi representando no encontro pelo Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Antônio Peixoto, Jeorge Ferreira, que considerou bastante positiva, a intenção do DER em resolver os problemas relacionados ao transporte intermunicipal que afligem milhares de passageiros usuários do sistema.
É neste cenário que o DER, com o apoio das prefeituras da RMN, está elaborando um novo estudo básico para a melhoria do sistema de transporte intermunicipal de passageiros, que de um lado está acobertado pela Legislação e é cobrado por instituições como o Ministério Público, de outro, combatido em prol de interesses empresariais para a manutenção do modelo atual.
"O projeto é importante porque vai nos proporcionar redução do tempo de viagem, mais conforto e, principalmente, tarifas mais justas", disse o assessor especial Jeorge Ferreira.
 
NOVOS MERCADOS
Com a implantação de um novo sistema de transporte público intermunicipal na Região Metropolitana de Natal, a abertura dos novos serviços provocam uma série de novos investimentos municipalizados dentro da RMN, como por exemplo, a geração de empregos é uma consequência concreta.
Por outro lado, o mercado municipal também será ampliado, acabando-se com práticas indevidas. E isso será possível, a partir da implantação de um novo serviço no transporte intermunicipal, mesmo sabendo que a mudança gera polêmicas e exige procedimentos burocráticos bastante rígidos para assegurar a transparência da gestão e a operação do sistema.
 
ENTENDA A SITUAÇÃO
No período compreendido entre os anos de 2005 a 2008, foi realizado o 1º Plano de Reestruturação com uma pesquisa em 8 mil residências na Região Metropolitana: conhecimento da mobilidade das pessoas; circulação de veículos (ônibus, trem, mototaxi, taxi) e seus fluxos e estudo sobre rede única de transporte metropolitano.
Em 2009, uma nova pesquisa, no entanto, não houve possibilidade de implantação da rede metropolitana por questões técnicas, políticas e institucionais, e o DER passa a tratar o trânsito/transporte de forma isolada por município.
Já em 2010, foi realizado estudo sobre: regularização do transporte em todo o Estado, transporte metropolitano, suporte técnico para criação da rede metropolitana, verificação das condições do transporte dentro dos municípios da região metropolitana e viabilização da criação do órgão metropolitano de transporte.
E agora em 2013, um novo estudo contratado para reestruturar o transporte público da região metropolitana de Natal, inclusive com atualização de dados como: nº de veículos, quantidade de pessoas transportadas, quantidade de linhas atendidas, etc.
 
REALIDADE ATUAL DO TRANSPORTE METROPOLITANO
Há uma exigência do Ministério Público para que os municípios realizem licitações para concessão dos serviços de transporte público; fechamento de várias empresas de transporte intermunicipal; providências em relação ao número de transporte clandestino; linhas concedidas pelo DER que se tornaram inviáveis, estão sendo locadas à particulares; necessidade de um novo código de infrações.
E mais, falta de investimento por parte das empresas concessionárias em gestões pessoal e tecnológica; antigos concessionários acreditam que a concessão seria por tempo indeterminado; sobreposição das concessões feitas pelo DER e as feitas pelos municípios; pressão de entidades/empresas privadas para boicotar a regulamentação do setor pelo poder público; DER não dispõe de condições para a manutenção da infraestrutura rodoviária, tampouco de fiscalização.
 
AS SOLUÇÕES PARA REESTRUTURAR O SISTEMA DO TRANSPORTE METROPOLITANO
- Integração Interbairros x Intermunicipal com tarifa única;
- Plano Diretor de Transporte Público Metropolitano;
- Promover as licitações das concessões;
- Estruturação e implementação do Consórcio Público de Transporte Metropolitano;
- Aumento da fiscalização do transporte clandestino;
- Aumento dos investimentos em infraestrutura rodoviária;
- Investimento em transporte de massas: trem, metrô, VLT, etc;
- Audiências Públicas nos municípios da Região Metropolitana de Natal.
-----
Cordialmente,
Jorge Moreira
Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2557 / 9139-7320
E-mails:
jorgemoreira2008@hotmail.com
 

Nenhum comentário: