terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vivas...

TUDO OUTRA VEZ...
Esta terça feira, 26, me remete ao início da história que jamais esquecerei os 33 anos de casado com Joana D’arc minha musa inspiradora. 33 anos de superação de barreiras e obstáculos, mas, também de muitos momentos felizes ao longo desses anos. Não teria palavras para dizer de minha alegria e satisfação em ter encontrado alguém que pudesse construir uma vida a dois tão intensa.
O nascer diário do sol é o nosso renascer permanente...

Só me resta agradecer a Deus por ter colocado D’arc em meu caminho!! Os frutos dessa união Ilanne, Iran Junior, Irajanne e Igor são os motores e a energia propulsora para vivermos mais quantos anos Nossa Pai Criador permitir. D’arc, ti amo!

CEARÁ-MIRIM
 
EDUCADORES PARTICIPAM DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013
 
 
A Prefeitura de Ceará-Mirim, realizou na manhã desta terça-feira 26/02 a abertura da Semana Pedagógica 2013 com o tema "Responsabilidade Social com a Aprendizagem dos Educandos".
Os encontros prosseguem até a próxima sexta-feira 1º de março com todos os profissionais da educação entre professores, educadores, gestores, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade aconteceu no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural com a participação de gestores, supervisores e técnicos da SEME.
O prefeito Antônio Peixoto-PR, não participou da solenidade de abertura porque ficou impossibilitado de chegar ao local devido a interdição da BR-406 pelo Movimentos do Trabalhadores Sem Terra-MST, nesta terça-feira.
Na mesma situação também ficaram o promotor Ivanaldo Soares da Silva Júnior, que havia confirmado presença ao evento e a doutoranda da UNDIME Rute Regis Oliveira da Silva que iria proferir palestra focando a temática: "A Cultura Organizacional da Escola e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem".
Além da secretária de educação Ângela Aquino, participaram ainda da solenidade, os vereadores Renato Martins-DEM (presidente da Câmra); Luciano Morais-PR (Líder do governo na Câmara); Marcos Túlio-PTB; Franklin Marinho Júnior-DEM; a secretária de administração do município Glauciane Tavares; a controladora Fátima Alves; além de outros auxiliares do governo.
Durante a solenidade de abertura, a secretária Ângela Aquino, destacou a importância do tema da jornada, ressaltando que durante esses dias os profissionais terão novas experiências que irão contribuir no desenvolvimento do trabalho de cada um deles.
Ângela também destacou a importância de se trabalhar coletivamente para que se possa atingir o mesmo objetivo - garantir o direito de aprender - esquecendo cores partidárias. "Quem tem a ganhar com isso são vocês e, principalmente os nossos alunos. As dificuldades vão sempre existir, mas a gente não pode mudar as coisas de uma hora para outra", enfatiza a secretária Ângela.
Ela finalizou seu pronunciamento dizendo que todos precisam dar o melhor de si, porque a educação é fundamental e todos devem fazer o que se precisa fazer. "Individualmente não chegaremos a lugar nenhum", diz. 
Líder do governo na Câmara, o vereador Luciano Morais, que representou o prefeito Antônio Peixoto na solenidade, destacou a importância dos profissionais da educação, que o encontro é de fundamental importância porque traz novas reflexões que vão refletir no processo pedagógico. "Vocês têm uma responsabilidade imensa, que é dar continuidade ao trabalho que este governo vem realizando em prol da educação do nosso município. Educação, que é exemplo para todas as outras cidades da região", diz o líder do governo.
Já o vereador Renato Martins-DEM, presidente da Câmara, destacou o papel social da escola e dos educadores, enaltecendo também o planejamento como forma estratégica, com novas visões que ajudam o trabalho do professor em sala de aula. "Esse trabalho que vem sendo desenvolvido é muito importante, principalmente para os alunos. Num encontro, que traz resultados positivos e mais ousados, uma vez que os desafios estão lá fora, e todos sabem de suas responsabilidades", destaca o presidente da Câmara, Renato Martins.
O primeiro dia da Jornada Pedegógica foi encerrado com a apresentação do Canto Coral "Mais Educação" formado por jovens e adolescentes da Escola Municipal Adele de Oliveira.
 
META
 
A Jornada Pedagógica estabelece como meta principal para o biênio 2013/2014, o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a implantação de políticas de alfabetização na idade certa e, consequentemente, a elevação dos índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino.
O evento também destaca a valorização do professor como meta para a melhoria da qualidade do ensino no município, com esforço para tornar a escola um ambiente para formação da cidadania.
A Semana Pedagógica é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e também para os educadores dialogarem sobre suas práticas cotidianas orientadas pelo pensamento coletivo e, assim, planejar o ano letivo.
As expectativas apontam para que esse momento seja o início de uma caminhada coletiva - poder público e escola - e, de um processo de cogestão de responsabilidade onde todos estejam envolvidos, buscando fazer com que a escola cumpra o seu papel essencial que é o de garantir o direito de aprender.
 
OS PRÓXIMOS DIAS
 A programação da Semana Pedagógica 2013, prossegue nesta quarta-feira 27/02 com quatro palestras por segmento de ensino e suas implicações para a prática pedagógica:
- Educação Infantil: proferida pela professora da UFRN, Denise de Carvalho, a partir das 8h no auditório da Estação Cultural.
- Ensino Fundamental dos anos iniciais: proferida pela professora da UFRN, Giane Bezerra Vieira, a partir das 8h no Clube Unisesp.
- Ensino Fundamental dos anos finais: proferida pela professora da UFRN, Márcia Gurgel Ribeiro, a partir das 8h na Escola Municipal Adele de Oliveira.
- EJA: proferida pela professora da FACEX, Edneide da Conceição Bezerra, a partir das 8h na Escola Municipal Augusto Meira.
E nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, acontece programação interna nas escolas.
Cordialmente,
Jorge Moreira
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2327 / 9139-7320
E-mail: jorgemoreira2008@hotmail.com

 

Nenhum comentário: