segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Semana começando, final de ano chegando!



Proposta
Lula analisa isenção de Imposto de Renda a pessoas com salário de até R$ 5 mil
Equipe do ex-presidente também está focada em 'decifrar' os eleitores de Jair Bolsonaro, principal concorrente do petista até o momento, segundo as mais recentes pesquisas eleitorais




Ricardo Stuckert / Divulgação

Medida faz parte de ações desenhadas pela equipe econômica do ex-presidente

A equipe econômica do ex-presidente Lula começa a desenhar uma série de propostas a serem apresentadas durante a corrida eleitoral de 2018. Uma das principais, segundo o jornal Folha de S. Paulo, seria isenção do imposto de renda para pessoas com salário de até R$ 5.000.
O time de Lula avalia que a medida teria baixo impacto em termos de arrecadação e ampliaria o poder de compra de boa parte da população.
A equipe do ex-presidente também está focada em “decifrar” os eleitores de Jair Bolsonaro, principal concorrente do petista até o momento, segundo as mais recentes pesquisas eleitorais. De acordo com estudos encomendados pelo partido, os apoiadores do parlamentar têm forte presença no Rio de Janeiro e em estados tradicionais no agronegócio. Também revelaram eleitores engajados e dispostos a investir dinheiro do próprio bolso em ações que impulsionem a capilaridade do deputado, atualmente forte em setores ligados à segurança.

Apresentação
TCE apresenta novo índice de efetividade da gestão dos municípios na próxima sexta
Dados são referentes ao ano de 2016, com informações em sete áreas da gestão pública dos municípios com o objetivo de aproximar as ações dos governos e as exigências da sociedade
tribunal de contas tce
José Aldenir/ Agora Imagens
Sede do Tribunal de Contas do Estado no RN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vai apresentar, no dia 15 de dezembro, a partir das 8h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional RN (OAB/RN), os dados referentes ao ano de 2016 do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), ferramenta que sistematiza informações em sete áreas da gestão pública dos municípios e tem por objetivo evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade.
O evento tem como público-alvo prefeitos e presidentes de câmaras municipais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do TCE, através do link da Escola de Contas: https://goo.gl/u69ypE.
O lançamento do IEGM será realizado pelo presidente do TCE, Gilberto Jales. Na sequência, a Diretoria de Assuntos Municipais irá apresentar os principais resultados do índice e o acesso ao relatório de desempenho municipal. O Tribunal vai aproveitar a oportunidade para apresentar aos gestores municipais o Portal Licita Fácil, lançado em parceria com o Sebrae com objetivo de estimular pequenos empreendedores no Rio Grande do Norte.
Desde o ano passado, o IEGM reúne informações nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da Tecnologia da Informação. Trata-se de uma parceria entre o Tribunal de Contas e o Instituto Rui Barbosa, que tem o intuito de aprimorar o controle externo e disponibilizar um instrumento para definição de prioridades no campo da gestão pública.
O resultado do IEGM em 2016 (referente a 2015) foi apresentado em dezembro, durante um encontro promovido pelo TCE com gestores públicos municipais. Oitenta municípios do Rio Grande do Norte foram considerados pelos indicadores do índice como “em fase de adequação”.
De acordo com os dados recolhidos, 15 municípios conseguiram chegar ao nível “efetivo”, enquanto 80 foram considerados “em fase de adequação” e 64 com “baixo nível de adequação”. Nenhum município foi considerado com gestão “muito efetiva” ou “altamente efetiva”.
O índice tem como objetivo avaliar as ações dos governos em relação às exigências da sociedade, apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados ao cidadão. Os dados foram cruzados com outras informações, entre os quais do SIAI, culminando numa pontuação que revela, entre outras situações, como se posiciona o município frente a aspectos significativos da administração.

Ceará Mirim

PSDB PERDE PREFEITO MARCONI BARRETTO PARA PHS
O prefeito de Ceará Mirim, cidade da Região Metropolitana de Natal, Marconi Barretto, se filiará hoje à tarde no Partido da Solidariedade Humana(PHS), presidio no Estado por Leandro Prudêncio, e, no município de Ceará Mirim, pelo vereador Marcos Farias. Em ceará Mirim, o PHS conta ainda com o edil João dos Ônibus.

Deputado Estadual Souza, liderança expressiva da legenda no Rio Grande do Norte, estará presente em ato de filiação do prefeito Marconi Barretto, que ao chegar ao partido, recebe apoio com objetivo de implementar um novo jeito de gestão para os últimos três anos do seu governo.

Solenidade de filiação acontecerá na câmara municipal de Ceará Mirim, hoje, 11, a partir das 17:00h. Eleito pelo PSDB, Barretto aporta sua âncora política em novo ninho.

Segundo uma fonte com trânsito no Solar Antunes, possibilidade de novas filiações é iminente.  

Nenhum comentário: