quarta-feira, 30 de agosto de 2017

EM BAIXA...


Irritação
“Crie vergonha na cara”, diz prefeito a repórter após perguntas sobre grampos
Carlos Eduardo Alves não gostou da pergunta feita pelo repórter da TV Ponta Negra e esbravejou contra ele; na semana passada, grampos lhe relacionaram com esquema de corrupção na Semsur.

Após ter cerca de nove volumes de interceptações telefônicas identificados pelo Ministério Público e que o aproximam das irregularidades descobertas na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) através da Operação Cidade Luz, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), voltou a destratar a imprensa do Rio Grande do Norte ao ser questionado sobre o assunto. Desta feita, a “vítima” do prefeito foi o repórter Alex Costa, da TV Ponta Negra (filiada do SBT no RN).
Em vídeo que circula pelas redes sociais, o repórter questiona o prefeito sobre as gravações em que ele aparece conversando, através do então titular da Semsur, Antonio Fernandes, com o presidente da comissão de licitação da decoração natalina da cidade, Raul Araújo, acerca do resultado do pleito que apresentaria a empresa responsável pela situação na capital potiguar. No áudio telefônico, Carlos Eduardo diz haver uma “solução salomônica” para resolver o caso, mas não especifica o que quis relatar.
Visivelmente constrangido e irritado com a pergunta do repórter, o prefeito de Natal começou a sair da frente das câmeras esbravejando com o profissional da imprensa: “Não tem ligação, não. Isso aí foi pauta prejudicada”, declarou o chefe do executivo municipal, que ao ficar um pouco mais distante do microfone, olhou pra trás e esbravejou: “crie vergonha na cara”, se referindo ao próprio repórter da afiliada do SBT no Rio Grande do Norte.
Michel Temer = PT
O Instituto Paraná fez a seguinte pergunta, em pesquisa nacional:
“O Sr(a) prefere o Brasil governado pelo Presidente Michel Temer ou pelo PT (Partido dos Trabalhadores)?”
Veja os resultados:
Não sabe: 3%
Nenhum: 57,8%
Michel Temer: 19,6%
PT: 19,5%
Exclusivo: Fachin recebe delação de Funaro
O Antagonista apurou que Edson Fachin recebeu ontem o acordo de colaboração premiada de Lúcio Funaro.
O ministro fará uma entrevista com o delator para confirmar se a negociação foi de livre e espontânea vontade.
Depois da homologação, Rodrigo Janot poderá apresentar a segunda denúncia contra Michel Temer – o que pode ocorrer no fim desta semana ou no início da próxima.
Lula só tem um poste
 “Em público, Luiz Inácio Lula da Silva continua candidatíssimo à Presidência em 2018”, diz a reportagem da Folha de S. Paulo.
Em privado, porém, ele já prepara seu novo poste, Fernando Haddad.


Fundo do poço
Agressão do prefeito provoca repúdio da Imprensa e desaprovação popular
Em um cenário onde o nome do prefeito de Natal é especulado como candidato à sucessão estadual, muita gente torce o nariz para tal comportamento hostil.

Não é a primeira vez que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves – filho do saudoso jornalista Agnelo Alves – hostiliza a imprensa em eventos públicos. Um dos primeiros registros da agressividade do gestor municipal foi contra o repórter Marcelo Lima, no extinto vespertino O Jornal de Hoje. Depois, foi a vez do repórter Tiago Rebolo, do portal Agora RN. Nesta quarta-feira, a vítima foi o repórter Alex Costa, da TV Ponta Negra. Nas três situações, Carlos Eduardo negou entrevista e ainda foi grosseiro com os jornalistas, na pior intenção de intimidá-los.
Nos bastidores, uma série de relatos de vários outros episódios, alguns deles inéditos, dando conta de agressões verbais contra profissionais da imprensa, circulou na tarde desta quarta-feira. Até um artigo publicado no jornal Tribuna do Norte – da família Alves -, em que o prefeito utiliza 52 palavras para achincalhar o jornalista Alex Viana, foi lembrado. Dantesco!
Diante dos fatos repetitivos onde falta ética, educação e o mínimo preparo emocional, internautas criticam a postura indelicada – quase desesperadora – de Carlos Eduardo, principalmente quando se trata de uma crítica a sua gestão administrativa, protagonizada por adversários políticos e imprensa potiguar. “Agride pra intimidar. Quem faz isso não tem estabilidade emocional. Ainda quer ser governador? Como é que um prefeito manda um jornalista criar vergonha na cara? Se não gostou da pergunta argumentasse. Mais uma vez seu despreparo e analfabetismo emocional ficaram evidentes”, comentou o internauta Marciano Medeiros, no Facebook.
Em um cenário onde o nome do prefeito de Natal é especulado como candidato à sucessão estadual, muita gente torce o nariz para tal comportamento hostil. “Tem que continuar perguntando, sem ter medo da agressividade ou respostas dele. Os jornalistas não podem se acovardar ou temer. E a população tem que dar o apoio. O prefeito não pode querer só responder perguntas ‘amigas’. Jornalismo não é, nem nunca pode ser, conversa de comadres”, observou o internauta Anax Ribeiro, também no Facebook.
NOTA DE SOLIDARIEDADE
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte se solidariza com o jornalista Alex Costa, repórter da TV Ponta Negra, que nesta terça-feira (29) foi destratado pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, durante o exercício da profissão.
Não é a primeira vez que o excelentíssimo senhor prefeito desrespeita um profissional de imprensa da cidade que governa. O Sindjorn repudia tal atitude repetida vinda de gestor público que deve, por obrigação, dar satisfações à população da cidade que o elegeu.
O Sindicato dos Jornalistas jamais admitirá uma agressão como esta à liberdade de imprensa, vinda de quem quer que seja. Nenhum jornalista merece ser desrespeitado ou atacado durante o seu trabalho de levar informação ao público.

Certamente senhor prefeito, quem tem que criar vergonha na cara, não é o jornalista.

Nenhum comentário: