sábado, 1 de abril de 2017

VEREADORES FAZEM CITY TOUR EM CEARÁ-MIRIM PARA CONHECER POTENCIALIDADES DO TURISMO LOCAL


Cinco dos quinze vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, tiveram uma experiência inusitada está semana, na quarta-feira (29), eles saíram do expediente habitual dos seus gabinetes para conhecer as potencialidades naturais do turismo local.

Na oportunidade os vereadores Ronaldo Venâncio - PV, presidente do Legislativo Municipal e os vereadores Marcílio Dantas - PSB, Thiago Coutinho - PR, Manoel Vieira (Nequinho) - PTB, e Arnaldo Silvestre (Arnaldo de Muriú) - PSD, que propôs o passeio, se surpreenderam com a riqueza de detalhes (atrativos), que tornam o município um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte, estando distante apenas 28 km de Natal.

A viagem guiada por Francico Ferreira, que literalmente encara o personagem Barão de Ceará-Mirim, e que conta e interpreta a história de parte da aristocracia brasileira, incluiu o Centro Histórico compreendido pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Turismo Religioso), Mercado Público Municipal (Gastronomia e Arquitetuta), Praça Onofre José Soares e Palácio Antunes Pereira, sede da Prefeitura (Cultura). 

Igreja Matriz - Maior templo católico do RN. A 1 pedra fundamental foi colocada no ano de 1858 pelo Frei Serafim de Cattnia. Construída em terreno doado pelo Coronel Manoel Varela do Nascimento (Barão de Ceará-Mirim) e pelo Sr. Antônio Bento Viana do Engenho Carnaúbal 1851/1900.

Mercado Público - Erguido pelo Coronel Onofre José Soares em 1880, para comercializar os produtos derivados da cana de açucar (cachaça, mel e rapadura daentre outros).

Palácio Antunes Pereira - O solar Antunes foi construído em 1888, pelo tenente coronel, José Antunes de Oliveira, proprietário do engenho Oiteiro, pai da escritora Madalena Antunes Pereira.

Na zona rural do município, os vereadores seguiram o roteiro contempando belas paisagens e descobrindo pequenos redutos de Engenhos e Casarões desabitados), como o Engenho Guaporé (Museu Nilo Pereira), que encontra-se em plena situação de abandono, e Engenho Cruzeiro, hoje sede do Museu da Vila Imperial que guarda importante acervo da época em que Ceará-Mirim viveu o apogeu da cultura canavieira, e onde também pode se fazer trilha ecológica.

Completando o passaio, o grupo foi conduzido por bugueiros as praia de Muriú, Jacumã e Porto Mirim, para aproveitar a gastronomia e conhecer turismo de aventura nas Dunas e Lagoas de Jacumã.

O Guia Barão de Ceará-Mirim, parabenizou a iniciativa do vereador Arnaldo, destacando que pela primeira vez, os vereadores se uniram em grupo para conhecer a história, a cultura e o turismo do município. "A vivência é muito importante, possibilita o conhecimento e impulsiona a valorização do legado que foi deixado e que precisa ser mantido", reforça o Barão.

De acordo com o vereador Arnaldo a ideia é de criar mecanismos para sincronizar a diversidade das potencialidades, de modo a desenvolver o turismo regional.
"Nós vereadores precisamos fazer algo que ajude a impulsionar o turismo, foi uma experiência exitosa e acho que renderá bons frutos", disse.

O vereador Nequinho relata que foi um dia diferente e proveitoso, pois conhecia apenas um terço dos atratitivos do município. "O nosso Vale é rico sob vários aspectos", conclui.

Para o vereador Thiago Coutinho, duas situações mereceram mais da sua atenção, a situação de abandono em que se encontra o Museu Nilo Pereira que precisa de uma intervenção urgente e o Museu da Vila Imperial do Engenho Cruzeiro, construído pelo Barão em parceria com a iniciativa privada que têm se tornado um dos fortes atrativos dentro do contexto.

"Tivemos uma oportunidade ímpar, de conhecer parte dos setores turísticos do nosso município, e hoje tenho a prova concreta de que dispomos de uma forte e agradável diversidade no setor, que precisa e deve ser explorada para gerar emprego e renda para o nosso povo", frisa o vereador Marcílio Júnior.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Venâncio, o resultado é fundamental diante do que foi vivenciado, dentre os encaminhamentos que serão feitos através do Legislativo Municipal, a mais imediata é a solução urgente no que diz respeito ao Museu. Também iremos deliberar sobre uma Lei específica do município que possa habilitar os bugueiros a fazerem turismo em Ceará-Mirim dentro dos parâmetros que o turismo exige. Ressalta o presidente, afirmando que os vereadores deram um passo importante que terá uma repercussão importante do ponto de vista da cultura cearamirinense.

OBS: Conheça a diversidade Turística do Município de Ceará-Mirim.

Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de imprensa
Jhancy Richelm (991591430)
jhancylima@gmail.com

Nenhum comentário: