Operação libera
caminhões presos em bloqueios nas BRs 101 e 405 no RN
Policiais
negociaram com os manifestantes e caminhões que estavam parados na mobilização
obrigados foram liberados. A BR-101 em Parnamirim foi um dos primeiros pontos
de mobilização a se formar no RN.
Foto ilustrativa
Uma operação de forças de segurança
liberou no fim da tarde desta quarta-feira (30) os caminhões que estavam presos
na mobilização na BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal, e na BR-405 em Apodi,
na região Oeste do estado. Com isso, não há pontos de bloqueio a motoristas e
todos os veículos de carga podem transitar pelas rodovias do RN. Permanecem nos
acostamentos apenas os caminhões que fazem parte da mobilização. Este
é o 10º dia de greve de caminhoneiros no RN.
A BR-101, em Parnamirim, foi um dos primeiros pontos de
mobilização dos caminhoneiros no RN. A Polícia Rodoviária atuou na liberação do
local. Com a chegada dos policiais ao local, manifestantes ocuparam as pistas
da BR-101 no sentido Parnamirim e interditaram todas as pistas. O trânsito
ficou totalmente bloqueado por alguns minutos, mas após negociação com a PRF a
via foi liberada novamente.
Os caminhões que saíam da mobilização eram alvo de
pedras e côcos jogados por manifestantes. A PM foi acionada e, em seguida, a
situação foi controlada.
Setores da
economia do RN têm queda de até 100% nas vendas durante greve dos
caminhoneiros, diz Fiern
Levantamento feito pela Federação das
Indústrias foi divulgado nesta quarta-feira (30).
Os produtores de sal marinho do Rio
Grande do Norte não conseguiram vender durante o período da greve dos
caminhoneiros, nos últimos dez dias. A informação é da Federação das Indústrias
do RN, que divulgou nesta terça-feira (30) um levantamento sobre o impacto dos
bloqueios das rodovias nos diferentes setores da economia potiguar. Na
indústria salineira a queda de vendas é de 100%.
“A indústria salineira do Rio Grande do Norte está
parada desde a terça-feira da semana passada. Avisamos aos clientes que se
preparassem para esse período. De quinta-feira para cá, 100% dos clientes não
conseguiu embarcar”, afirma Renato Fernandes, presidente do Sindicato da
Indústria de Moagem e Refino de Sal do RN (Simorsal).
A produção de sal do Rio Grande do Norte é responsável
por 95% da produção de sal marinho do Brasil. De acordo com Renato Fernandes,
praticamente todo o sal usado para consumo humano no país é transportado por
rodovias. Anualmente, os caminhões transportam uma média de 2 milhões de
toneladas de sal potiguar.
Segundo a economista Sandra Barbosa, que coordenou a
pesquisa da Fiern, o estudo foi feito com base nos 10 dias de manifestações dos
caminhoneiros, analisando o impacto na produção, no faturamento e na venda. Ela
explica que o levantamento se refere às perdas que os produtores tiveram no
período, em relação ao que estimavam que produziriam e venderiam nesse mesmo
recorte de tempo em condições normais.
No que se refere à carcinicultura, a Federação das
Indústrias afirma que houve 100% de despesca no período. Isso porque faltou
ração e insumos em todos os viveiros do estado. A indústria têxtil teve redução
de 50% da produção e excesso de estoque de produtos finais. De acordo com a
Fiern, algumas empresas vão dar férias coletivas se a situação não melhorar até
esta quinta-feira (31).
As
facções do Seridó perderam 50% da produção e tiveram queda de 70% do
faturamento. O setor não parou totalmente porque conseguiram escoar parte da
matéria-prima em carros de passeio. A íntegra do estudo feito pela Federação
das Indústrias do Rio Grande do Norte pode ser conferida no link.
Em Macau
Justiça retira das ruas PM acusado de comandar esquema de fraude no DPVAT
Leandro se valia da função de PM e fraudava boletins de ocorrências. Ele conseguia uma lista de pessoas atendidas no Hospital de Macau e, em seguida, um dos estelionatários abordava as pessoas.
A promotora Tiffany Mourão entrou com um pedido de medida cautelar contra Leandro de Souza
Um policial militar foi denunciado pelo Ministério Público por comandar um esquema fraudulento envolvendo o seguro DPVAT na cidade de Macau, na região salineira potiguar.
O PM, que também é blogueiro, se chama Leandro de Souza e possuía dois escritórios especializados no esquema – um em Macau e outro em Ceará-Mirim.
E segundo a 1ª Promotoria de Justiça de Comarca de Macau, ele e mais três pessoas – uma delas sua esposa – cometeram os crimes de estelionato, associação criminosa e falsificação de documentos para conseguir o viabilizar o benefício para supostas vítimas de acidentes.
Ainda segundo a promotora Tiffany Mourão, Leandro se valia da função de PM e fraudava boletins de ocorrências. Com ajuda de seus comparsas, ele conseguia uma lista de pessoas atendidas no hospital de Macau e, em seguida, um dos estelionatários abordava as pessoas já em casa, com a promessa de indenizar através do seguro DPVAT as futuras vítimas, de forma rápida e segura.
A quadrilha, então, pedia documentos pessoais das pessoas para dar entrada no pedido e confeccionava laudos médicos adulterados e boletins de ocorrência, de maneira que as vítimas de variados tipos de ocorrências pudessem ser enquadradas no DPVAT como vítimas de acidentes de trânsito.
O modus operandi seguia, inclusive, com a mudança dos veículos envolvidos por outros que estivessem com o IPVA em dias e mudança de locais dos acidentes para rodovias asseguradas. Logo após convencer os pacientes a aderirem ao esquema, os criminosos dividiam o lucro; embora em alguns casos tenha ficado constatado pela polícia que o paciente era enganado e não recebia sua parte do acordo, sendo informado que não conseguiu ser enquadrado no seguro.
A promotora Tiffany Mourão entrou com um pedido de medida cautelar contra Leandro de Souza. O blogueiro não poderia mais exercer a função de policial durante o curso das investigações e foi proibido de acessar as dependências da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau, bem como da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar.
O caso agora segue na justiça e, se condenado, Leandro deve perder de forma definitiva a farda, além de pagar pelos crimes como um civil comum. Fonte: Agora RN
Nacional
Carro 100% elétrico para fugir dos postos é vendido a preço ‘popular’
Modelo tem opções de 2 e 4 lugares e está disponível no Brasil desde o ano passado. Veículo é ideal para o uso na cidade e recarga pode ser feita na tomada de casa.
Com a greve dos caminhoneiros, os donos de carros movidos a GNV e a eletricidade não tiveram de se preocupar com o desabastecimento de etanol e gasolina nos postos de combustíveis. Mas enquanto a instalação do kit com gás natural é algo teoricamente acessível ao consumidor, ter um carro que recarrega na tomada ainda é uma realidade distante para a maioria esmagadora da população.
Na verdade, puramente elétrico só temos dois modelos comercializados no varejo. Um é BMW i3, que era vendido por R$ 170 mil até o início de 2017 e que retornará em junho numa versão atualizada por cerca de R$ 200 mil. E dá para contar nos dedos quantos vezes nos deparamos com uma unidade nas ruas.
O outro ainda é desconhecido no grande mercado, mas tem o preço como um dos atributos: parte de R$ 54.890 (2 lugares ) e R$ 57.890 (4 lugares), faixa de muitos carros compactos. Ou seja, é quase uma opção ‘popular’ comparado ao i3.
Chamado de e.coTech, é importado pela empresa Hitech Eletric, de Pinhais, na Grande Curitiba, e já está homologado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para rodar emplacado nas ruas brasileiras.
O valor do veículo pode baixar ainda mais se o governo confirmar a redução de 25% para 7% na alíquota de importação de carros ecológicos, contemplada no regime automotivo Rota 2030, que está previsto para entrar em vigor ainda neste ano.
O modelo para uso urbano é fabricado pelo grupo Aoxin New Energy, uma estatal que é a principal fornecedora de caminhões da China.
É um veículo com opções de 2 e 4 lugares e de baixa performance. Sua velocidade máxima é de 60 km/h. Pode alcançar uma autonomia de 100 km (4 lugares) a 120 km (2 lugares) rodando com média de 35 km/h.
A versão maior oferece como opcional uma placa fotovoltaica, encaixada no teto do carro, que capta a energia solar para entregar de 15% a 20% a mais de autonomia para veículo. O acessório sai por R$ 6,5 mil.
A vantagem do modelo, além de não poluir o ambiente, é que pode ser reabastecido em tomadas comuns de 110V e 220V, com um gasto aproximando de R$ 4,50 por recarga.
O e.coTech é movido por dois tipos de baterias: a de gel (comuns em carros a combustão), que tem uma vida útil de 74 mil km, e a de íons de lítio, que encarece os modelos em cerca de R$ 12 mil, porém seu ciclo de recargas dura 180 mil km. A de gel leva pelo menos 6 horas para alcançar a carga completa, enquanto a de íon é feita em 30 minutos.
O ANTAGONISTA
COMO SEMPRE, A CONTA PRA NÓS!
Quem vai pagar a
conta da isenção de pedágio?
A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR)
estima em R$ 600 milhões ao ano a redução de receita das
concessionárias somente em São Paulo, em decorrência da isenção de tarifa de
pedágio sobre o eixo suspenso dos caminhões, registra o Estadão.
O usual em situações assim, de
acordo com o jornal, é que a concessionária solicite ao poder concedente –
nesse caso, os governos dos estados – um reequilíbrio econômico-financeiro do
contrato, que pode assumir a forma de um aumento na tarifa de pedágio, ou
alongamento no prazo da concessão, ou um aporte de recursos do poder
concedente.
“Nas rodovias federais, o fim da cobrança sobre o eixo suspenso
foi uma das causas de desequilíbrio financeiro das concessionárias. Em 2015, a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste do
pedágio delas para compensar a perda de receita. Agora, no caso das rodovias
paulistas, o governador Márcio França pretende cobrar a conta da União.”
Ou seja: de todos nós,
brasileiros?
DEZ DIAS APÓS GREVE, MINISTRA SE PRONUNCIA
Carminha cita
“grave momento” do país
Cármen Lúcia abriu a sessão do STF nesta
quarta-feira citando o “grave momento” político e social pelo qual passa o
país.
A presidente
da Corte ressaltou que a democracia “é o único caminho legítimo” para o Brasil
buscar as soluções de seus problemas.
UMA DAS OPÇÕES DA ESQUERDA BRASILEIRA
Candidata
comunista insufla greve ilegal
Manuela D’Ávila, pré-candidata ao Planalto pelo PC
do B, usou o Twitter para apoiar a greve dos petroleiros iniciada hoje.
O movimento foi decretado ilegal
pelo Tribunal Superior do Trabalho.
ORDEM E PROGRESSO
“Estão
ultrapassando todos os limites”, diz general de Temer
Sergio Etchegoyen, ministro do GSI, diz em nova
coletiva sobre a greve dos caminhoneiros que “os aproveitadores estão
ultrapassando todos os limites”.
Ele pede aos caminhoneiros que
tentam voltar ao trabalho que “não se deixem intimidar”.
“Vamos atuar
com a energia que se fizer necessária.”
SONHO DELE, PESADELO PARA O TRABALHADOR BRASILEIROS
O sonho de Temer
não morreu
Michel Temer ainda acredita na possibilidade de
aprovar a reforma da Previdência antes de descer a rampa do Planalto. Ele tem
dito que seria “a realização de um sonho”.
A ideia é tentar costurar um texto
ainda mais enxuto do que o discutido no início deste ano, para tentar aprová-lo
após as eleições de outubro e, claro, antes da posse do novo presidente.
Se, por acaso, enxergar condições de
aprovação, Temer não hesitaria em suspender a intervenção federal na segurança
pública do Rio de Janeiro, permitindo a apreciação da PEC pelo Congresso.
CÂMARA HOMENAGEIA OS 50 ANOS DA E. M.
MADALENA ANTUNES PEREIRA
Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta terça-feira
(29), proposta pela vereadora Renata Martins.
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim promoveu sessão solene em
homenagem ao cinquentenário da fundação da Escola Municipal Madalena Antunes,
comemorado no mês maio. Em discurso lido no Plenário, a vereadora Renata Renata
Martins salientou a relevância da Escola Municipal Madalena Antunes Pereira na educação dos
cearamirinenses e parabenizou os fundadores, direção, servidores, professores e
alunos que há 50 anos vem fazendo história e contribuindo para uma educação de
qualidade.
Foi apresentado um vídeo
produzido especialmente aos 50 anos da escola, além de depoimentos dos ex-aluno
Caio Morais, da professora Izaura Brandão, do ex-professor da instituição
Renato Martins, do ex-vereador Franklin Marinho, da coordenadora da secretaria
de educação do município Roseane Morais, do ex-prefeito Antônio Peixoto, da
aluna Jamile de Souza, além da diretora da 5° Direc, professora Margareth
Pereira.
Também participaram da sessão os
vereadores Ronaldo Venâncio(pv), Carlos Ramalho(psd), Ângela Aquino (ptc), a
vice-prefira Zélia Santos (psdb), o ex-vereador Clécio Júnior, o professor
Gerinaldo Moura, servidores, professores e familiares dos homenageados.
Comandada pela vereadora Renata
Martins, a sessão solene foi repleta de homenagens.
Homenageados no Jubileu de Ouro
da Escola Municipal Madalena Antunes Pereira:
- José Tito Júnior (Fundador da
instituição)
- Janete Medeiros (Ex-gestora e
educadora da instituição)
- Maria José Praxedes (Ao lado de
D.Janete e DR. Guilherme deram prosseguimento ao Projeto Educacional do
fundador José Tito.
- Guilherme Luiz Barbosa de
Queiroz - In Memorian ( Representado pelo seu irmão Franklin Marinho)
- Edna Maria Andrade de Araújo (
Representando os atuais gestores da Escola)
- José Francisco da Silva Filho
(Músico, compositor e co-autor do Hino da Escola Madalena Antunes)
- Fernanda Gleyce de Lima Andrade
(Co-autora do Hino da Escola Madalena Antunes)
- Hélio Lacerda Ferreira(
Servidor da instituição há três décadas)
- Alda de Souza Nobre
(Ex-professora da Escola)
- Renato Alexandre Martins da
Silva (Ex-professor da instituição)
- Paulo Roberto de Souza Andrade
(Ex-professor da instituição)
- Cleoneide Maria Maciel da Silveira
(Secretária de Educação Básica)
"Deixo aqui os meus sinceros
agradecimentos, respeito e admiração, a cada uma e a cada um que direta ou
indiretamente participou e ainda participa desta construção por uma educação de
excelência e qualidade. Parabéns Escola Madalena Antunes pereira pelos 50
anos", finalizou Renata Martins
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