quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Solidariedade na contra mão...






Desligada do Solidariedade
Retirada de partido, pré-candidata a deputada se diz “perseguida” por Kelps Lima
Pré-candidata a deputada estadual recebeu um comunicado do deputado Kelps Lima, presidente do Solidariedade no RN, de que não poderá disputar eleição de 2018 pelo partidoPriscila Muller





Cedida

Empresária Priscila Müller está conversando com líderes de outros partidos depois de ser desligada do Solidariedade

Cotada para disputar um mandato de deputada estadual nas eleições de 2018, a empresária Priscila Müller, criadora do movimento político “Eu sou do RN inteiro”, recebeu diversos convites para filiação ao longo da última semana. Ela revela que mantém “conversas”, mas que ainda não definiu qual será o seu destino político.
Na semana passada, Priscila recebeu um comunicado do deputado estadual Kelps Lima, presidente do Diretório do Solidariedade no Rio Grande do Norte, de que não poderá disputar a eleição do ano que vem pelo partido, já que seu irmão, o prefeito de Caiçara do Rio do Vento, Felipe Müller (PMDB), o “Felipinho”, continua filiado a outra legenda.
À reportagem do Portal Agora RN/Agora Jornal, a empresária disse ter estranhado a postura do deputado. “Ele foi bem brusco. No domingo [dia 12], eu recebi uma mensagem dele pelo WhatsApp comentando sobre o fato de meu irmão continuar no PMDB e que isso estava atrapalhando o projeto. Acontece que, ao longo desses últimos cinco meses, isso não tinha sido comentado. O nome dele nem havia sido lembrado. Foi uma situação bem atípica e inesperada. Mesmo assim, eu pedi o prazo de uma semana para conversar com o meu irmão. Mas no feriado [dia 15] ele disse que estava vendo que a filiação não ia acontecer e me removeu do grupo”, conta Priscila.
Indignada com o gesto do deputado, Priscila critica tanto a decisão de Kelps quanto o fato de o comunicado ter acontecido por meio do aplicativo de mensagens. “Eu perguntei para ele: ‘teve alguma reunião da executiva’? ‘Motivos familiares e pessoais meus fazem com que eu não possa ser pré-candidata da legenda’? ‘Essa é a política nova que você quer construir’? Quando ele me convidou para ser candidata, bateu na minha porta. E agora está me retirando pelo WhatsApp”, completa.
Diante da situação, a empresária afirma ter relatado a Kelps Lima que estava se sentindo “discriminada” e “perseguida”. “Ele disse: ‘você pode se sentir como quiser’. E eu falei para ele: ‘é, mas você não é o dono do partido, é o atual presidente’”, reclama Priscila, que desconfia que a não filiação de seu irmão ao Solidariedade não foi a real motivação para a medida adotada pelo parlamentar. “O motivo real só ele sabe, mas ele não teve a coragem de dizer. Faltou coragem para ele ter uma conversa franca e sincera”, acrescentou.
TRAJETÓRIA
Natural do município de Taquara, no Rio Grande do Sul, Priscila Müller mora no Rio Grande do Norte há 23 anos. Há 18 anos, ela é uma das administradoras da empresa Águia Piscinas. Seu pai, Felipe Müller (SD), o “Felipão”, já foi prefeito de Caiçara do Rio do Vento, onde seu irmão, Felipinho, é o atual prefeito.
Apesar de ter nascido em uma família de políticos, Priscila conta nunca ter tido o desejo de ingressar na política partidária – até que a política “entrou na sua vida”. “Eu sempre fui dos negócios, nunca subi em um palanque. Nunca tive o desejo político. Mas nos últimos anos, tive problemas na minha empresa por causa da instabilidade política. Eu tinha conseguido posicionar a minha vida alheia à política, mas ela começou a invadir a minha vida”, destaca.
Neste sentido, ela criou o movimento político “Eu sou do RN inteiro” – segundo ela, um projeto “colaborativo e compartilhado” por outras pessoas, algumas da política, outras não. “Compartilhamos ideias e criamos em grupo. A gente acredita no poder descentralizado. Precisamos mudar a forma como tomamos as decisões hoje. Mais pessoas precisam participar deste projeto”, frisa.
Ela registra que a essência do “Eu sou do RN inteiro” é resgatar a “unidade” do estado. “Somos mais que o Potengi, o Alto Oeste, o Seridó ou o Mato Grande, por exemplo. As pessoas não têm mais amor pelo estado, que está falido. A gente tem que ser do Rio Grande do Norte, e não apenas de uma região. Precisamos resgatar a unidade do estado”, pontua.
O movimento tem ganhado corpo e, pelas redes sociais, Priscila tem amealhado seguidores. O fortalecimento do projeto tem feito com que a empresária tenha o nome cogitado como uma das “surpresas” da eleição do ano que vem para a Assembleia Legislativa.
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com o presidente estadual do Solidariedade, Kelps Lima, e pediu para que o deputado estadual comentasse a polêmica, mas o parlamentar disse que preferia não se manifestar sobre o assunto.




Evolução
Cai dependência de recursos federais no RN e outros seis estados nordestinos
Entre os oito primeiros meses de 2017 e 2016, estados apresentaram redução na dependência, que corresponde a relação entre transferências e receita líquida


Rafael Neddermeyeri/ Fotos públicas
Imagem ilustrativa

Sete estados nordestinos estão menos dependentes dos recursos federais: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na comparação entre os oito primeiros meses de 2017 e 2016, eles apresentaram redução no Índice de Dependência Financeira (IDF), que corresponde à relação entre as transferências da União e a receita corrente líquida. Na Bahia, o indicador ficou estagnado. Em Pernambuco, piorou.
Apesar da melhoria, o Nordeste continua sendo a região com o maior grau de dependência das transferências federais, uma vez que sua arrecadação auferida significou apenas 63% da receita realizada no período, quando a média nacional é 82%.
Segundo pesquisa elaborada pelo escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a dependência dos estados do Nordeste das Transferências Federais é reflexo de uma base econômica ainda incipiente na Região, com elevado nível de informalidade nas relações econômicas, gerando, assim, uma modesta arrecadação tributária.
O estudo conclui que “as Transferências Federais cumprem um papel ainda vital para o fortalecimento do Nordeste. Contudo, torna-se imprescindível fortalecer as políticas de desenvolvimento regional, com ênfase em estratégias direcionadas para adensar as cadeias produtivas locais, de forma que a Região possa reduzir sua dependência de recursos provenientes da União”.


Solicitação
Prefeitos do RN pedem apoio para aliviar crise financeira nos municípios
Principal pleito dos prefeitos potiguares foi que parlamentares se mobilizassem junto ao Presidente da República para que seja liberado Auxílio Financeiro dos Municípios
Mariana Di Pietro
Reunião aconteceu nesta terça-feira, 21, em Brasília

Nesta terça-feira, 21, em Brasília, a bancada federal do Rio Grande do Norte recebeu mais de 40 prefeitos do estado que discutiram sobre a pauta municipalista e solicitaram o apoio dos parlamentares para amenizar os efeitos da crise nos municípios. O principal pleito dos prefeitos potiguares foi que os parlamentares se mobilizassem junto ao Presidente da República, Michel Temer, para que seja liberado o Auxílio Financeiro dos Municípios (AFM). De acordo com o coordenador da bancada, deputado federal Felipe Maia (DEM-RN), este pedido foi reforçado antes da reunião com as prefeituras.
“Hoje, estive com o Presidente Temer e reforcei o pedido, já feito anteriormente pela bancada potiguar. No encontro, requeri que ele visse com bons olhos a liberação desse repasse financeiro, para que as prefeituras fechem o ano de 2017 pagando as suas contas pendentes”, afirmou.
Segundo o parlamentar, os prefeitos também pediram apoio da bancada federal na derrubada de vetos relacionados ao Encontro de Contas; na atualização dos repasses relativos aos programas federais; no novo critério de reajuste do piso do magistério e no aumento em 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“A bancada federal está comprometida em analisar com atenção esses pedidos. Temos conhecimento da situação dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Não deixaremos de insistir junto ao Planalto no repasse deste recurso para as nossas prefeituras e votaremos no Congresso Nacional com consciência essas propostas solicitadas pelos prefeitos”, enfatizou.
Além do coordenador da bancada, estiveram presentes na reunião os deputados Antônio Jácome (PODE), Fábio Faria (PSD), Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PSDB), Walter Alves (PMDB), Zenaide Maia (PR); além dos senadores Garibaldi Alves (PMDB), José Agripino (DEM) e a senadora Fátima Bezerra (PT) e o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio.

O TJ/RN realiza mais um casamento comunitário em Ceará-Mirim nesta sexta

A formalização da união civil de 207 casais acontece nesta sexta-feira (24), em mais uma cerimônia promovida pelo TJ/RN, por meio do seu Núcleo de Programas e Ações Socioambientais (NAPS), em parceria com 2º Cartório de Notas e a Prefeitura de Ceará-Mirim, através da SEMTAS.   Está será a segunda edição realizada no município este ano. A cerimônia acontece às 8h, no Ginásio de Esportes Aderson Eloy de Almeida e contará com as presenças da desembargadora, Dra. Maria Zeneide Bezerra e do prefeito Marconi Barretto.



Visando a geração de trabalho e renda a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EMATER/RN promove um Dia de Campo sobre Cajucultura e Agroindustrialização de Frutas, na sede da Associação para o Desenvolvimento da Mulher de São José do Pedregulho, nesta quinta-feira (23), a partir das 8h.

Investimento na Educação equipa escolas da rede municipal de ensino
A Secretaria Municipal de Educação Básica está adquirindo cinco mil carteiras, além de armários, ventiladores, bebedouros e outros mobiliários que já estão sendo distribuídos em todas as escolas da rede municipal de ensino. A Escola Municipal Gonçalo Teixeira, na comunidade de Lagoa Grande recebeu as novas carteiras nesta terça-feira (21).

Conversa Literária movimenta tarde no CEU das Artes
Nesta quarta-feira (22/11), às 15h, o Cine Teatro do CEU das Artes será palco de mais uma ação do projeto cultural “Conversa Literária”. A proposta da Prefeitura, CEU das Artes, ACLA e IHG/RN desta edição traz uma abordagem sobre as "As santas Cruzes do Ceará-Mirim", com os palestrantes: Franklin Marinho e Darquinha Arruda. A entrada é de gratuita.

RN 160 recebe recapeamento asfáltico
Após solicitação da Prefeitura de Ceará-Mirim o Departamento de Estradas e Rodagens – DER, iniciou em parceria com a SEMSUR a manutenção da RN 160, no trecho que liga a sede do município a comunidade de Coqueiros, atendendo a reivindicação em especial do moradores que trafegam pela estrada.

Nenhum comentário: