terça-feira, 30 de maio de 2017

CANDEEIRO...

Deputado Ricardo Motta tentou comprar silêncio de delator, acusa Rinaldo Reis
Participação de Motta nos desvios do Idema começou a ser investigada após Gutson afirmar, em delação premiada, que o deputado havia ficado com a maior parte dos recursos subtraídos.

O deputado estadual Ricardo Motta (PSB) tentou comprar o silêncio do delator Gutson Bezerra, acusado de ser o mentor do esquema que desviou R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), segundo acusação proferida pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Rinaldo Reis, e que foi revelada pelo jornal Tribuna do Norte na manhã desta terça-feira 30 através de um documento.
No arquivo, Gutson Bezerra afirmou que, enquanto estava preso, recebeu uma visita de um homem conhecido como Jorge ‘Fuleiro’ o qual lhe ofereceu a quantia de R$ 50 mil para que ele não revelasse a suposta participação de Ricardo Motta no esquema milionário do Idema, descoberto pela Operação Candeeiro e investigado pelo Ministério Público Estadual. Thiago Cortez, advogado do deputado estadual, afirmou que só se pronunciará sobre o assunto nos autos do processo.
A participação de Motta nos desvios do Instituto começou a ser investigada após Gutson afirmar, em delação premiada, que o deputado havia ficado com a maior parte dos recursos (cerca de 60%) desviados. Outros 20% teriam ficado com o próprio delator, enquanto o restante teria sido fracionado entre os outros três réus do processo. Apesar das afirmações de Gutson, Ricardo Motta negou que tenha participado do esquema e está se defendendo das acusações.

Recentemente, ele foi denunciado pelo MP não só na Operação Candeeiro como também na Dama de Espadas, que investiga a existência de cargos fantasmas na Assembleia Legislativa do RN.

Nenhum comentário: