sábado, 22 de abril de 2017

CONTERRÂNEO...

O QUE O CEARÁ-MIRINENSE PRECISA SABER


Eduardo Medeiros, autor da música “Praieira” (Serenata do Pescador), é ceará-mirinense
Poucos ceará-mirinenses sabem, mas Eduardo Medeiros, o compositor da famosa serenata conhecida por “Praieira dos meus amores” – que na verdade, é “Serenata do Pescador” cujos versos da letra são de autoria de Othoniel Menezes – é conterrâneo nosso. O fato é afirmado pelo pesquisador e professor Cláudio Augusto Pinto Galvão.
Nascido em Ceará-Mirim, em 20 de junho de 1886, morreu em 20 de junho de 1961, um dia antes de completar 75 anos. Músico por paixão e formação, tocava clarinete e violão e compunha serenatas. Conhecido de muitos, era sempre requisitado para animar festas e inclusive celebrações oficiais.
Um pouco da sua vida e da sua obra, e algumas fontes para pesquisa, se encontra no livro “400 nomes de Natal” (Prefeitura de Natal, 2000), organizado pela jornalista Rejane Cardoso, em perfil escrito por ninguém menos que o folclorista norte-rio-grandense Deífilo Gurgel.
Eduardo Medeiros viveu boa parte da vida dele em Natal, bairro da Rocas, por isso é considerado também um nome importante daquela cidade.
NOTA DA ACLA: Na foto, a dona Iracema Medeiros, nascida em 18 de janeiro de 1911, primogênita do compositor, à época com 100 anos de idade. Nesta foto vê-se um porta retrato com a fotografia do compositor ceará-mirinense.

Nenhum comentário: