segunda-feira, 27 de março de 2017

HOMENAGEM AO ARTISTA CEARÁ-MIRINENSE


LUCIANO LOPES DE QUEIROZ - MÚSICO

Por 
O músico Luciano Lopes, nasceu em Pau dos Ferros (RN), região Oeste potiguar. Seus pais são o senhor Manoel Pessoa de Queiroz, conhecido por todos pelo apelido carinhoso de “Tinéu”, funcionário aposentado da antiga COSERN-Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte e da senhora Antônia Lopes de Queiroz, que carinhosamente atende por “Antonieta” e cuja família teve mais 04 (quatro) filhos: Sandra Queiroz, Leonardo Queiroz, Leodécio Queiroz e Samara Queiroz.
Luciano Queiroz ainda era uma criança quando sua família fixou residência em Ceará-Mirim, devido à transferência do patriarca, que assumiu a chefia da COSERN local. Por esse motivo, ele iniciou sua vida escolar na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim, onde cursou o Ensino Fundamental I e ao concluir essa etapa, passou a cursar o Ensino Fundamental II na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo e no Colégio Santa Águeda.
O Ensino Médio foi realizado em Natal, na antiga ETFRN- Escola Técnica Federal de Educação do Rio Grande do Norte, atual IFRN-Instituto Federal de Educação. O passo seguinte foi o vestibular para Fisioterapia, que cursou na UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Seu primeiro contato com a música se deu ainda na infância, pois teve a influência dos pais que sempre os via cantarolando em casa e ele os imitava, além disso, acompanhava os grandes festivais de músicas pela TV, sendo a música seu primeiro ofício. Como fisioterapeuta, exerceu essa função na Clínica Frei Damião, quando também era proprietário da mesma e depois na Clínica Medfísio.
Como cantor adotou estilos variados para atender melhor o seu público, destacando a MPB, e suas principais vertentes que são o rock, regional, samba e frevo.
Luciano Queiroz destaca que Alexandre Lacerda (músico e compositor cearamirinense), Dominguinhos e Luiz Gonzaga foram os músicos que mais o influenciaram.
Os principais locais onde costuma se apresentar, são os bares e restaurantes de Natal, destacando: Balada Petrópolis, Tábua de Carne e Bar do Suvaco, além de se apresentar em eventos particulares, além de eventos e projetos culturais.
Luciano Queiroz iniciou sua carreira musical profissionalmente, em 30 (trinta) de março de 1992, desta feita como vocalista da “Banda Toque de Classe”. Depois, fez parte dos grupos musicais “Odara” e “Sal da Terra MPB”. Além disso, foi integrante e formador do grupo “Samba da Terra”, especializado em sambas de raiz. Atualmente é o responsável pelo grupo “Forró de Ruma”, apresentando o melhor forró pé de serra.
No ano de 1996, Luciano Queiroz participou do Festival Canta Nordeste, onde defendeu a canção regionalista “Suor e Lágrimas”, em parceria com o músico e compositor Alexandre Lacerda. Essa música foi gravada recentemente por Roberta Karina, em seu disco “Meus Guardados”.
Luciano Lopes de Queiroz é casado com Tereza D’avila Fernandes de Carvalho, tem como hobbie a própria música e ultimamente está fazendo carreira solo, mas, sempre que solicitado, adapta a formação de sua banda aos orçamentos, festas e estilos do seu público e de quem contrata, colocando à disposição um extenso repertório composto por mais de 1700 músicas nos mais variados estilos.

Nenhum comentário: