quinta-feira, 2 de março de 2017

CEARÁ-MIRIM: ATUAÇÃO PARLAMENTAR CÂMARA MUNICIPAL APROVA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI QUE PROÍBE A PREFEITURA DE COBRAR DÍVIDAS DE CONTRIBUINTES INADIMPLENTES POR MEIO DE SPC E SERASA


A Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, aprovou em primeira discussão e votação na sessão ordinária da última quarta-feira 22/02, Projeto de Lei nº 005/2017, de autoria do vereador Carlos Magno da Rocha Ramalho-PSD, que proíbe o município de incluir nomes de contribuintes inadimplentes em serviços de proteção ao crédito como SPC, SERASA ou Cartórios de Protesto de Títulos.
A proposição foi apresentada e lida na sessão realizada em 14 de fevereiro último, e em seguida encaminhada à Comissão de Legislação, Justiça, Defesa do Consumidor e Redação Final para análise constitucional.
Após análise, a Comissão verificou que o referido Projeto atende aos requisitos básicos de admissibilidade e legalidade necessárias à sua aprovação.
O Projeto, visa revogar a Lei nº 1.749, de 19 de maio de 2016, que autorizou o Poder Executivo Municipal a utilizar como meio de cobrança, a inclusão de nomes de contribuintes inadimplentes e inscritos na Dívida Ativa Municipal, nos órgãos de proteção ao crédito como SPC, SERASA, bem como, Cartórios de Protesto de Títulos.
A Comissão que analisou o Projeto constatou, que o ato de cobrança aos contribuintes inadimplentes, por meio da inclusão de seus nomes no SPC, SERASA e Cartórios de Protesto de Títulos, é considerado dispositivo normativo ilegal por afronta à Constituição Federal no que tange aos seus princípios constitucionalmente amparados pelos atos provindos da administração pública expostos no art. 37 da referida Carta Magna do País.
Para o parlamentar Carlos Ramalho-PSD, autor do Projeto, o contribuinte já sofre demais com a alta carga tributária no Brasil.
Segundo ele, o município já dispõe de meios para a cobrança de seus créditos, como por exemplo, a própria inscrição na Dívida Ativa Municipal, e que portanto, valer-se de entidades privadas para a cobrança de seus créditos é chancelar abusos e mais uma ameaça aos cidadãos e comerciantes.
-----
Cordialmente,
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social
Jorge Moreira – (84) 99139-7320
Jorgemoreira2008@hotmail.com

Nenhum comentário: