sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sexta feira, 'vida que segue'...



ANTES COMO ‘QUARTEL DE ABRANTS’
Passada as comemorações dos 157 anos de emancipação política do Ceará Mirim, volta o curso normal leito do Rio Ceará Mirim. nesta sexta feira, 31, ponto facultativo nas repartições públicas do Município. Funciona apenas os serviços essenciais, tipo, hospital...

LUTO
O Presidente e liderança comunitária de Ceará Mirim, mais especificamente, do bairro Santa Águeda, Ivo Aquino, será sepultado nesta seta, 31. Ivinho, como também era conhecido, faleceu ontem pela manhã. Nosso pesar e, que Deus conforte toda família.

NOVA EMPREITADA
O blog registra a troca entre auxiliares do governo Robson Faria. O cearamirinense Júlio Cesar, que iniciou no governo na Casa Civil, foi para a empresa que administra os passivos do governo, agora é nomeado Diretor Presidente do DETRAN. Sucesso ao conterrâneo nessa nova empreitada.

PAVIMENTANDO
Nas comemorações alusivas aos 157 anos de emancipação política do Ceará Mirim, nas inaugurações de calçamento e posto de saúde pelo Prefeito Antônio Peixoto, segundo um ‘Observador’ da cena política do vale verde, destaque foi a presença do vereador Presidente da Câmara Municipal, Renato Martins.

CONCORRIDA
A Audiência Pública realizada pela câmara municipal de Ceará Mirim, proposta pelo vereador Presidente Renato Martins, para discutir alternativas e experiências exitosas em outros Estados, no setor canavieiro, foi bastante concorrida. A experiência do cooperativismo foi o ‘modelo’ encontrado em Pernambuco e na Paraíba para revitalizar o setor.

CONCORRIDA II
Diga-se concorrida pelos segmentos envolvidos do setor presente. Instituições financeiras, sindicatos, empresários, enfim, classe política, todos com o mesmo pensamento de revitalizar setor da cana de açúcar do Ceará Mirim. Algumas pessoas não acreditam nessa hipótese. Todavia, caso se queira voltar à prática de uma vocação que foi natural, esperar efeito dessa audiência que, por si só, teve apenas o papel de abrir a discussão. O tema será discutido em outra audiência pública, agora em nível estadual, logo que a Assembleia Legislativa volte do recesso.  Os vereadores cumpriram uma de suas atribuições.

EXPECTATIVA
Agosto promete no setor de radiodifusão do Ceará Mirim. As emissoras que estão para ser instaladas na cidade, segundo informações chegadas ao blog, processo já iniciou. Será uma comunitária e uma comercial. Chegada de novos veículos de comunicação ao Ceará Mirim, bom para o comércio local e regional, e, para profissionais do setor.

MAR DE LAMA
O clima de incertezas que paira sobre o País, nessa crise política, econômica e moral, tem deixado todos, pelo menos os de bom senso, com uma certeza. Surgirá um novo Brasil depois de todas as investigações e punições. Isso é que sociedade espera e deseja. Evidente que tem os oportunistas que são da teoria do ‘quanto pior melhor’.

DEMOCRACIA SOLIDIFICADA
Esse seja, talvez, o maior teste para nossa democracia, ainda jovem. As instituições democráticas, conquistadas a duras penas, sairão muito mais fortalecidas. Agora, ‘nadica de nada’ de deixar de apurar e punir todos os envolvidos nessas operações, em todos os níveis de Governos e instancias de poder. Não tem como esperar diferente dos responsáveis pela Justiça do País. Depois do exemplo do Ministro Joaquim Barbosa e, agora, do Juiz Federal Sergio Moro, espera-se que não se jogue absolutamente nada para debaixo do tapete. Por falar em debaixo do tapete, se dizia que antes o País tinha um ‘Engavetador’, hoje tem o Procurador.

POLÍCIA FEDERAL NA ÁREA


Mês de julho não será de boas lembranças para Maxaranguape. Operação Azius, desencadeada Polícia Federal, foi ao Município cumprindo mandado de busca e apreensão. Foco foi a Secretaria Municipal de Assistência Social. Investigação dão conta de desvio nos programas do Governo Federal – Bolsa Família e Pet. A servidora Janaina Miolo, como é conhecida, foi levada a sede da superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

 

Um comentário:

P disse...

Boa tarde nobre blogueiro.

O interessante é que a nota de esclarecimento emitida pela assessoria de comunicação da prefeitura de MAXARANGUAPE não guarda nexo com o que foi dito pelo delegado que está à frente das investigações.

Em nota a prefeitura afirma que as apreensões se referem a um procedimento judicial na prefeitura de Extremoz nos anos de 2004 a 2009. Isso causa-me bastante estranheza!

Em contrapartida - em entrevista concedida a TV Ponta Negra no programa patrulha da cidade - o delegado da policia federal que investiga o caso afirma que há possíveis envolvimentos de servidores da prefeitura de MAXARANGUAPE em FRAUDE no cadastramento de pessoas para o programa bolsa família. Em nenhum momento ele cita que os procedimentos são relativos a processo judicial em outra cidade e em tempos passados. O delegado ainda deu detalhes de como a possível fraude se procedia.

Pergunto:
1 - Se o procedimento judicial foi de Extremoz - como afirma a prefeitura - o que estaria a polícia federal fazendo na sede do CRASS em Maxaranguape levando documentos e ouvindo servidores? Será que eles errarem de município?
2 - Quem será que está tentando confundir ao invés de ser transparente?
3 - Já procurei por diversas vezes no site da Tribunal de Justiça do RN e não consigo achar e visualizar o processo judicial que consta a nota da prefeitura. Será que estou digitando algo errado?
4 - A quem serve um outro blogueiro que afirma em seu blog que "Os opositores veem essa matéria e usam para ataques políticos, isso sem nem saber da verdadeira origem dos fatos, apenas com irresponsabilidades, para confundir o cidadão"? Será que não seria mais honrado da parte dele deixar claro a sua posição partidária?

PS.: Parabéns pela sua postura isenta e equilibrada no blog prezando sempre em passar notícias e informações, sem partidarismos.

Abraços