quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Continuar é preciso...



RESTAURAÇÃO DA MATRIZ...
Obra no teto da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Ceará Mirim, em pleno andamento. Hora de a comunidade cristã continuar de mãos dadas para vermos em dezembro teto pronto. Trabalhadores estão otimistas quanto o prazo, porém, a colaboração e empenho de todos são fundamentais na perenidade da obra. 
É um trabalho também de muita paciência e cuidados. Momento não deixa ser histórico, mesmo em obra, Matriz não deixa de receber visitas. Quem tem a oportunidade de ir vê de perto o que estão fazendo, fica impressionado com a bela arquitetura da Matriz da padroeira de Ceará Mirim. 
Esta parte e as laterais estão prontas... 
Destacamos o esforço do administrador paroquial Padre Bianor e toda sua equipe que não tem medido esforços na restauração da Matriz.

TOMADA DE POSIÇÃO...


Ainda repercute no meio político do verde vale a provável renuncia do vereador Luciano Morais à liderança do governo Peixoto na câmara municipal. Para alguns observadores da cena política da terra do saudoso Edgar Varela, o fato do anuncio de deixar a liderança do governo causou certo espanto à população. Quem vive a política da taba ficou perplexo com a atitude do edil. Coisa corriqueira nas hostes partidárias e de governos saída e escolha de parlamentares para a função de líder. Talvez cause estranheza pelo grau de amizade entre o vereador e o prefeito, todavia, nadica de nada mudará nesse relacionamento pessoal. 
E, creio que, político administrativo também. Apenas o vereador tem o direito de concordar e discordar de setores do governo quando julgar necessário. Elogios e críticas fazem parte do exercício democrático do mandato popular.  

CENÁRIO PRONTO...
Muito se falou no início desta gestão e legislatura na possibilidade da volta da sorveteria na Praça Barão do Ceará Mirim. O cenário está pronto, basta que a iniciativa privada, quem sabe, tope a parada tomando a iniciativa de reconstruir o ‘velho’ point da cidade. Digo iniciativa privada face às dificuldades que o governo municipal do verde vale tem dito que enfrenta. 
Portanto, uma PPP - Parceria Público Privada devolveria o que, talvez, hoje, a juventude mais esteja aguardando em Ceará Mirim, claro, falando-se de entretenimento.  Por que o que todos querem mesmo é emprego, segurança, saúde, educação etc...

CEARÁ-MIRIM
 IFRN INICIA ATIVIDADES DO ANO DE 2013 EM CEARÁ-MIRIM COM A OFERTA DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO
Uma boa notícia para a educação de Ceará-Mirim.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Campus de Ceará-Mirim, inicia suas atividades letivas neste ano de 2013 no município com a oferta de dois cursos de "Formação Inicial e Continuada-FIC", através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC.
Com a visão de criar uma identidade tecnológica bem definida, o Campus irá ofertar os cursos de Operador de Computador e o de Reparador de Circuitos Eletrônicos, com 40 vagas cada, sendo que, para o de Operador de Computador, carga horária de 160h, e o de Reparador de Circuitos Eletrônicos 280h.
As inscrições já estão abertas no CRAS Urbano de Ceará-Mirim e as aulas terão início no dia 29 de outubro, no turno vespertino das 13h50 às 18h10.
Para garantir a vaga, o candidato deve se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social-CRAS Urbano de Ceará-Mirim, localizado no bairro Nova Descoberta, onde anteriormente funcionou o Centro de Múltiplo Uso, para fazer a sua pré-matrícula. Os que conseguirem as vagas deverão efetuar sua matrícula no IFRN para iniciar as aulas.
Na realização da pré-matrícula, será respeitada a ordem de chegada e o atendimento continuará a ser feito até o limite do número de vagas oferecidas, e os interessados deverão levar os seguintes documentos:
RG (original e cópia); CPF (original e cópia. Para menores de 18 anos, informar o número do CPF do responsável); Comprovante de residência (original e cópia); Comprovante de escolaridade (original e cópia); NIS (Número de Identificação Social - ou Pis/Pasep).
OS CURSOS
OPERADOR DE COMPUTADOR
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Escolaridade mínima para ingresso: Ensino Fundamental II Incompleto.
Habilidades previstas para o profissional certificado: Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritórios e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança de informação e de respeito à propriedade intelectual.
Carga horária: 160h - 40 vagas
Disciplinas: Leitura e produção de texto; Relação Interpessoal e Atendimento ao Usuário; Ética e Cidadania; Introdução ao Sistema Operacional; Internet; Editor de Textos; Planilha Eletrônica; e Apresentação Eletrônica.
REPARADOR DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Escolaridade Mínima para Ingresso: Ensino Fundamental II Incompleto.
Habilidades Previstas para o Profissional Certificado: Repara circuitos eletrônicos por meio de análises, instrumentos e rotinas, observando as normas de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
Carga horária: 280h - 40 vagas.
Disciplinas: Leitura e Produção de Textos; Matemática Aplicada; Informática Básica; Ética e Cidadania; Eletricidade Básica; Medidas Elétricas; Eletrônica Analógica; Eletrônica Digital; Eletrônica Industrial; Técnicas de Manutenção em Eletricidade; e Segurança do Trabalho em Eletricidade.
PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC, foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e implementado no mesmo ano no IFRN.
O objetivo é de ampliar e diversificar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Os cursos são gratuitos e presenciais nos Campi do IFRN, dando direito ao aluno de receber a bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, referente a despesas de material didático, fardamento, alimentação e transporte.
Para obter mais informações sobre o programa e os dois cursos que estão sendo oferecidos, procure o IFRN de Ceará-Mirim ou a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social-SEMTAS, localizada à rua Cap. José da Penha no bairro Passa e Fica, ou ainda pelo telefone: 3274-5911.
-----
Cordialmente,
Jorge Moreira
Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2557 / 9139-7320
E-mails:
jorgemoreira2008@hotmail.com
jorgemoreira2016@gmail.com
 

Nenhum comentário: