quarta-feira, 28 de abril de 2021

É TEMPO DE ESPERANÇAR

 


Em tempos de pandemia a palavra esperança, tornou-se alvo de muitas reflexões para muitas pessoas. Atualmente vivemos dias em que nos falta, essa tão falada e sonhada esperança. Mas, também existem dias que ela amanhece, trazendo expectativas de um novo recomeço.

Por isso nos remetemos ao livro sagrado, o qual fala de uma esperança que pode transformar pensamentos e acalentar almas, ressequidas pelo luto, pelas perdas e pelos desalentos, aos quais a devastação desse mal que está sobre a humanidade tem afetado.

No livro das sagradas escrituras, o profeta Jeremias em Lamentações 3.21 nos diz: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”.

Qual seria a esperança para a humanidade, num tempo ao qual poderíamos conjecturar como tempos de guerra? Guerra! Talvez sim, uma guerra contra um vírus. Seria uma terceira guerra mundial? Talvez sim. Até porque, levantou-se um grande e forte exército, vestidos de branco, que lutam incansavelmente para que muitos se mantenham vivos. Eles também são atingidos e muitos não resistem. Infelizmente, mas foram e são heróis, não se acovardaram, não transferiram seus medos, não recuaram, estão na linha de frente, tiveram esperança. E nesse esperançar, precisamos manter convicções e sentimentos que nos façam avançar com perseverança e altruísmo, nos tornarmos resilientes e empáticos. Olharmos o outro e vê-lo como alguém que precisa ser ouvido.

E como será esperançar para aquele que perdeu, não somente um familiar ou parente, mas também seu emprego, seu ganha pão. Como esperançar ao amanhecer e não ter aquela correria de pegar, o transporte para ir ao emprego, ou talvez ir à escola? Como não mais ter aquele corre, corre, que nos fazia chegar ao fim do dia e estarmos tão exausto e já pensativos em como seria o próximo dia. Esse novo tempo nos fez parar e refletirmos que, o esperançar, necessita da nossa busca, dos nossos recomeços, da nossa ressignificação, o tempo não parou. Continuamos um dia após o outro, e essa luz que ao amanhecer recebemos do nosso criador, nos deve incentivar a levantarmos, nos pôr de pé e lutarmos, usarmos as forças que nos são concedidas, pelo Pai Eterno e fazermos, por nós, pelos nossos e por aqueles que partiram. Porque cada um deles deixaram um legado, que precisa estar vivo em nossas memórias.

É tempo de esperançar, sim, renovar, restaurar, ressignificar e encarar o tempo de desafios, tendo a esperança da vitória, da conquista, numa adaptação a um novo normal, que está presente hoje em nossas vidas.

A todos os familiares, parentes e amigos daqueles que partiram, vítimas da COVID-19, nossos sinceros sentimentos, só Deus com as doces consolações do Espírito Santo para os confortar.

É tempo de esperançar. Hoje é esse tempo.

 

Edineide Silva Santiago

Pedagoga

Especialista em Literatura e Ensino


Nenhum comentário: