quarta-feira, 31 de maio de 2017

MENOS MAL...

Senado aprova fim do foro privilegiado em segundo turno

Proposta é encaminhada agora para votação na Câmara dos Deputados


BRASÍLIA -No dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento sobre o assunto, o Senado aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira, praticamente por unanimidade, com 69 votos e uma abstenção, proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com o foro privilegiado por prerrogativa de função para 54 mil autoridades, inclusive integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. A matéria foi encaminhada para a Câmara dos Deputados.
Pela proposta, o foro privilegiado só será mantido para o presidente e o vice-presidente da República, para os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara e do Senado, no caso de crimes relacionados ao mandato.
Entre a votação do primeiro e do segundo turno, o relator da PEC, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), recuou e manteve a exigência de os plenários da Câmara e do Senado serem consultados sobre a manutenção da prisão de deputados e senadores em caso de flagrante de crime inafiançável, como ocorreu com o então senador Delcídio Amaral (PT-MS).
Randolfe havia derrubado essa prerrogativa dos parlamentares, mas disse que teve que restabelecê-la para viabilizar a aprovação da proposta em segundo turno:
- Não é o ideal, mas não houve acordo.
Durante a tarde, senadores cobraram a votação da proposta de emenda constitucional por causa do julgamento no STF.
- Nós corremos o risco de sermos atropelados pelo Supremo Tribunal Federal, que tem, na pauta de hoje, essa questão relacionada a restrições ao foro privilegiado - disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), em discurso no plenário.

Nenhum comentário: