terça-feira, 10 de janeiro de 2017

FAROL


SERVIÇO PÚBLICO: Alguns novos gestores buscam empreender um novo modelo de gestão. Do ponto eletrônico a dois expedientes. Comenta-se pelas redes sociais que dois expedientes no serviço público, foi comprovado que dá prejuízo. Bem, o tempo é outro!
LIMPEZA PÚBLICA: O resíduo sólido das cidades (lixo) tem sido o grande problema, e solução para algumas gestões. Deixando a cidade às traças, ou mesmo limpando-a, dependendo do contrato com à empresa, há solução para todos os gostos!

Lixo é para ser limpo: Por falar em lixo, um ‘Observador’ da cena política de um Município do litoral norte potiguar disse: ‘Certamente esse lixo que vemos hoje nessa quantidade, jamais é o mesmo  nem igual ao ‘lixo humano’ de outrora’! Bom se comunicar com a sociedade! Informação é poder!

 Experiência e dinamismo: O Presidente da câmara municipal de Ceará Mirim, vereador Ronaldo Venâncio(PV), planeja algumas ações para sua nova empreitada. Gabinete para os edis está nos planos da Presidência. Visibilizar as ações  do poder legislativo, também no planejamento da mesa diretora! 
Em seu discurso de posse, o Presidente afirmou que buscará união da casa em defesa do Ceará Mirim. O legislativo precisa ser forte, disse.  


Compromisso: O Presidente da câmara municipal de Maxaranguape, vereador Crizaldo Meira(PCdoB), reafirmou em seu discurso de posse que, ‘as sessões ordinárias da câmara a partir de agora, serão transmitidas ao vivo para que a sociedade possa acompanhar o trabalho do seu vereador’. Todos aguardando essa novidade!
Rolo compressor: Em duas sessões extraordinárias já realizadas  pela câmara municipal de Maxaranguape, matérias foram apreciadas e votadas, com dispensa de parecer de comissões. Matérias do poder executivo. 1- Reforma administrativa; 2- Lei Orçamentária Anual e 3- reajuste para Secretário. Matérias aprovadas, exceto a de aumento. Votou contra, vereadora Jarleane.

Nenhum dos três senadores potiguares foi a todas as sessões em 2016; veja o ranking da assiduidade

Além de Reguffe, o único a ter 100% de presença, outros quatro senadores tiveram apenas uma ausência ao longo do ano
Em seu primeiro mandato, o senador Reguffe (sem partido-DF) foi o único a comparecer a todas as sessões reservadas a votação em 2016. Outros quatro registraram uma única ausência em todo o ano: o candidato à presidência do Senado e líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS). Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco, que também apontou o senador Fernando Collor (PTC-AL) como o mais ausente do ano, excluído os casos motivados por problemas de saúde. Collor faltou uma a cada três sessões.
Os dois senadores que mais se ausentaram das sessões de 2016 enfrentaram problemas de saúde ao longo do ano: Jader Barbalho (PMDB-PA), que somou 62 faltas, e Rose de Freitas (PMDB-ES), que faltou 30 vezes. Ambos se valeram de licenças de saúde. Ainda assim, Jader foi o campeão em ausências não justificadas. O senador deixou 18 faltas acumuladas sem justificativa.
Rose chegou sobre uma cadeira de rodas para votar o afastamento de Dilma. Segundo a assessoria da peemedebista, a capixaba sofreu uma ameaça de acidente vascular cerebral (AVC) no início do ano. Mesmo assim, 12 faltas dela ficaram sem justificativa. Entre os dois peemedebistas, apenas Davi Alcolumbre (DEM-AP) deixou mais faltas injustificadas (17, ao todo).
“A ausência, lamentavelmente, deixou de ser justificada pela chefia de gabinete à época. Em outras ocasiões, a senadora estava presente na Casa, mas, envolvida em negociações políticas à frente da presidência da Comissão Mista de Orçamento ou da liderança do governo no Congresso, e, por isso, não registrou presença”, disse o gabinete da parlamentar capixaba.
Das 91 reuniões de que deveria participar até o início de dezembro, Collor faltou a 30. Dessas, 25 foram justificadas por ele, todas para realizar alguma atividade parlamentar. Esse tipo de explicação é a mais comum entre as usadas pelos senadores para escapar do desconto no salário, previsto para quem faltar sem justificar.
Na prática, a atividade parlamentar pode ser qualquer coisa que o congressista fizer em Brasília, no seu estado ou no exterior. Depois de Collor, o senador que mais apresentou esse tipo de justificativa foi Zezé Perrella (PTB-MG). O petebista faltou a 25 sessões (23%) das 91 realizadas entre o início de fevereiro e 8 de dezembro, data em que o levantamento foi concluído. Ele atribuiu 23 dessas ausências ao exercício de atividades parlamentares.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também faltou a 25 sessões, empatando com Perrella. Mas apresentou justificativas detalhadas. Lídice tirou três licenças por motivo de saúde e se ausentou 11 vezes para desempenhar atividades parlamentares fora do Senado. A senadora viajou aos Estados Unidos, ao Uruguai, a Portugal e a Marrocos em missão oficial.
“Todas as ausências em sessões deliberativas foram justificadas, conforme determina o regimento do Senado, e estão oficialmente registradas no Diário Oficial da Casa. Essas ausências se deram por participação como membro de colegiados internacionais. Também integrei delegações oficiais brasileiras representando o Senado”, disse a senadora à Revista Congresso em Foco.
O levantamento considerou as 91 sessões deliberativas realizadas entre o início de fevereiro e 8 de dezembro. Depois dessa data, o Senado realizou outras duas reuniões reservadas a votação, mas os dados não estavam disponíveis até o fechamento da reportagem. Ao todo, nas 91 sessões contabilizadas, os senadores acumularam 883 faltas, o que representa um índice de 14%, percentual equivalente ao contabilizado em 2015. Dessas, 656 foram justificadas – ou seja, de 74%, apenas 2% a menos que no ano anterior. As outras 232 não tiveram qualquer tipo de explicação dos parlamentares.
Fonte: Congresso em Foco

Refinaria de Guamaré bate recorde em produção de querosene de aviação


 A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), localizada em Guamaré, bateu mais um recorde de produção de querosene de aviação (QAV) na última semana de 2016: 17 milhões de litros mensais. A informação foi divulgada pelo diretor presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE/RN) e especialista na área de energia eólica, Jean­Paul Prates.
O recorde de produção da refinaria significa a possibilidade de abastecimento local de mais de 800 voos por mês.
Segundo Jean­Paul, a refinaria já tem capacidade de ir a 21 milhões de litros por mês de QAV, apesar do limite atual da produção determinado pelo Plano Nacional de Abastecimento.
"Não me canso de elogiar a competência técnica, a perseverança e a dedicação da equipe da RPCC em mostrar como é viável e importante a produção de derivados de petróleo aqui no Rio Grande do Norte. Parabéns à equipe Petrobras/RPCC", declarou o Jean­Paul em rede social.
Três candidatos concorrem à presidência da FEMURN; eleição será na Fiern

Três candidatos fizeram o registro de candidatura para presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN. As candidaturas foram registradas nesta segunda-feira (09), cinco dias antes da eleição, que será na próxima sexta-feira, 13. Benes Leocádio, ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da FEMURN, Dagoberto Bessa, prefeito de Severiano Melo, e Rivelino Câmara, prefeito de Patu, vão disputar a presidência da Federação.
A eleição irá ocorrer na sede da Fiern, em Natal, com primeira convocação às 8h, e é necessária a presença de metade mais um dos membros filiados para que a eleição aconteça. O resultado deverá ser divulgado até às 12h da sexta-feira.
O atual presidente da FEMURN, Ivan Lopes Júnior, que encerra seu mandato a frente da Federação na sexta-feira, considerou como positivo as candidaturas: "Historicamente, a FEMURN elegia seus presidente por aclamação, até a última renovação de mandato, quando tivemos uma disputa de duas chapas. Agora, com três candidatos inscritos, a discussão sobre o trabalho da Federação e a luta municipalista só aumenta, e é muito bom que possamos discutir as melhores propostas para a Federação", considerou Ivan.
PRINCIPAIS PAUTAS
O futuro presidente da FEMURN deverá dar continuidade à luta municipalista, gerando conquistas para as cidades e fornecendo apoio aos atuais gestores. Para Ivan Júnior, a principal pauta é a regularização de repasses justos para os municípios.
Segundo Ivan, "é inadmissível que os municípios ainda vivam com o pires na mão, na busca de recursos que lhes são de direito, mas que sofrem defasagem, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", considerou. Além de recorrentes quedas, em 2016, o FPM teve um número recorde de prefeituras com os recursos bloqueados: 59 cidades.
O Presidente também lembrou da luta da FEMURN por uma nova divisão tributária, que possibilite mais recursos aos municípios. Além da briga por mais recursos, também são pautas importantes da FEMURN a nova lei da repatriação, e a não devolução de recursos do Fundeb (fundo nacional de desenvolvimento da educação).
Chapas inscritas:
CHAPA 1 – Dagoberto Bessa (Severiano Melo) – Presidente; Neyde Suely (Pedro Avelino) – 1ª Vice-presidente; José Gaudêncio (São Miguel) – 2º Vice-presidente; Francisco de Assis (Touros) – 3º Vice-presidente; Manoel Veras (Campo Grande) – 4º Vice-presidente; Marcelo Filho (Bodó) – 5º Vice-presidente; Anônio Modesto (Tibau do Sul) – Secretário-geral; José Renato (São Miguel do Gostoso) – 2º Secretário; Manoel de Freitas Neto (Portalegre) – Tesoureiro; Jodoval Pontes (Japi) – 2º Tesoureiro; José Célio (Venha Ver), Josinaldo Sousa (Tibau), Maria Helena Queiroga (Olho D’água dos Borges), Adolfo Neto (Francisco Dantas), Jessé Nildo (Riacho de Santana), Rosânia Teixeira (Serrinha dos Pintos) – Conselho Fiscal.
CHAPA 2 – Benes Leocádio – Presidente; José Cassimiro (São Paulo do Potengi) – 1º Vice-presidente; Luis Eduardo (Maxaranguape) – 2º Vice-presidente; Maria Bernardete (Riacho da Cruz) – 3ª Vice-presidente; Thales André (Major Sales) – 4º Vice-presidente; Robson de Araújo (Caicó) – 5º Vice-presidente; Alessandru Emmanuel (Campo Redondo) – Secretário-geral; Suely Fonseca (Jardim de Angicos) – 2ª Secretária; Laerte Ney (Rio do Fogo) – Tesoureiro; Mara Cavalcanti (Riachuelo) – 2ª Tesoureira;  Anteomar Ferreira (São Tomé), Francisco das Chagas (Afonso Bezerra), Patrícia Targino (Pedro Velho), Luiz Antônio (Pedra Preta), Antônia Ferreira (Lajes Pintadas), Marina Dias (Jandaíra) – Conselho Fiscal.
CHAPA 3 – Rivelino Câmara (Patu) – Presidente; Jeane Souza (Alexandria) – 1ª Vice-presidente; Gustavo Soares (Assú) – 2º Vice-presidente; Iraneide Xavier (Areia Branca ) – 3ª Vice-presidente; Allan Silveira (Apodi) – 4º Vice-presidente; Josimar Ferreira (Santo Antônio) – 5º Vice-presidente; Berg Lisboa (Goianinha) – Secretário-geral; Alexandre Dantas (Parelhas) – 2º Secretário; Shirley Targino (Messias Targino) – Tesoureira; Valderedo Nascimento (Ipanguassú) – 2º Tesoureiro; Polion Medeiros (São Fernando), Maurício Damascena (João Câmara), Antônio Modesto (Tibau do Sul), Neide Suely (Pedro Avelino), Zé Antônio (Serrinha), Leonardo Lisboa (Passa e Fica) – Conselho Fiscal.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FEMURN

José Vanildo é anunciado como novo secretário de esportes de Natal
Atual presidente da Federação, Zé vai comandar a Secretaria Municipal de Esportes na nova gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves.


O presidente da Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, foi anunciado nesta terça-feira (10) como novo titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Natal. Advogado de formação, José Vanildo é procurador aposentado da Câmara Municipal de Natal e já ocupou por duas vezes o cargo de secretário municipal de mobilidade urbana (STTU).
“Fui convidado pelo prefeito para assumir a pasta e aceitei. A Secretaria estava um tanto sem visibilidade. Vou continuar presidente da Federação de Futebol e buscar melhorias para o esporte da nossa cidade através de convênios. A ideia é dar mais visibilidade a Natal neste quesito”, disse em entrevista exlclusiva ao Portal Agora RN.
Recentemente, Vanildo foi um dos grandes responsáveis por bancar o retorno da Seleção Brasileira à capital potiguar, situação que não acontecia há mais de três décadas. Brevemente, o novo secretário deverá anunciar seus parceiros na nova função. Fonte: Agora RN



Nenhum comentário: