quarta-feira, 29 de maio de 2013

Em dia...

CEARÁ-MIRIM
 
 
PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM DECRETA PONTO FACULTATIVO EM ÓRGÃOS MUNICIPAIS NESTA SEXTA-FEIRA 31 DE MAIO
O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquico e fundacional, na próxima sexta-feira 31/05 em alusão ao feriado nacional de Corpus Christi na quinta-feira 30 de maio.
De acordo com o Decreto nº 2.245 de 28 de maio de 2013, durante o feriado e o ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento à população por meio de escala de serviços ou plantão.
Dessa forma, ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, plantão do SAAE e Defesa Civil.
A ORIGEM
O "Corpus Christi" é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Em muitas cidades brasileiras e portuguesas, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII.
A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real de "Cristo Todo", no pão consagrado.
 
MEIO AMBIENTE
 
FÓRUM ECOLÓGICO ABRE A XI SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM CEARÁ-MIRIM
 
O V Fórum Ecológico de Ceará-Mirim abre na próxima segunda-feira 03/06 a XI Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema: "Produção e Consumo Sustentáveis", promovida pela Prefeitura de Ceará-Mirim
Esse projeto, é desenvolvido por intermédio das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Educação (Setor de Educação Ambiental); Agricultura e Abastecimento; Juventude, Esporte, Cultura e Lazer; Saúde; e com o apoio das demais secretarias e órgãos do governo.
O evento acontece de 03 a 06 de junho, e a solenidade de abertura está marcada para a próxima segunda-feira 03/06 a pártir das 8h no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural, por ocasião da realização do V Fórum Ecológico, com a presença do prefeito Antônio Peixoto.
Durante a semana serão realizadas diversas atividades como o plantio de árvores, oficinas, palestras, exposição trabalhos feitos a partir de material reciclável, entre outras atividades.
O evento mobilizará órgãos ligados ao meio ambiente, à defesa e aproveitamento de recursos naturais, consumo e produção sustentáveis, bem como, escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, ONGs, e etc...
A XI Semana Municipal do Meio Ambiente de Ceará-Mirim, terá como objetivo, conscientizar a população, autoridades, poderes públicos, instituições, sobre a necessidade da produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, como também, educação ambiental.
É importante frisar, que o evento objetiva também, reunir escolas, associações, empresários e profissionais das mais diversas áreas e setores públicos e privados, para se constituir juntamente com a sociedade do município, ações que possam ajudar a conter os efeitos do aquecimento global, e as transformações em Ceará-Mirim, discutindo exaustivamente o tema proposto.
PROGRAMAÇÃO
A XI Semana Municipal do Meio Ambiente de Ceará-Mirim, tem início na próxima segunda-feira 03/06, com a solenidade de abertura do V Fórum Ecológico, às 8h no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural, com palestra de Lidiane Freire de Jesus, técnica em cooperativismo, especialista em economia solidária e desenvolvimento territorial. O tema da palestra será: "Produção e Consumo Sustentáveis para uma melhor qualidade de vida".
No dia 04/06, na Estação Cultural, das 8h às 11h, Oficina sobre como reaproveitar material reciclável através de jogos pedagógicos, ministrada por Maria da Conceição da Luz Silva.
E das 14h às 17h, Oficina sobre como reutilizar, articulando o processo sustentável, ministrada por Joana D'arc.
No dia 05/06, das 8h às 12h, na Praça Onofre José Soares, Exposição de trabalhos confeccionados com material reciclável pelos artesãos cearamirinenses.
E no dia 06/06, das 8h às 12 na Estação Cultural, Seminário de apresentação da 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com a participação das seguintes escolas municipais: Adele de Oliveira; Dr. Júlio Senna; Dr. Augusto Meira; Madalena Antunes Pereira; Professora Maria Bernadete Barbosa (Massaranduba); e Alcides Câmara (Capela).
-----
Cordialmente,
Jorge Moreira
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2557 / 9139-7320
 
AMÉRICA DEIXA ESCAPAR VITÓRIA...
 
 
Em mais um jogo em sua nova casa, o América não consegue mostrar um bom futebol e deixa escapar a primeira vitória. Bem verdade que o time rubro está investindo em novas contratações, mas ainda não encontrou esquema tático e condicionamento físico ideais para render bem nos 90 minutos de jogo.
 
 
Ontem, contra o Icasa, o América abriu o placar aos 2 minutos, mas não suportou a reação e pressão do time cearense que empatou a partida ainda no primeiro tempo. O público de 709 torcedores divulgado à imprensa, mais uma vez é contestado por todos que foram ao estádio Barrettão.
 
 
Enquanto o Ministério Público não tomar uma providência em relação a renda e público nos estádios, os dirigentes continuarão 'mascarando' o resultado dos jogos, com isso frustrando o torcedor que deseja vê o retorno da compra do ingresso para ajudar seu clube.
Ontem foi uma noite de reencontro de amigos, Linchon, árbitro de futebol com quem fiz o curso de árbitro de futebol aqui em Ceará Mirim, hoje ele é inspetor de arbitragem da CBF.
 
 
Quem esteve no Barrettão ontem foi Aquino Neto, vereador de Natal e proprietário da rádio Satélite FM 87.
 
 
A cobertura fotográfica foi de Iranildo Pontes e deste blogueiro e jornalista Iran Costa.

Nenhum comentário: