A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causas Animais (SEMMACA), realizou na manhã desta quarta-feira, 05, uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e SAAE, para conter um princípio de incêndio registrado na área próximo ao CEEP e do condomínio Parque das Hortências, no bairro Planalto.
O fogo, que teria sido provocado de forma deliberada, foi identificado ainda no início pelas equipes de monitoramento ambiental da SEMMACA. A rápida mobilização foi essencial para impedir que as chamas se alastrassem pela vegetação local, evitando danos maiores ao ecossistema e possíveis riscos à comunidade escolar e aos moradores do entorno, bem como, chegar ao Parque Boca da Mata.
A equipe da SEMMACA acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local e realizou o controle do fogo com técnicas de contenção e rescaldo, garantindo a completa extinção do foco de incêndio.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Causas Animais destacou a importância da colaboração entre os órgãos e reforçou o alerta à população:
“A atitude irresponsável de colocar fogo em áreas verdes coloca toda a comunidade em risco e causa prejuízos ambientais graves. Continuaremos intensificando as ações de fiscalização e conscientização, mas contamos com o apoio da população para denunciar práticas irregulares.”, ressaltou, José Roberto.
A Prefeitura reforça que colocar fogo em áreas de mata ou terrenos é crime ambiental, sujeito a penalidades previstas em lei. Denúncias podem ser feitas junto à SEMMACA ou aos canais oficiais do Corpo de Bombeiros.
Com o período de altas temperaturas e baixa umidade, o município alerta para o aumento no índice de queimadas e reforça o compromisso em proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população.

.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário