Unidade será 11º deste tipo de equipamento no Estado, sendo que seis já estão em funcionamento
A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta quinta-feira (25), a Ordem de Serviço para a construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) em Mossoró.
Com um investimento de R$ 16 milhões, a escola será a 11ª unidade deste tipo de equipamento no Estado, sendo que 6 já foram inauguradas e estão em funcionamento: Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria, Tangará e Santana do Matos. Este número se soma a três outras já federalizadas: Umarizal, São Miguel e Touros, além do IERN de Areia Branca, que será inaugurado ainda nesta quinta-feira (25).
Uma 12ª unidade está em tratativas no município de São José do Mipibu. A Educação Profissional e Tecnológica tem se consolidado como uma vertente essencial do ensino médio no Rio Grande do Norte, oferecendo oportunidades de formação técnica e qualificação para milhares de estudantes.
A conclusão dos IERNs amplia a oferta destes cursos técnicos integrados ao ensino médio e os investimentos na formação de estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado.
"Aqui será erguida uma escola lindíssima e vai renovar a esperança da juventude de Mossoró e de toda essa região por melhores dias, porque numa escola com esse perfil, o jovem vem para cá e sai com uma preparação para o trabalho. Portanto, ele se coloca numa situação muito mais adequada para ele conseguir um lugar ao sol", celebrou a governadora Fátima Bezerra, que também mencionou as dificuldades até se chegar a este momento de entrega.
"Isto era um compromisso que nós havíamos assumido ainda no primeiro mandato, eu anunciei a construção de 12 institutos. Esta unidade de Mossoró já deveria ter sido entregue há muito tempo. Já poderia, inclusive, estar em funcionamento. Infelizmente vocês sabem, houve muitas dificuldades no que diz respeito à questão da parceria com a Prefeitura. Muitas cidades, os prefeitos tiveram todo o interesse com a contrapartida do terreno, alguns inclusive chegaram a comprar, afinal de contas é um investimento para todo o sempre", finalizou a governadora.
"Isso aqui vai ser um templo de saber, porque é uma escola técnica profissional voltada para a inovação, para a tecnologia e com isso nós temos, sem dúvida nenhuma, um equipamento que vai fazer um diferencial muito grande na educação da nossa região. Vamos aqui poder formar jovens para o mercado de trabalho, para enfrentar a universidade se quiserem, então, de fato, nós estaremos fazendo uma formação diferenciada", declarou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Segundo ele, a obra deve ser iniciada já no próximo mês e tem previsão de conclusão de um ano e levará o nome do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Felipe Caetano, falecido em dezembro de 2020, vítima da Covid-19.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, ressaltou que a rede estadual de educação profissional cresceu significativamente nos últimos cinco anos. Agora, com o IERN de Mossoró, os cursos técnicos e de qualificação estarão presentes na região Oeste do estado. "Nós vamos ter, talvez, a mais importante obra da educação básica dessa região. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia vai chegar aqui a Mossoró e, sobretudo, vai se instalar aqui no bairro Santo Antônio, que é um bairro que carece de mais equipamentos de ordem social, de prestação de serviços públicos. É um bairro numeroso, tem uma demanda muito grande para a educação e especialmente para a educação profissional. Então, hoje é o nosso dia, é o primeiro passo para essa grande conquista, que será um grande legado que a governadora Fátima Bezerra vai deixar aqui para Mossoró", encerrou. Governadora Fátima Bezerra assina ordem de serviço para construção do IERN de Mossoró
Nenhum comentário:
Postar um comentário