sexta-feira, 24 de junho de 2022

Natal investiga primeiro caso suspeito de varíola do macaco

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) registrou um caso suspeito de monkeypox ou “varíola do macaco”, nesta quinta-feira (23). O órgão comunicou que a suspeita é investigada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/Natal).

O paciente é um homem que tem histórico de viagem para Espanha e contato com um caso confirmado na Europa. Não foram divulgados mais detalhes.

Segundo a SMS, o paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

A pasta informou que iniciou a investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN – Cievs/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional – Cievs/Nacional, bem como comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para levantamento dos comunicantes do voo.


Nenhum comentário: