quarta-feira, 15 de agosto de 2018

De volta para melhor informar...

Entrevista: Gláucio Tavares


Pré-candidato a deputado federal de Ceará Mirim diz que Congressistas do RN devem ser demitidos 


01 - Quem é o pré-candidato a deputado federal Gláucio Tavares?
G. T. - É um pré-candidato a deputado federal de Ceará Mirim, filho de Dudu da Mercearia e Amélia Tavares, que diante da patifaria feita pelos atuais deputados federais da bancada do Rio Grande do Norte, vem a disponibilizar o seu nome para deputado federal com objetivo de trabalhar com zelo e dedicação, precipuamente, em prol do nosso Município e Região do Mato Grande. Pretendo colaborar na Câmara Federal para que a política atenda a necessidade das pessoas que mais precisam do aparato governamental, em contraposição a grande maioria dos atuais deputados federais do RN que se colocaram sistematicamente contra os anseios populares, ao lado do governo golpista e corrupto de Temer. Sou farmacêutico formado pela UFRN e Bacharel em Direito formado pela UERN, com pós-graduação em Direito Penal e Direito Tributário. Conto com experiência tanto na área de saúde pública, pois já atuei como farmacêutico concursado da Prefeitura de Taipú, quanto na seara jurídica, como servidor concursado da Justiça estadual. Importa ressaltar, ademais, que sou um pré-candidato com a ficha limpíssima porque jamais fui réu em nenhum processo penal, cível ou administrativo. Além disso, defendo a idéia que as pessoas que convivem em Ceará Mirim e Região votem em candidatos a deputado da nossa Terra, tendo em vista que os outros municípios do RN, do porte de Ceará Mirim, elegem seus deputados, só Ceará Mirim não. Isto é muito prejudicial para a defesa dos interesses da nossa Região e para o desenvolvimento da nossa comunidade.


02 - Gláucio, por que você vai ser candidato a deputado federal? Por que não candidatura a deputado estadual? Não seria mais fácil?


O desejo de ser candidato a deputado federal surgiu da indignação com a atuação dos atuais representantes do RN no Congresso Nacional. Eles são péssimos. Votaram sistematicamente contra os interesses do povo. Se alinharam ao golpe da quadrilha de Temer e Eduardo Cunha. Além disso, muitos deles são envolvidos em corrupção, como o deputado Fabio Farias, que é suspeito, juntamente com o pai, o governador Robinson Farias, de ter recebido dinheiro sujo da JBS, cerca de dez milhões de reais, conforme revelado na delação do executivo Ricardo Saud; Rogério Marinho é outro que responde processo por crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro; José Agripino não fica de fora, responde por crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro... Os atuais protagonistas da política do RN devem ser demitidos pelo povo.

03 - Gláucio, você entrou nessa disputa com o propósito de vitória, ou quer só ganhar notoriedade para as próximas eleições?


G. T. - Entrei na disputa para ganhar e ser o deputado federal da nossa Terra. Fui candidato a deputado em 2010 e depois não fui candidato mais a nada. Não se trata de busca de notoriedade. Não tem plano B. Isto porque, o meu partido, o PSOL, por ser um partido que tem 12 pré-candidatos a deputado federal em igualdade de condições, sem nenhum ser político com as mãos sujas, respondendo processos ou denúncias de corrupção, terá um crescimento significativo nestas eleições de 2018. Vislumbramos, com isso, que o PSOL alcance o coeficiente eleitoral do cargo de deputado federal. Nesse contexto, estou na disputa, mesmo promovendo uma eleição limpa, sem os vícios da política tradicional, porque estou competindo com pessoas com capital político semelhante. Nós representamos a renovação dessa política podre das oligarquias, de cargos repassados de pais para filhos, com a prática hedionda de compra de votos, aproveitando-se da miséria da nossa gente. Contudo, há algo mais especial a ser conquistado. Estamos dando continuidade ao processo de superação do complexo de inferioridade que impedia um cidadão de Ceará
Mirim pensar em defender a nossa Região nas casas legislativas, seja na Assembleia estadual ou Câmara Federal. No cenário político atual, há viabilidade em concretizar o nosso sonho de representar nossa Terra na Câmara Federal.


04 - O eleitor evoluiu a ponto de eleger candidatos sem a prática de compra de votos? E as lideranças locais vão ter sucesso em transferir votos para candidatos de outras regiões?

G. T. - Na minha óptica, a consciência do eleitor evoluiu muito com o amplo acesso aos meios de comunicação, como por exemplo o seu blog, Facebook, Whatsapp etc. Houve uma democratização da informação, de modo que os malfeitos dos políticos canalhas dificilmente ficam abafados por muito tempo. E isso está ensejando uma evolução na consciência crítica do eleitor. Por outro lado, o abuso do poder econômico nas eleições tende a ser menor: uma porque, com o aumento da fiscalização da sociedade, exigindo maior transparência no manejo do erário público e a proibição da doação de empresas a candidatos, o dinheiro sujo nas eleições será menor, de forma que a compra de votos diminuirá. Além disso, a maior conscientização política dos eleitores suplanta a eficácia da compra de votos, pois cada vez mais parcela maior do eleitorado do balcão de votos vão receber os donativos da corrupção, mas não vão votar nos corruptores. No âmbito local, o que venho percebendo é que o povo de Ceará Mirim não está à toa, disposto a votar em qualquer candidato porque é o candidato indicado pelo prefeito ou pelo vereador cicrano ou beltrano. Tem que se explicar porque há de se votar em um determinado candidato a deputado federal ou estadual. Nesse passo, verifica-se que a dificuldade para apresentar candidatos alienígenas é de todas as lideranças políticas. Tenho observado que a vontade livre do povo de Ceará Mirim é votar em um candidato a deputado federal ou estadual do nosso convívio.


05 – Quais suas propostas de atuação no Congresso Nacional?


G. T. – A nossa plataforma de trabalho tem como centro o combate a imensa desigualdade social que marca o Brasil. Nós vivemos em que país rico, que tem condições materiais de promover uma vida digna a todos os seus compatriotas.
O patrimônio do Brasil, com muitas terras agricultáveis, água doce em abundância, incontáveis riquezas minerais, dentre as quais desponta uma das maiores reservas de petróleo do mundo, não combina com a pobreza da população do nosso país. A pobreza no Brasil é uma decisão política. O sistema financeiro da dívida pública suga toda a riqueza da nação, tornando precários os serviços públicos e, por fim, resulta no caos social vivenciado por nossa geração. O orçamento, que era para ter como prioridade garantir serviços públicos de qualidade, destina mais de 50% para o denominado “pagamento e rolagem da dívida pública”, que é um poço sem fundo, um esquema imoral de subtrair a riqueza da nação e que serve como pano de fundo para justificar contenções de investimentos nos serviços públicos, provocando, por fim, a estúpida concentração de renda do Brasil. Nesse cenário, pretendemos votar projetos a favor da melhoria dos serviços públicos. De imediato, estaremos a favor da revogação da agenda golpista de Temer, o que impôs retrocessos nas conquistas sociais e desenvolvimentista do Brasil. Devemos, pois, no Congresso Nacional, propor a revogação da Emenda Constitucional n° 95/2016, a EC da morte, que limita o investimento em serviços públicos no importe do orçamento de 2017 até 2038. Com isso, os serviços públicos de educação, saúde e segurança pública, que já são insuficientes, ficarão gradativamente piores, e tudo para destinar mais dinheiro para os banqueiros. Trabalharemos também para a revogação da Lei do Repreto e a repristinação da Lei de Partilhas, de modo que novamente os frutos oriundos da exploração do petróleo brasileiro sejam compartilhados por toda nossa gente, destinando-os a melhoria da educação e da saúde, e não entregues a petroleiras internacionais. Defendemos a revogação da Reforma Trabalhista, que retirou mais de cem direitos dos trabalhadores, precarizando os contratos de trabalho e causando mais de 280 mil demissões. Buscaremos a extinção da Desvinculação de Receitas da União, renovada pela Emenda Constitucional n° 93/2016, que retira grande parte das contribuições sociais para o buraco sem fim da dívida pública, novamente em benefício dos banqueiros, e confere a falsa impressão de que a Previdência Social é deficitária. Além desses pontos, lutaremos com unhas e dentes para trazermos investimentos para nossa Terra, através de emendas parlamentares entre outra possibilidade de atuação. Em resumo, eu serei um candidato
transparente, que sabe o que vai fazer. O eleitor pode me escolher sabendo que tenho conteúdo e trabalho a desenvolver.

06 – Em quem Gláucio pretende votar para presidente da República e governador do RN?


G. T. - Voto nos candidatos do PSOL. Temos para presidente Guilherme Boulos, grande ativista dos movimentos sociais, além de ser muito preparado; para governador do RN, o Professor Carlos Alberto, também muito preparado e com propostas firmes e executáveis para retirar o RN desse caos provocado pelo governador Robinson Farias e sua turma. O PSOL apresenta também, para o Senado, o Professor Lailson e a Professora Telma Gurgel. Aqui em Ceará Mirim, o PSOL apresenta a Professora e ambientalista Ana Cristina como candidata a deputado estadual, bem como o aguerrido sindicalista e vereador de Natal, o também filho de Ceará Mirim Sandro Pimentel.

07 - Deixe uma mensagem para o eleitor que ainda não sabe em quem votar para Deputado Federal.


G. T. - Primeiro, o eleitor não deve trocar, nem vender, nem jogar fora o seu voto. Ele é um instrumento que permite a alternância de poderes e pode retirar os políticos picaretas e descompromissados da política. Reverberando o Movimento contra a Corrupção Eleitoral – Voto não tem preço, tem conseqüência. Em segundo momento, reflita se vale a pena votar em candidatos a deputado que não têem ligação nenhuma com a nossa Terra e que só aparecem de 04 em 04 anos, levam o voto de Ceará Mirim e Região do Mato Grande, muitas vezes se aproveitando da pobreza de nossa gente, comprando votos, e vão embora; quando têem oportunidade de fazer algo, fazem, é lógico, pelas suas comunidades. Por tudo isso, vote em um candidato a deputado que conviva em nossa comunidade, mas não só isso, também que esteja preparado para exercer a função de deputado ao lado do povo, sem envolvimento com o lado sujo e golpista da classe política.

Ceará Mirim, 02 de agosto de 2018.

Nenhum comentário: