sábado, 6 de maio de 2017

SEGUIR EXEMPLO...

Forte dos Reis Magos retorna à gestão do Estado com investimento de R$ 7 mi

O turismo e a cultura do Rio Grande do Norte receberam mais uma boa notícia nesta sexta-feira (05). Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, a Fortaleza dos Reis Magos, retornou à gestão do Governo do Estado e será totalmente restaurado, após quatro anos sob a administração do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN).
O anúncio foi feito pelo governador Robinson Faria e por representantes do IPHAN, durante uma visita técnica ao equipamento na manhã de hoje. Na ocasião, o Chefe do Executivo Estadual assegurou um investimento de cerca de R$ 7 milhões, através do programa Governo Cidadão, para as obras de restauração interna e externa da Fortaleza.
Acordo de cessão terá 20 anos
Com a cessão do equipamento pelo IPHAN, o Governo do Estado passa a administrar o local pelos próximos 20 anos, respondendo pela preservação do imóvel e despesas de uso. O representante do IPHAN e diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, explicou que a decisão de repassar a Fortaleza dos Reis Magos aconteceu pelo fato de “o Estado ter a capacidade operacional e os recursos para executar as obras.
A gestão do Forte será realizada pela Fundação José Augusto (FJA), que já estuda quais serão as atividades desenvolvidas na Fortaleza. “Estamos planejando inserir atividades culturais, como apresentações musicais e teatrais para fomentar a movimentação no espaço”, disse a diretora-geral da FJA, Isaura Rosado.
A Fortaleza dos Reis Magos
Segundo o IPHAN, a fortificação - conhecida como Forte dos Reis Magos -possivelmente teve sua construção iniciada apenas em 1603. Em 1630, era mencionada como totalmente concluída, na sua forma atual. Acredita-se que seu projeto e os acréscimos posteriores, sejam de autoria do engenheiro-mor do Brasil, Francisco de Frias Mesquita. De 1634 a 1654, esteve sob o domínio holandês, chamando-se Castelo Ceulen. Ao longo dos séculos as condições do Forte se deterioraram e não houve nenhuma modernização ou ampliação de sua artilharia. A Fortaleza fica localizada na praia do Forte, Zona Leste de Natal. Fotos: Demis Roussos

DO BLOG: Interessante que Prefeitura de Ceará Mirim, Fundação José Augusto e a velha Cia. Açucareira Vale do Ceará Mirim, seguissem mesmo exemplo e dessem um ponto e destino final para a Casa Grande do Engenho Guaporé! Todos acreditam que, um dia, teremos nosso Museu de volta. 

Nenhum comentário: