sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pancada de Vettel obriga a Ferrari a cancelar teste com pneus de chuva


A pancada de Sebastian Vettel em um teste nesta quinta-feira obrigou a Ferrari a encerrar mais cedo as atividades que visavam ajudar a Pirelli a desenvolver seus pneus de chuva. O acidente, que deixou o alemão com dores no cotovelo, também destruiu peças que o time não consegue repor a tempo, provocando o cancelamento da sessão que estava programada para esta sexta-feira.
Realizado em Fiorano, na pista particular da Ferrari na Itália, o teste seria de dois dias. Imagens em vídeo do incidente mostraram Vettel perdeu o controle do carro em uma pista molhada artificialmente e atingiu em cheio o guard rail. 
A decisão de abandonar o teste significa que o terceiro piloto da Ferrari, o italiano Antonio Giovinazzi, não terá a possibilidade de andar nesta sexta-feira. Vindo da GP2, o piloto andou pela primeira fez pelo time italiano no início do mês.
A Pirelli considera muito importante testar seus pneus em pista molhada, uma vez que especialmente o composto intermediário sofreu muitas críticas nos últimos anos. Os problemas seriam de aquecimento e de aquaplanagem e os fabricantes se defendiam lembrando que não tiveram oportunidades de usar seus compostos em condições de chuva antes de produzir os pneus.
Por conta disso, foi introduzido um programa de testes em pistas que podem ser molhadas artificialmente, como Fiorano e Paul Ricard, na França.
Outro motivo da importância dos testes na chuva é uma mudança na regra para esta temporada, que prevê a realização de largadas estacionárias quando uma corrida é iniciada com Safety Car. Como isso ocorre quando chove, é importante que os novos pneus ganhem temperatura mais facilmente para evitar riscos. Porém, quando Vettel bateu, a temperatura ambiente não passava dos 5ºC, dificultando a avaliação do composto.
Os testes coletivos de pré-temporada, com a utilização de carros de 2017, começa só dia 27 de fevereiro, na Espanha, e um dia de atividades deve ser dedicado aos pneus de chuva.
Fonte: UOL Esportes

Nenhum comentário: