terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Adeus, passado! Rádios FM devem desaparecer em breve -- na Noruega, já acabaram!


Parte das lembranças afetivas de muita gente, salvação para quem está no trânsito parado sem nada para fazer. A rádio FM, xodó de muitos, está com os dias contados. E já começou a desaparecer.
A Noruega vai ser o primeiro país de todo o mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar totalmente digital. Aprovado em 2011, o projeto foi polêmico em seu nascimento e por isso demorou a ser concluído.
O projeto trazia exigencias como a equivalência de cobertura da emissora pública no formato digital e a ampliação das redes comerciais. Caso alguma dessas e das outras não sejam cumpridas, o desligamento pode ser adiado para 2019.
Apesar de já estar em curso, o projeto não teve apoio popular. A Associação de Rádios Locais fez duras críticas à medida, afirmando que a mesma beneficiará apenas as rádios existente.

O governo argumenta que o projeto é uma maneira de reduzir gastos. Segundo as autoridades norueguesas, manter a rede FM tem um alto custo, principalmente de manutenção. A estimativa é de uma economia de até US$ 200 milhões para cada emissora.
DO BLOG: Uma realidade de primeiro mundo que, dificilmente, países em desenvolvimento alcançará. Rádio FM, seja comercial ou comunitária, em País tal qual Brasil, essa medida, seria o maior desserviço à sociedade.  

Nenhum comentário: