sábado, 17 de fevereiro de 2018

Final de semana...

ABC É CAMPEÃO DA COPA CIDADE DO NATAL 2018 APÓS VENCER ASSU

O ABC venceu o ASSU na tarde de sábado (17), no Estádio Frasqueirão, e conquistou o primeiro turno do Campeonato Potiguar 2018. O gol do duelo foi marcado por Fessin, na segunda etapa. Com o resultado, o alvinegro chegou a 18 pontos, mesma pontuação do América, levando o título no critério de desempate (saldo de gols). Já o ASSU terminou a primeira parte do Estadual na quarta colocação, com 10 pontos.
Confira a tabela da Copa Cidade do Natal

Agora as equipes concentram-se nos próximos adversários que terão no Estadual. O ASSU abre o segundo turno contra o Potiguar, no Estádio Edgarzão, às 20h desta quarta (21). No mesmo dia, às 21h, o ABC joga contra o Santa Cruz no Estádio Frasqueirão. Fonte: FNF
Fotos: Magnus Nascimento

Nomeações irregulares
“Trem da Alegria” da Assembleia Legislativa do RN segue sem desfecho judicial
Denunciado em 2008, esquema consistiu na efetivação de servidores que não prestaram concurso. Álvaro Dias, que pode assumir Prefeitura de Natal se Carlos Eduardo renunciar, é um dos investigados.


Prestes a assumir a administração da capital, caso o titular Carlos Eduardo Alves (PDT) renuncie ao cargo em abril para ser candidato a governador nas próximas eleições, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB), responde na Justiça em ações do chamado caso “Trem da Alegria” da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Em 2008, o Ministério Público Estadual (MPRN) denunciou, por meio de ações ajuizadas, que quase 200 servidores foram efetivados de maneira irregular na Assembleia. Essas pessoas, contratadas por meio de atos publicados entre 1990 e 2002, ingressaram em cargos efetivos sem prestar concurso público previamente.
Álvaro Dias foi presidente da Assembleia entre 1997 e 2003, portanto, assinou algumas das nomeações investigadas. Ele – que também já foi deputado federal – era deputado estadual até 2016, quando renunciou para assumir o cargo de vice-prefeito em Natal.


Vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB) – Foto: José Aldenir/Agora Imagens
Uma das ações propostas pelo MPRN aponta que os servidores contratados sem prestar concurso – antes, eles eram comissionados ou oriundos de prefeituras ou secretarias e órgãos do Estado – tinham parlamentares como padrinhos políticos ou possuíam relação com alguma pessoa influente.
Era o caso de Sérgio Augusto Dias Florêncio, primo de Álvaro. Sérgio foi nomeado para a Chefia de Gabinete da Procuradoria Geral da Assembleia em fevereiro de 1997, cargo comissionado que foi extinto três meses depois. Em junho daquele ano, Sérgio foi “absorvido” no cargo efetivo de Assessor Técnico Legislativo.
As ações do MPRN no âmbito do caso “Trem da Alegria” foram ajuizadas na Justiça potiguar, que em 2012 julgou como prescritos os supostos crimes apontados pelo órgão investigador – o prazo de prescrição nesses casos, ou seja, tempo para extinção da punibilidade, é de cinco anos.
Em 2013, contudo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou como procedente um recurso do MPRN que alegava que os atos eram imprescritíveis, haja vista que as nomeações não foram publicadas no Diário Oficial, apenas no Boletim Legislativo da Assembleia. Desde então, os processos foram encaminhados de volta para a Justiça potiguar, onde seguem sem definição.
A reportagem procurou o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para obter uma atualização sobre os processos. Até o fechamento desta matéria, porém, o Agora RN não recebeu nenhuma manifestação.

Intervenção no RJ
Temer anuncia criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Presidente da República, Michel Temer, anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública, mas não entrou em detalhes sobre quem assumiria a nova pasta.


O presidente Michel Teme participa, no Rio, de reunião sobre segurança pública

Após reunião realizada hoje (17) no Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, para tratar da intervenção militar no estado, o presidente da República, Michel Temer, anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública. Ele não respondeu perguntas da imprensa e não falou quem assumiria a nova pasta.
“Nós não vamos parar por aí. Muito brevemente, na próxima semana ou na outra no mais tardar, eu quero criar o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que vai coordenar a segurança pública em todo o país, evidentemente sem invadir as competências de cada estado federado”, disse o presidente.
Temer destacou a união de esforços e a concordância do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, com a intervenção. “A situação do Rio de Janeiro cria também problemas em outros estados, porque se as coisas desanda aqui a tendência é desandar no resto do país”, acrescentou.
Participaram do encontro o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; e da Secretaroa-Geral da Presidência da República, Moreira Franco; o general  Walter Braga Netto, nomeado interventor da área de segurança publica no estado; e outros oficiais militares. Eles trataram do planejamento da intervenção militar que foi determinada em decreto presidencial assinado ontem (16).
O secretário de estado de segurança Roberto Sá foi afastado do cargo e o general Walter Braga Netto será, na prática, quem cuidará de todas as questões ligadas à segurança pública. O decreto já está em vigor mas precisará ser confirmado pelo Congresso para seguir valendo.

Campeonato Potiguar de Futebol
GLOBO F.C. FICA APENAS EM 5º LUGAR NA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO TURNO 
Final do primeiro turno do campeonato potiguar de futebol, o que corresponde à ‘Copa Cidade do Natal’, O Mais Querido se consagra campeão. Mérito para o ABC que faz uma excelente temporada, inclusive, na Copa do Nordeste.

Desta vez não deu para o time de Ceará Mirim. Nos últimos três anos, o torcedor do verde vale costumou ver time do ‘Ninho da Águia’ sempre chegar na cabeça; na final. Quando menos, vice-campeão da Copa Cidade do Natal.

O Globo, do empresário Marconi Barretto, não repetiu mesmo desempenho do ano passado, ficando apenas em 5º lugar na tabela de classificação. Precisa melhorar muito!
Sem um bom começo de temporada, equipe do Barrettão se despediu da Copa do Brasil e, da do Nordeste não tem muito o que esperar. Vem aí o segundo turno do campeonato potiguar, ‘Copa RN’ e campeonato Brasileiro, Série C, conquistado acesso de forma brilhante ano passado.

Os torcedores esperam que para o segundo turno e Campeonato Brasileiro Série C, alguns jogadores sejam contratados para que, durante as competições, o torcedor possa voltar ter as alegrias que teve em 2017. Ainda há tempo para time do ‘Ninho da Águia’ se recuperar e dá a volta por cima dando alegria ao seu torcedor.


Time do Globo ainda perdeu seu treinador, Professor Luizinho Lopes, que não conseguiu repetir desempenho do ano passado. Quem será o novo técnico do Globo? Higor César?

Nenhum comentário: