sábado, 14 de janeiro de 2017

Ataques a 5 ônibus foram 'resposta' de criminosos a ações antitráfico, diz SSP


Os ataques contra cinco ônibus ocorridos em um intervalo de 13h em Salvador e Simões Filho, na região metropolitana da capital baiana, foram uma "represália" de criminosos contra ações da polícia para combater o tráfico de drogas nas duas cidades, segundo informou neste sábado (14) a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Tanto na capital baiana como na região metropolitana, segundo a polícia, mortes de suspeitos em confronto com policiais miliatres teriam motivado os ataques.
Em Simões Filho, um homem suspeito de comandar o tráfico de drogas no bairro Pitanguinhas foi morto na noite de sexta-feira (13). A polícia disse ter sido recebida no local a tiros por 15 homens armados, por volta das 19h.
No confronto, o traficante, conhecido como "Bruxo", foi atingido e não resistiu. De acordo com a polícia, o suspeito tinha 17 anos. Logo após a morte dele, os coletivos (dois ôninus e um micro-ônibus) foram atacados.
Motoristas que fazem o transporte complementar da cidade informaram que foi o quarto micro-ônibus incendiado no município nos últimos seis meses. Com medo de mais ataques, alguns motoristas que realizam esse tipo de transporte deixaram de circular pela manhã. Os coletivos que fazem as linhas da região metropolitana, no entanto, não pararam de rodar.
Em nota, a SSP informou que, apesar das retaliações, o combate ao tráfico de drogas continuará sendo feito "de maneira incessante". O órgão divulgou, ainda, que as investigações sobre os ataques aos coletivos estão sendo realizadas pelas unidades policiais da capital baiana e Simões Filho, com o apoio do Grupo Especial Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) e da Superintendência de Inteligência da SSP.

Simões Filho
Três ônibus foram incendiados entre a madrugada e a manhã deste sábado (14) no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. As informações foram passadas ao G1 pela Polícia Militar da cidade.

Dois dos coletivos, empresa Litoral Norte, foram alvos de ataques por volta das 4h30, na avenida Elmo Cerejo Farias, no bairro Cia 1. O outro ônibus foi queimado perto do mercado municipal, no centro da cidade, por volta das 8h. Não houve registro de feridos.
Conforme a polícia, testemunhas contaram que os passageiros dos primeiros dois ônibus atacados foram obrigados a descer dos coletivos antes de os veículos serem incendiados. Algumas pessoas também relataram ter sido vítimas de assaltos pelos suspeitos. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria e motivação dos ataques.
Em nota, a Polícia Militar informou que policiais da 22ª Companhia Independente (CIPM/Simões Filho) foram acionados es estiveram nos locais dos ataques. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram para o local, mas os ônibus foram completamente destruídos. Equipes da PM fizeram o isolamento da área e rondas na região no intuito de prender os criminosos, mas nenhum suspeito foi localizado.

Salvador
Os dois primeiros ônibus foram incendiados na noite desta sexta-feira (13), no final da Avenida Paralela sentido centro, em Salvador, na altura de uma concessionária da região.

A ação teria sido cometida por um grupo de cerca de 10 homens, alguns deles armados. Segundo policiais militares, o grupo ainda tentou colocar fogo num terceirop coletivo, mas não conseguiu. A suspeita da polícia é de que a ação tenha sido motivada pela morte de um suspeito durante uma troca de tiros com policiais militares na região.
De acordo com a Central de Polícia, testemunhas relataram que um grupo parou os coletivos, obrigou os passageiros a descerem e ateou fogo nos veículos.
Através de nota, a Polícia Civil informou que agentes do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) foram encmainhados ao local e  estão apurando informações sobre a queima dos ônibus. Ainda segundo a PC, guarnições de unidades especializadas da Polícia Militar reforçaram o patrulhamento na área e deram apoio nas diligências.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário: