segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Boa semana...



UMA NOITE INESQUECÍVEL!!

ACESSO NORTE AO AEROPORTO GOVERNADOR ALUÍSIO ALVES É ENTREGUE A POPULAÇÃO
Hoje à tarde o governador Robson Faria entregou obra do viaduto de acesso norte ao Aeroporto Governador Aluísio Alves. Obra que estava programada para ser entregue no final de dezembro, foi antecipada. Em seguida, o Governador visitou trecho em obra do acesso sul ao Aeroporto onde homens e máquinas trabalham os três turnos. Previsão de entrega do acesso sul está prevista para final de 2016. 
Na comitiva o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, líder GO Governo, deputado Fernando Mineiro, vereadores, Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, deputada Zenaide Maia entre outras lideranças políticas. Levou falta a senadora Fátima Bezerra.

MESA REDONDA RECEBEU MARCOS FARIAS, PRESIDENTE DO PHS – CEARÁ MIRIM
O programa Mesa Redonda Litoral, da Litoral FM 87,9, Maracajaú, recebeu como convidado nesse domingo, 25, Marcos Farias, Presidente do Partido Humanista da Solidariedade – PHS para entrevista. Marquinho disse dos planos do partido para as eleições de 2016, onde as articulações até mostram-se bastante avançadas no que tange a coligação proporcional. Programa recebeu vários elogios pela forma de como os temas foram tratados. Tudo de forma democrática e cidadã.

TORNEIO CONTOU COM BOM PÚBLICO
O Globo Futebol Clube promoveu torneio de futebol nesse domingo, 25, para comemorar seu três anos de fundação. Foram 64 equipes participantes, da sede e dos distritos de Ceará Mirim. Durante todo o dia foram usados os dois campos de treinamento do time do ‘Ninho da Águia’, onde estrutura de bar foi montada para atender os torcedores.
 A partir das oitavas de finais as oito equipes classificadas disputaram seus jogos no campo principal do complexo Barrettão. O time do Ferroviário de Terra da Santa sagrou-se campeão do torneio, levando hum mil real e troféu. Até o quarto lugar também recebeu premiação em dinheiro e troféu.



SEM RACHA
Reunião que deverá definir candidato governista em Maxaranguape deverá acontecer até dia 7 de novembro, dia do aniversário do ex-prefeito Amaro Saturnino. Boataria de que nome do Secretário Municipal de Saúde, Wendel Costa, sobrinho de Toinho Costa, aliado do empresário Luiz Eduardo, está sendo cogitado por parte do grupo, parece que não passar de especulação.
SEM RACHA II
Segundo uma fonte, com bastante transito nas hostes ‘amarista’ diz que, ‘Amaro não abre mão de indicar seu filho, atual vice-prefeito, de ser o nome do grupo governista, nem a Prefeita Neidinha rompe com Amaro’, disse. Sei, não, em uma campanha polarizada, com Amaro sabendo o caminho das pedras, pleito promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos na terra da Árvore do Amor.

CONTATO DIRETO
No grupo de oposição, de olho e expectativa de novas adesões, ideia é promover encontros nas comunidades para ouvir e discutir com a população sobre situação de cada local. Segundo um dos assessores da campanha do empresário Luiz Eduardo, construir um programa de governo com a participação popular é um dos objetivos do grupo.

ESTRATÉGIA I
Em Ceará Mirim pré-candidatos em fase de composição e busca de aliados para campanha do próximo ano. Pela situação, estratégia do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto, segundo um ‘Observador’ da cena político do verde vale, pelo menos até o momento tudo andando bem, obrigado. Os candidatos que recebem apoio do Prefeito vêm cumprindo seu ‘escripte’ como o combinado.

ESTRATÉGIA II
Objetivo é fazer com que o grupo chegue próximo as convenções de julho do próximo ano, com uma soma considerável de pontos nas pesquisas de opinião, para saber quem será o cabeça de chapa do grupo liderado pelo Prefeito Peixoto. Embora, todos sabem que o candidato preferencial do Prefeito é Presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Martins. Para alguns mais chegados, Martins tem revelado que deseja mesmo é ser candidato à reeleição.

AGORA NÃO
Uma ‘raposa’ da política cearamirinense, catedrático, experiente e influente, dissera para um amigo: “Olha, hora de mostrar o DNA não é antes da eleição, é na formatação do governo”. Bem, nesse caso, ganhar a eleição deva ser o mais importante! Por esta e outras razões que, geralmente os grupos ‘vitoriosos’ nem sempre terminam unidos. Mas faz sentido o DNA!!!

PUREZA MANTÉM PAGAMENTO EM DIA
A crise tem assolado os Municípios brasileiros. Queda de FPM, principalmente, tem levado a grande maioria dos Municípios a atrasar pagamento de fornecedores e, em alguns casos, de servidores. Em Pureza, a Prefeita Edilma Lima vem fazendo seu dever de casa – pagando em dia os servidores, em face de um governo austero. 
 O Secretário Municipal de Finanças, Ricardo Brito, tem encontrado, mesmo com todas as dificuldades, honrar o pagamento dos servidores em dia. “Não é fácil nesse tempo de crise uma Prefeitura pagar seus compromissos em dia, principalmente a folha de pessoal, isso nós vamos buscar honrar de todas as formas”, disse a Prefeita.
Bom lembrar que, Pureza é 0.6, tem uma população de quase 10 mil habitantes, com enorme problemas, diferente de alguns Municípios 0.6 que tem apenas 3 ou 4 mil habitantes. É injusto.

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
PONTO FACULTATIVO DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO SERÁ NA SEXTA-FEIRA 30 DE OUTUBRO
 O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto através de ato editado desde o dia 20 de outubro de 2015, fixou o Ponto Facultativo do Dia do Servidor Público, nas repartições e instituições da administração municipal para a sexta-feira 30/10, em vez de ocorrer no tradicional dia 28/10, que neste ano cai em uma quarta-feira.
Portanto, através de Decreto nº 2.358 de 20 de outubro de 2015, em consonância com o Decreto Estadual nº 25.565 de 06 de outubro de 2015, acompanha procedimento do Governo Federal.
De acordo com o documento, assinado pelo prefeito Antônio Peixoto, os efeitos do Decreto não se aplicam aos órgãos e entidades responsáveis por atividades e serviços considerados essenciais para a população, casos de: Hospital Percílio Alves, Plantão do SAAE, Coleta de lixo, Guarda Municipal e Programa Estratégia Saúde da Família.
RACIONALIDADE
Essa transferência do Ponto Facultativo do Dia do Servidor Público da quarta-feira 28/10 para a sexta-feira 30/10, tem como fundamento o princípio da racionalidade, tanto administrativo quanto econômico e também para melhor contemplar os próprios servidores públicos que vão se beneficiar com um feriadão que para eles começará já na sexta-feira e se estenderá até a segunda-feira 02 de novembro, feriado nacional do Dia de Finados.
Se esse Dia do Servidor Público fosse mantido no dia 28, que corresponde à uma quarta-feira, a semana tenderia a ser prejudicada desde aquela data, com tendências dos costumeiros “enforcamentos” das quinta e sexta-feiras por parte de alguns funcionários, com consequentes prejuízos não só aos seus próprios trabalhos, mas porque este fato termina atingindo outros setores de atividades.
O atendimento à população nas repartições públicas de âmbito municipal volta à sua normalidade na terça-feira 03 de novembro.
Cordialmente,
Secretaria Municipal de Gabinete Civil
Diretoria de Comunicação Social
Jorge Moreira


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Em tempo...



 SENHA INDIVIDUAL EM DOM OSCAR RESTAURANTE!!


"Rota Eleitoral" terá início no dia 23 de outubro, em Natal
A presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte dará início ao mais novo projeto desta gestão. Na próxima sexta-feira (23) será implantado o “Rota Eleitoral” que tem como objetivo descentralizar ações inerentes ao eleitoral, disseminando-as em polos preestabelecidos.
O Rota Eleitoral visa levar às outras unidades eleitorais e para os demais públicos (servidores, magistrados, comunidade) ações e temas integrados e de interesse desses públicos e terá sua primeira edição no polo de Natal no próximo dia 23, das 8:30 às 13 horas.
No polo Natal, estarão presentes, representantes das 01ª, 02ª, 03ª, 04ª, 05ª, 06ª, 07ª, 10ª, 14ª, 17ª, 28ª, 44ª, 46ª, 48ª, 50ª, 51ª, 52ª, 62ª, 64ª, 67ª e 69ª Zonas Eleitorais e na programação serão apresentados e debatidos vários assuntos, a exemplo da minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015), segurança da urna eletrônica, sustentabilidade nas instituições públicas, acessibilidade do eleitor, voto consciente, entre outros temas.
O professor e desembargador federal aposentado, Francisco Barros Dias falará sobre os aspectos relevantes da Lei 13.165, de 29/09/2015 - a chamada Minirreforma Eleitoral junto com os demais expositores para um público formado por juizes eleitorais, servidores desta justiça especializada, prefeitos e secretários de educação dos municípios que compõem o polo Natal.
O Pólo Natal abrange os municípios de Natal, Macaíba, Bom Jesus, Senador Elói de Souza, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Pureza, São José do Mipibu, Vera Cruz, João Câmara, Bento Fernandes, Jandaíra, Jardim de Angicos. Touros, São Miguel de Gostoso, Lajes, Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Santana dos Matos, Bodó, Monte Alegre, Brejinho, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Taipu, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Extremoz, Maxaranguape, Rio do Fogo e Nísia Floresta.
Confira a programação da primeira edição do Rota Eleitoral:
Pólo Natal – Local: COJE - data 23/10/2015
8h30 – Credenciamento.
9h – Abertura - Desa. Maria Zeneide Bezerra – Presidente do TRE-RN
9:15h – Atividade motivacional – Servidor Reivaldo Vinas (69ª ZE)
9h30 – Acessibilidade – Fátima Regis – Presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE/RN
9h40 – Ações Socioambientais – Aléssio Medeiros Cavalcanti – Presidente da Comissão SocioAmbiental do TRE/RN
9h50 – TRE em Movimento – Francineide Damasceno – Assessora de Comunicação (ASCOM/TRE/RN)
10h – Voto Consciente – Solon Rodrigues de Almeida – Escola Judiciária Eleitoral (EJE)
INTERVALO
10h10 – Segurança das urnas eletrônicas - Carlos Magno do Rozário Câmara - Coordenador de Infraestrutura/STIC/TRE/RN
10h20 – Palestra: “Minirreforma Eleitoral (Lei nº 13.165/2015)”
Dr. Francisco Barros Dias
12h – Considerações Finais
13h – Encerramento
Ainda em 2015, será realizada a 2ª edição do Rota Eleitoral, no dia 12 de novembro no Pólo Pau dos Ferros, onde o debate sobre a Minirreforma ficará a cargo do Juiz Herval Sampaio Júnior e em 2016, serão contemplados os demais pólos, cujas ações estarão centralizadas nas cidades de Santo Antônio, Caicó e Mossoró.

Ministro Ribeiro Dantas será homenageado segunda-feira na JFRN
Na próxima segunda-feira (dia 26 de outubro)  o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, será homenageado em solenidade promovida pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e pelo Ministério Público Federal.
 O evento será às 10h, no auditório da Seção Judiciária, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
 O ministro Ribeiro Dantas atuou como procurador da República no Estado e foi Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Cerará-Mirim terá primeiro Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Nordeste
 O Município de Ceará-Mirim localizado na Região Metropolitana do Rio Grande do Norte será o primeiro do nordeste a construir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS.O Centro será erguido no meio da Mata Atlântica, Parque Natural Boca da Mata, as margens da BR 406, em uma área de três hectares cedida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Idealizado pela bióloga Dra. Rosimeire Dantas, especialista em fauna silvestre, ornitóloga, diretora executiva da organização não governamental NAVIMA - Nature Viva Mangue, o projeto foi elaborado para atuar na preservação da biodiversidade costeira e caatinga, acolhendo aves, mamíferos e répteis da fauna silvestre, oriundos das apreensões realizadas pelos órgãos de fiscalização, como IBAMA, IDEMA, Secretarias de Meio Ambiente municipais, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e demais instituições envolvidas na repressão dos crimes contra a fauna. 
A pretensão do projeto é oferecer os primeiros cuidados aos animais, através de avaliação médica por veterinário e biólogos, triagem e condução posterior às respectivas quarentenas, as ações de educação ambiental nas escolas de Ceará Mirim e demais municípios do entorno são propostas do Centro, que ainda se propõe a ser piloto para experiências de reabilitação e soltura com acompanhamento técnico-científico. 
De acordo com a Dra. Rosimeire Dantas, o critério de escolha da cidade e do Parque Natural Boca da Mata, foi o apoio incondicional da Prefeitura de Ceará Mirim, por meio do prefeito Antônio Peixoto, da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente juntamente com o corpo técnico gestor do Parque Boca da Mata, localização do Parque junto a Floresta Atlântica, acesso pela BR e espaço físico adequado ao CRAS.
O CRAS terá estrutura com recepção, sala de acolhimento para os animais, ambulatório, sala de pequenas cirurgias, quarentenas (aves, mamíferos e répteis), gaiolões para reabilitação de voo (papagaios, araras, periquitos e aves de rapina) e alojamento para pesquisadores, com assinatura do arquiteto Antônio Augusto Junior.
As áreas de solturas serão selecionadas no bioma Mata Atlântica e Caatinga, ambas subavaliação técnica do IBAMA/IDEMA/CRAS.  O Centro, contará ainda com cooperações técnico-científico da UFERSA, USP e  IFRN de Ceará Mirim.
Dados Importantes levantados pela NAVIMA.
O maior número de apreensão de animais silvestres se concentra na região metropolitana e rodovias do estado, dentre os grupos de animais mais traficados, as aves são, de longe, o segmento mais visado, constituindo cerca de 70% do total de animais apreendidos pelo IBAMA em todo o país, estando os passeriformes (“passarinhos”), em primeiro lugar no ranking de tráfico de animais silvestres,  devido a aspectos culturais dos  brasileiros associado à  indústria  do  crime  ainda  latente  no  mundo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte, entre 2010 a 2014 foram apreendidos 11.912 animais silvestres em operações nas estradas do RN, estima-se que desse total 85% sejam aves (vivas ou abatidas) e 15% entre mamíferos e répteis.
Em menor escala, dentro do segmento aves vítimas do tráfico, ocorrem os psitacídeos, como os papagaios e araras que, por sua beleza natural de cores e plumagens, são capturados por todo o país. 
Em consulta feita pela Navima a Superintendência do IBAMA no RN em 2012, identificou cerca de 1.500 psitacídeos retidos em Centros de Triagem de Animais Silvestres (CET AS), do órgão, apenas na Região Nordeste.
OBSERVE: O parque Boca da Mata está localizado as margens da BR 406, no sentido Natal/Ceará-Mirim, a 2km da entrada da cidade.
Jhancy Richelm (991591430)
Diretoria de Comunicação (3274-0596)
DO BLOG: A apresentação da maquete e explicações sobre o Centro se deu nesta quarta feira, 21, pela manhã, no local onde será construído o mesmo.  
MAXARANGUAPE NA INTER TV CABUGI

Município de Maxaranguape recebeu nessa terça feira, 20, visita da Inter TV Cabugi, quadro ‘Calendário’, para ouvir explicações sobre obras de reforma do estádio municipal ‘O Laurindão’. Obras iniciada em 2013 está inconclusa. Convênio celebrado entre Prefeitura e Ministério do Esporte foi de mais de 300 mil reais. A Caixa Econômica Federal já pagou a duas medições, segundo a Prefeita Neidinha, mas abandonou obra. Ainda segundo a chefe do executivo da terra da Árvore do Amor, nova licitação está em curso e, empresa vencedora terá prazo para concluir reforma do estádio.  A reportagem marcou no calendário dia 6 de janeiro de 2016 para voltar ao local da obra.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISALATIVA RECEBE VEREADOR JÁCIO
Vereador Jácio Praxedes entregou ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ezequiel Ferreira, Requerimento aprovado pelos colegas, solicitando do Presidente a realização de Audiência Pública para discutir viabilidade de implantação de um Distrito Industrial no município de Ceará Mirim. deputado Fernando Mineiro acompanhou vereador Jácio na Assembleia.
A câmara municipal tem levado a efeito essa discussão sobre o DI, vez que, a falta de empregos e renda no Município são preocupante.

GLOBO F. C. REALIZARÁ TORNEIO PARA COMEMORAR TRÊS ANOS DE FUNDAÇÃO
Para comemorar seus 3 anos de fundação, empresário Marconi Barretto realizará torneio de futebol com participação de 64 equipes do vale verde. Na reunião de sábado, 17, que contou com a presença do Presidente da Federação Norte-rio-ggrandense de Futebol – FNF, José Vanildo; deputado Beto Rosado; Presidente da LDCM, Edinho Marçal; Presidente da Associação dos Clubes Amadores de Ceará Mirim, Galo de Ouro, entre outros, Marconi detalhou como será o torneio.
Nas falas que se deram, todos se comprometeram em ajudar o futebol do Ceará Mirim, destacando as conquistas do Globo nesses 3 anos de fundação. 
"É muito importante esse entrosamentos entre as equipes amadoras e a equipe profissional, ou seja, o Globo, para mostrarmos que esssa distância não é tão grande e podemos andar lado a lado. Com esses apoios e projetos fatalmente Ceará-Mirim será o melhor campeonato de futebol amador do Rio Grande do Norte e tudo isso é apenas uma porta para as outras modalidades de esporte da cidade. Essa aproximidade gera uma confiança, confiança essa que faz com os jogos da Liga sejam disputados nos campos do Complexo Barrettão. Além de tudo isso faremos uma coisa inédita na cidade ou até no Brasil, daremos mais espaço aos times amadores, caso algum jogador se torno jogador do Globo e esse mesmo jogador seja negociado futuramente, sua equipe amadora de origem terá direito de 5% do valor negociado, mas esse valor terá que ser usado em prol do clube e da comunidade, à favor de todos." Falou o presidente Marconi Barretto.
 O I Torneio Globo FC é uma comemoração ao 3º ano de vida da Águia de Ceará-Mirim e será no próximo domingo (25), no Complexo Barrettão a partir de 8:30, reunindo 64 equipes amadoras de Ceará-Mirim, onde elas se enfrentarão em formato eliminatório, tendo premiação de R$1000,00 para o campeão, R$500,00 para o vice-campeão, R$300,00 para 3º colocado e R$150,00 para o 4º. O Torneio contará com a presença dos amantes futebol cearamirinense, com tendas, bar, música boa, dentre outros atrativos.