segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Segunda feira...Ótima semana!!!



 MONUMENTO À RUY ANTUNES PEREIRA É INAUGURADO
A senhora Denise Pereira Gaspar promoveu nesta segunda feira, 19, comemorando seu aniversário, inauguração do Monumento em homenagem ao Patriarca da família Antunes – Ruy Antunes Pereira, no engenho Mucuripe. Solenidade contou com presença de várias personalidades da sociedade potiguar que foram prestigiar ato que teve como celebrante Monsenhor Lucas Batista.
 Em seu discurso, senhora Denise Pereira Gaspar disse que esse era um sonho que gostaria de realizar, hoje, com a força e ajuda do esposo engenheiro  Arnaldo Gaspar, se tornou realidade. Ruyzinho, esposa e filhos também compareceram a solenidade.
Compareceu ainda o ex-senador Geraldo Melo; ex-prefeitas Edinólia e Terezinha Melo; Deputado Federal Felipe Maia; vereadores Jácio Praxedes e Irmão Heriberto; Acadêmicos da ACLA Franklin Marinho; Gibson Machado e Maria Lúcia, além de empresários e lideranças políticas do verde vale.
 Solenidade teve um tom telúrico e de grandes recordações para a família Antunes. O busto em bronze do senhor Ruy Antunes Pereira é dele jovem, como ele sempre quis ser tratado, destacou Denise em seu discurso. 
 O local será aberto a visitação pública.

CHICO NEGUINHO AGORA ‘CHICO PABLO’, COMEMOROU MAIS UM NATALÍCIO
O eclético Francisco Barbosa, mais conhecido como ‘Chico Neguinho’ reuniu familiares e amigos para celebrar mais um natalício. Festança aconteceu no Rótary Clube – Ceará Mirim, nesse domingo, 18, ao som dos Formigões e Orquestra de Frevo que deram um tom carnavalesco ao evento, exatamente ao estilo do aniversariante. 
Chico Pablo, como também quer ser chamado doravante, agradeceu aos amigos e a família pelo carinho e atenção recebidos em data tão significativa em sua vida. 
Foi comemorada também a aposentadoria ‘precoce’, já que a definitiva está vindo em curso.  

MUDANÇA EM VISTA
Qualquer evento, principalmente os que a classe política é convidada, assunto predominante é eleição 2016. Na solenidade do Mucuripe, nesta segunda feira, ouvi muita coisa sobre sucessão municipal. Por exemplo: deputado Felipe Maia garantiu ao vereador Jácio total apoio as aspirações do jovem edil para 2016. “Quem votou no candidato do partido receberá total solidariedade em 2016”, disse Felipe.
APOIO IRRESTRITO AO CORRELIGIONÁRIO
Deputado ainda disse que no momento e hora certa a direção Estadual saberá quem comandará o destino dos Democratas no verde vale. Felipe Maia só não gostou quando este blogueiro e jornalista pergunto se o DEM desapareceria do mapa. ‘Não, não vai se acabar, um partido que tem quatro senadores, vários deputados federais e Prefeitos de capitais importantes como Salvador, não pode desaparecer’, disse. Mas falou que há conversas em curso sobre possível fusão.
ARTICULAÇÕES DE VENTO EM POPA
Tenho ouvido de algumas lideranças políticas de Ceará Mirim que 2015 não será como anos anteriores. Isso se referindo ao tratamento, defesa e atenção ao governo municipal. Segundo uma fonte, um grupo estaria se organizando em um movimento amplo para anunciar algumas posições para 2016. Aliás, nesse grupo algumas lideranças ‘ligadas’ ao chefe do executivo poderão deixar o barco. Hummm, será mesmo?

 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sexta feira...



Maré não tá legal pra o candidato derrotado ao Governo do Estado Henrique Alves!!! 
 Francisco José Júnior é eleito presidente da Femurn
O prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior (PSD), é o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Ele foi eleito em votação que ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no hotel Praiamar, em Ponta Negra, zona sul de Natal.

"Quero agradecer aos 77 colegas que acreditaram em nosso projeto e aos 145 que compareceram à eleição, num ato democrático em favor da Federação. Teremos dois anos para iniciar as mudanças que nos propomos durante a campanha e começamos a trabalhar hoje. A luta pelo municipalismo é prioridade de todos que fazem essa nova diretoria, em nome dos municípios e da população", disse Francisco. 
Desde 2009 no cargo, o prefeito de Lajes, Benes Leocádio, deixa o posto após receber menos votos do que Francisco José Júnior. O agora ex-presidente recebeu 67 votos, contra 77 do prefeito de Mossoró. Um dos 145 prefeitos que foram à eleição votou nulo.

Francisco José Júnior e o seu vice, o prefeito de Assu, Ivan Júnior, foram eleitos para mandato de dois anos, podendo disputar a reeleição.

RN registra aumento no número de homicídios nos primeiros 15 dias do ano

As ações em busca da melhoria na segurança pública tomadas no início deste ano não foram suficientes para diminuir o número de homicídios no Rio Grande do Norte. Entre os dias 1º e 15 de janeiro, 72 pessoas foram mortas em todo o estado. O número é superior ao mesmo período de 2014, quando 69 pessoas foram mortas nos primeiros quinze dias do ano.

Para otimizar o trabalho de segurança das polícias potiguares, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) está reorganizando a forma de computar os dados da criminalidade no estado e fornecer subsídios para as ações de segurança. Nesse acompanhamento foi identificado o número de homicídios.
Os dois últimos homicídios registrados ocorreram em João Câmara, onde três bandidos tentaram assaltar um policial militar na porta de casa e dois deles acabaram mortos. Com essas mortes, o interior urbano do Rio Grande do Norte soma 42 homicídios somente no interior do estado. 

Na divisão das mortes, 15 crimes ocorreram na Região Metropolitana (excetuando-se os casos de Natal), 14 em áreas urbanas de outras cidades do interior e 13 em áreas rurais. Em Natal, o número de homicídios chegou a 30.

Morre, aos 78 anos, historiadora Anna Maria Cascudo

Morreu, na tarde de hoje (15), a historiadora e procuradora aposentada Anna Maria Cascudo Barreto, filha do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo. Ela estava internada no hospital São Lucas devido a um tumor no esôfago e faleceu por volta das 16h.

Nasceu no famoso casarão da Junqueira Aires, hoje Avenida Câmara Cascudo, onde o pai construiu grande parte de sua obra. Fundadora da Academia Feminina de Letras e dona de cadeira na Academia Norte-Riograndense de Letras, Anna Maria Cascudo escrevia desde os 13 anos para uma coluna no extinto jornal "A República". Doutora em Leis pela Sociedade Brasileira de Criminologia, ela foi a primeira mulher a atuar no júri em Natal. Filha de Luís da Câmara Cascudo e Dahlia Freire Cascudo, Anna Maria Cascudo nasceu em 13 de outubro de 1936.
Anna Maria Cascudo estava internada há aproximadamente um mês no hospital São Lucas, em Natal, onde fazia tratamento contra um tumor no esôfago. Hoje, no entanto, ela teve quadro de insuficiência respiratória. Anna era viúva, deixou três filhos e três netos.
O velório terá início às 9h desta sexta-feira (16) no cemitério Morada da Paz, em Emaús e uma missa será celebrada às 14h no mesmo local. 
A morte da historiadora repercutiu na capital potiguar. Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, emitiu nota de pesar pelo falecimento da escritora. "Com profundo pesar, lamento o falecimento da jornalista, historiadora e escritora Anna Maria Cascudo Barreto, filha do historiador Luis da Câmara Cascudo. Anna Maria Cascudo se destacou pelo pioneirismo. Foi a primeira mulher a atuar em um júri no Estado e uma das fundadoras da Academia Feminina de Letras e tinha uma cadeira na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Sua partida significa uma grande perda para o Rio Grande do Norte.Minha solidariedade aos familiares, especialmente aos filhos, Camila, Daliana e Newton. Que tenham o conforto necessário neste momento tão difícil."
O senador e presidente nacional do Democratas, José Agripino, também emitiu uma nota de pesar no início da noite desta quinta-feira. "Manifesto profundo sentimento de perda pelo falecimento da jornalista e escritora Anna Maria Cascudo Barreto. O Rio Grande do Norte perde uma grande acadêmica. Primeira mulher a atuar no Júri na capital potiguar, Anna sempre se destacou pelo pioneirismo, foi uma mulher à frente de seu tempo. Particularmente, perco uma amiga querida. Minha solidariedade à família, especialmente aos filhos, Camila, Daliana e Newton.", disse. 
A vice-prefeita de Natal e Presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, também se pronunciou através de sua conta no Twitter. "Triste com a morte de Anna Maria Cascudo, grande mulher, historiadora, membro da Academia de Letras do RN, filha do grande mestre Câmara Cascudo."

"Liberdade de expressão não dá direito de insultar a fé do próximo", diz Francisco

 O Papa Francisco está em visita a países asiáticos e, mais uma vez, conversou com jornalistas que viajaram com o pontífice. O assunto, mais uma vez, foram os atentados ao semanário francês Charlie Hebdo, que ocorreu na semana passada. Após nova capa com sátira ao profeta Maomé, o papa opinou e disse que debochar da fé alheia extrapola os limites da liberdade de expressão.

Na opinião de Francisco, "matar em nome de Deus é uma aberração". No entanto, mesmo concordando que não há justificativa para o massacre em Paris sob a justificativa de vingança contra as sátiras a Maomé, o papa defendeu o respeito à fé.

"Acredito que tanto a liberdade religiosa quanto a de expressão são direitos humanos fundamentais. Todos têm não apenas o direito, mas a obrigação de dizerem o que pensam pelo bem comum. Podemos fazer isto sem ofender", disse Francisco. "A liberdade de expressão não dá direito de insultar a fé do próximo", completou.

Ainda sobre o tema o papa arrancou risos dos jornalistas ao comentar o que faria caso fosse ofendido. "Se, meu bom amigo, o doutor (Alberto) Gasparri (assessor especial), xingar minha mãe, pode esperar que levará um soco", disse o pontífice.

Francisco está nas Filipinas, onde cumprirá compromissos com autoridades locais.

O LITORAL CIRCULA NESSA SEXTA FEIRA COM EDIÇÃO DE NUMERO 200!!!

DIA 31 CONTAMOS COM OS AMIGOS PARA 
OS 14 ANOS EM CIRCULAÇÃO...

RESTAURANTE TEREZA PANÇA, MARACAJAÚ, 
A PARTIR DAS 21:00 HORAS...

ANIMAÇÃO MUSICAL: WALACE BRITO E BANDA!!!