quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Necessário...6.0...


Integração do jornalismo impresso e digital já chega a 73 milhões de brasileiros
Publicação: 2014-09-17 00:00
A Internet e as mídias digitais deram aos jornais um impulso nunca antes registrado na história da imprensa. Segundo dados da Associação Mundial de Jornais e Editores de Noticias (WAN-IFRA), organização com sedes em Frankfurt (Alemanha) e Paris (França) e que representa mais de 18.000 publicações, 15.000 sites on-line e cerca de 3.000 empresas em mais de 120 países, nunca se leu tanta notícia nas plataformas impressa e digital.


No Brasil, são 73 milhões de leitores dos jornais impressos, 50 milhões deles lendo as notícias publicadas pelas empresas jornalísticas, que também mantêm sites noticiosos

No mundo todo, registra um estudo da WAN-IFRA apresentando este ano no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, cerca de 2,5 bilhões de pessoas leem jornais impressos e 800 milhões o fazem em plataformas digitais. No Brasil, são 73 milhões de leitores dos jornais impressos, 50 milhões deles lendo as notícias publicadas pelas empresas jornalísticas que também mantêm sites noticiosos.

Tal audiência mostra que, ao contrário das previsões de alguns especialistas, no início dos ano 1990, o advento da internet não “seria o fim dos jornais” ou “o início do desinteresse do público pela notícias”. A teoria era que sites de buscas, blogs e mídias sociais, diversificando a oferta de informações, substituiriam os jornais. Não se considerou que esses jornais poderiam combinar as versões impressa e digital, mantendo-se como principais fontes de notícias, o que realmente ocorreu.

“Nunca se leu tanto jornal, não só no papel, mas de forma multiplaraforma, ainda que existam cada vez mais mídias que permitem que eu seja produtor de notícias. Hoje, qualquer um pode se manifestar sobe tudo, mas o jornal é fonte essencial de informação”, analisa Luiz Lara, executivo da agência Lew'Lara/TDWA, realizadora de um estudo sobre as mudanças no mercado de notícias a pedido da Associação Nacional de Jornais (ANJ), apresentado no 10º CBJ.

Credibilidade e TN
A força da tradição e da credibilidade das marcas jornalisticas é que faz a diferença na hora do público escolher “procurar/ler/seguir” as notícias que lhe interessam, sejam nas plataformas impressa ou digital. Sem contar com o fato de que, atualmente, a maioria dos jornais oferecem possibilidades multiplataformas para a leitura (as edições impressas estão disponíveis também em versões digitais), abrindo canais de interatividade com os leitores.

Acessos
No mercado jornalístico potiguar, a TRIBUNA DO NORTE não é só um dos pioneiros em veiculação de notícias pela internet – o site da TN Online está no ar há 15 anos – mas, também, o líder em acessos.

Dados do Google Analytics mostram que o site tem, em média, 12,5 milhões de páginas visualizadas a cada mês, sendo 2,6 milhões de acessos únicos/mês.

Entre todos os site do Brasil, o www.tribunadonorte.com.br é o 471º mais acessado – incluindo todas as categorias - de acordo com a Alexa Traffic Ranks (informações 15/09/2014). O concorrente do RN mais próximo disso ocupa a 875º colocação.

O site, inclusive, é destaque no Nordeste com mais acessos que os do O Povo/CE (531º) e Diário de Pernambuco/PE (680º).

Redes sociais
A TRIBUNA DO NORTE também está presente nas principais redes sociais com 86 mil seguidores no Twitter, 126 mil curtidas no Facebook e 20 mil seguidores no Instagram, entregando informação com credibilidade e agilidade em todas as plataformas de comunicação. Fonte: TN



NEÁ, 6.0
Ontem Deraldo José Varela Montenegro (Neá) colocou motor novo 6.0, em sua granja no distrito de Gravatá, Ceará Mirim, vários amigos foram homenageá-lo. Amigos tradicionais que rememoraram momentos do ‘velho’ Ceará Mirim. 
Estiveram presentes Evandro, seu irmão, melhor pivô de futsal da história de CM; Hélio e Gilberto Varela; Agenorzinho; Zé Walter, a Tarde; Zé Cláudio; Aluízio Gomes; Zé Moreira; Zé Araken, enfim, amigos que dividiram com Neá sua alegria nos 6.0.   
Recepção show de bola. Depois chegaram os filhos e irmãs para abraçá-lo.

Nas falas em homenagem ao aniversariante, além de palavras de felicitações também de reflexão sobre nossa Ceará Mirim. Parabéns e vida longa, Deus o ilumine sempre.

Nenhum comentário: