domingo, 31 de agosto de 2014

Final de semana...



Quem quer mudança não troca seis por meia dúzia


Pego carona hoje num título bem sugestivo da matéria de capa da IstoÉ: “A nova roupa da velha política”. Pois é isso que está se vendendo nas eleições do Rio Grande do Norte. Com o nome de “União pela Mudança” na coligação, o presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) encabeça uma aliança na condição de candidato a governador tendo ao seu lado Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado e Agripino Maia, presidente nacional do DEM e coordenador da campanha do tucano Aécio Neves à Presidência da República.
A coligação de Henrique como o próprio nome sugere prega a união pela mudança na política papa-jerimum. Que mudança é essa se a seu lado estão sete ex-governadores, dois senadores e uma vice-prefeita da capital que já foi prefeita três vezes e governadora em duas ocasiões, sendo que seu último governo foi marcado por escândalos envolvendo familiares e inclusive um filho. Seria o caso de dizer ao eleitor que quem quer mudança não troca seis por meia dúzia.
Henrique Alves e sua candidata ao Senado Wilma de Faria criticam o governo Rosalba, do DEM de Agripino Maia, mas não têm moral para fazer isso, porquanto o PMDB de Henrique fez parte do atual governo e o último governo de Wilma, de tenebrosa memória, foi marcado por escândalos. Agripino, esse, tem em seu currículo o famoso “Rabo de Palha”, escândalo que ficou conhecido nacionalmente e cujo objetivo era comprar votos para a então sua candidata a prefeita de Natal, Wilma de Faria, contra a candidatura do hoje senador e ministro do governo Dilma (PT), Garibaldi Alves (PMDB), que agora- veja como é a política, caro leitor – pede votos no programa eleitoral para Wilma como se nada tivesse ocorrido no passado recente.
Que mudança é essa que um político de um partido intervém noutro partido para desarticular uma candidatura legítima a reeleição – caso da governadora Rosalba? Me refiro a Henrique Alves (PMDB) e a Agripino Maia (DEM). Que mudança é essa que um ministro de Estado, que trabalha para um determinado governo, pede votos para uma candidata ao Senado de um partido que tem candidata à Presidência da República e hoje seria a principal adversária da patroa deste ministro? Me refiro ao ministro da Previdência Garibaldi Alves e a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, do PSB, e candidata ao Senado. Que mudança é essa que um candidato a governador diz apoiar a reeleição da presidenta Dilma Ruosseff (PT), mas recepciona em Natal o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, e este por sua vez afirma de público que o seu candidato a governador no RN é Henrique Alves?
Curiosamente a coligação “União pela Mudança” reserva ao eleitor do Rio Grande do Norte uma nova roupa da velha política que curiosamente pode levar o estado ao renascimento, ou melhor, a continuidade de um movimento político ligado ao clã dos Alves. Como se observa, de proposta de mudança esse acordão não tem nada. Continua tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Coluna do Barbosa
Do blog do Julio Cesar
E agora José? Geraldo faz criticas a Peixoto em seu pronunciamento no último sábado em Ceará-Mirim.
Leitor do blog manda mensagem comentando o pronunciamento do ex senador Geraldo Melo em seu discurso no último sábado em Ceará-Mirim.
Segundo o comentário, Geraldo criticou abertamente e impiedosamente o Prefeito Peixoto e sua administração.
Segundo o leitor o que foi confirmado pelos presentes, Geraldo disse: “Eu queria deixar um recado aqui para os desinformados. Conheço Henrique desde menino. Peixoto é um político em nível municipal e eu sou um político de nível nacional como vocês me conhecem. Nossas forças jamais poderão ser medidas por que eu sou político nacional e Peixoto é um político municipal" emendou Geraldo.
E Henrique confirmou: “Mandei fazer uma pesquisa em Ceará-Mirim e constatei que essa cidade é a cidade de Geraldo. Vamos fazer muito por Ceará-Mirim, eu, Geraldo e Edinólia” emendou Henrique.
Diante dos posicionamentos de Geraldo e Henrique o leitor questionou:
“Será que Peixoto vai deixar de apoiar Henrique como fez com Fátima, já que Geraldo e o PMDB de Ceará-Mirim criticaram a sua administração?
Para o blog a resposta é não. João Maia não permitiria.
Segundo o leitor do blog, Geraldo ainda deixou claro que quem dará as cartas em Ceará-Mirim num eventual governo de Henrique será o PMDB comandado pelo seu grupo na terra dos verdes canaviais. Henrique confirmou o que foi dito por Geraldo.
O PMDB de Ceará-Mirim já estaria inclusive nos bastidores discutindo nomes para indicar para os cargos na terra dos verdes canaviais, mesmo, sem ainda ter ganho as eleições.
A repercussão do discurso de Geraldo só vem a confirmar o comentário que circula pela cidade de que o PMDB de Ceará-Mirim proibiu a participação de Peixoto e demais lideranças que apoiam Henrique de caminhar junto com o candidato ao Governo na feira livre de ontem.
O certo é que a briga entre os correligionários de Henrique Alves é grande e a disputa pelo poder num eventual governo já começou.
“Se Henrique ainda nem ganhou as eleições já esta fazendo a vontade de Geraldo que não permitiu a presença de Peixoto no seu palanque no dia de ontem avalie quando for eleito Governador e não precisar mas dos votos das demais lideranças de Ceará-Mirim”, comentou o leitor do blog.
O certo é que em 2016 teremos eleições para Prefeito e o PMDB não terá dois, três ou quatro candidatos, mas apenas um, e até onde sei muitos dos apoiadores de Henrique não são sequer filiados ao PMDB comandado por Geraldo.
Como diz o velho seu Zé que sabe tudo de política: “o bicho tá pegando”.
Faz sentido.
DO BLOG: Não estive na mobilização que o ex-senador Geraldo Melo promoveu sábado com os seus candidatos na feira livre de Ceará Mirim. Com os mesmos candidatos ao Governo e ao Senado dos demais apoiadores da chapa de Henrique/João, Geraldo fez diferente do Prefeito Peixoto que fez dias atrás. Fez a apresentação dos seus candidato em local público, sem qualquer receio e, certamente por acreditar ainda em seu potencial eleitoral. Sobre os discursos ‘nadica de nada’ de novidade. Ficou claro que p ‘Baixinho’ dará as cartas no verde vale, e não poderia ser diferente, em caso de eleição de Henrique. Agora, quem menos está preocupado com a situação de palanques em C. Mirim é Henrique. Quantos tiver ele estará presente. Prefeito Antônio Peixoto que desistiu no meio do caminho de apoiar Fátima para o Senado, se usar mesmo critério também desistirá de apoiar Henrique, segundo matéria no blog do Júlio Cesar. É, parece que rejeição da administração do Prefeito continua alta e afasta qualquer possibilidade de conjectura futura com ampla participação do Solar Antunes para 2016. Menos para os ‘agenciadores’ e de votos e os oportunistas de plantão.  

Jornalista da Globo: “Acendeu sinal amarelo na campanha de Henrique Alves”
Renata Lo Prete, do Jornal das Dez, aponta crescimento de Robinson Faria, principal adversário do PMDB
Ex-editora da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, e atual analista da TV Globo News, a jornalista Renata Lo Prete avaliou, nesta quinta-feira, durante participação no Jornal das Dez, a pesquisa Ibope que mediu a intenção de voto do eleitor potiguar na disputa pelo governo e o Senado nas eleições deste ano. Para ela, em que pese o candidato do PMDB, Henrique Alves, ter alcançado o patamar dos 40%, o resultado da pesquisa “acendeu o sinal amarelo” na campanha do atual presidente da Câmara dos Deputados, uma vez que a principal candidatura adversária, a do vice-governador Robinson Faria (PSD), ultrapassou a casa dos 20%.
De acordo com a analista, o quadro é preocupante para o peemedebista porque Henrique é apoiado por “um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado”, ao ultrapassar o patamar superior aos 20% das intenções de voto.
A preocupação, de acordo com a jornalista, se deve ao fato de que a coligação de Henrique está sofrendo algum tipo de desgaste. “No RN com certeza acendeu o sinal amarelo na candidatura do Henrique Alves. Como, as pessoas podem perguntar, se ele está na faixa de 40% das intenções de voto? Por quê? Porque ele está apoiado por um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado: já que subiu ao patamar na casa dos 20%. Isso aí preocupa, porque é uma coligação muito grande e é uma coligação que aparentemente está sofrendo algum tipo de desgaste”, avaliou.

Marina Silva propõe fim da reeleição e passe livre para estudantes

 Candidata quer reestruturar o programa Mais Educação para incluir o estudo integral em toda a Educação Básica

A campanha da candidata à Presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Marina Silva, divulgou nesta sexta-feira o plano de governo para o mandato de quatro anos.
Entre as principais propostas do governo de Marina, estão o fim da reeleição e a adoção do mandato de cinco anos. Na política, a candidata ainda propõe que aconteçam plebiscitos e referendos convocados pelo próprio povo para criar e aprovar leis.
CONVIDADO DESSA SEGUNDA FEIRA, 1, DO DA REDAÇÃO É O EX-VEREADOR JÚLIO CESAR.

Nenhum comentário: