quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tranquilo...

 
REVOLTA DO BUSÃO ACORDA CEARÁ MIRIM...
 
Movimento Revolta do Busão em Ceará Mirim hoje à tarde, levou em torno de mil pessoas as ruas da cidade. Estudantes, professores, profissionais liberais, comerciários e a população saíram pelas ruas pedindo Passe Livre Já nos transportes coletivos ente outras reivindicações.
 
Principal reivindicação foi a redução do preço da passagem de ônibus Ceará Mirim/Natal que sofreu aumento de 12,85%, subindo de R$ 3,50 para 3,95... Placas, cartazes e faixas levaram as mensagens de protesto e de reivindicação.  
 
Presença que também chamou a atenção dos participantes foi o aceno de pessoas que ficaram nas janelas e portas de casas das ruas Manoel Varela e General João Varela por onde passaram os manifestantes.
 
Desde as 4 da tarde estudantes se concentravam na Praça da Intendência, em frente a sede do poder legislativo municipal. Com gritos e palavras de ordem, os participantes mostram sua força e anunciavam em primeira mão uma audiência conseguida junto ao diretor do DER na próxima terça feira para discutir a situação do preço da passagem.
 
Dois representantes do movimento estarão presentes. O ato recebeu a adesão dos Trabalhadores Sem Terra e do SINTE/RN, regional de Ceará Mirim. O policiamento e Guarda Municipal acompanharam o ato sem maiores problemas.
 
Segundo opinião colhida junto a alguns participantes, a avaliação é positiva do movimento, principalmente pelo numero de jovens e famílias que diziam: Ceará Mirim acordou! 
 
Mais fotografias do movimento...
 
 
 
 
Alegria, irreverência, criatividade, união e muita disposição de luta dos manifestantes ficou claro o quanto um povo unido tem poder de conquistar direitos...
 
 
 
 
 
 

Avançando...

CURSO É LANÇADO OFICIALMENTE...
 
O Presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Professor Gerinaldo Moura, fez hoje a abertura do I Curso de Formação Contínua - da Sóciopolítico e Cultural para Crianças Adolescentes do município.
 
Curso será ministrado por módulos por parceiros do Projeto Bienal de Arte e Cultura na Prevenção e Combate ao Uso Indevido de Drogas. Abertura aconteceu hoje no Espaço Cultural 'Pref. Roberto varela', com a participação dos parceiros e jovens que se apresentaram mostrando todo um talento.
 
O curso tem duração de 12 meses e está dentro das atividades que o município de Ceará Mirim deve realizar para o selo UNISEF. A convite, este blogueiro e jornalista será um dos palestrantes/oficineiros do curso que terá a participação de alunos da rede pública e privada de ensino. O Sistema Litoral de Comunicação é um dos parceiros do CMDCA. 
 
GALERIA DE EX-PREFEITOS DE CEARÁ MIRIM...
 
Depois divulgaremos os demais...
 
Mostrando a hora para se começar a construir um
novo momento da história do verde vale... 
 
 

 
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Participe...




PONTO FACULTATIVO 

Prefeito Decreta Ponto Facultativo nesta sexta (28)

Em razão do feriado municipal de 29 de junho, dia de São Pedro, e da antecipação da feira livre do sábado, para sexta-feira, o prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto, determinou ponto facultativo nas repartições públicas do município.

O decreto de nº 2.250, assinado em 24 de junho de 2013, é direcionado ao serviço público da administração direta e indireta, e não se aplica aos órgãos ou entidades responsáveis por atividades ou serviços considerados essenciais, o que garante o atendimento à população.

Na sexta dia 28, devem funcionar normalmente os setores cujo funcionamento é indispensável, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, Defesa Civil e SAAE.

O feriado municipal de 29 de junho, em alusão a São Pedro, entrou em vigor através da Lei 1.356 de 06 de junho de 2001.

Saudações,

Jhancy Richelm (9848-3139)

Assessoria de Comunicação (3274-2557/2327)

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim
 

CEARÁ-MIRIM
 
TREM POTIGUAR DO FORRÓ ANIMA TEMPORADA JUNINA NESTE SÁBADO 29 DE JUNHO
ANIMAÇÃO, ALEGRIA E MUITO FORRÓ FORMARÃO O TEMPERO DA PRIMEIRA NOITE DO TREM POTIGUAR DO FORRÓ
O evento é uma realização da Agência de Turismo "Costa do Atlântico" em parceria com a Prefeitura de Ceará-Mirim por meio das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Juventude, Esporte, Cultura e Lazer; Fundação Nilo Pereira; com o apoio das demais secretarias e órgãos da administração municipal.
Nas noites de sábado 29 de junho e 06 de julho, o Trem Potiguar do Forró partirá da estação ferroviária da Ribeira, em Natal, com destino a Ceará-Mirim.
Serão duas noites que movimentarão  a cidade, transformando-a num local ideal para se viver animadas temporadas ao som de muito forró, comidas típicas, apresentações culturais e quadrilhas juninas, artesanato e trios de sanfoneiros.
Os passageiros/turistas do Trem se concentrarão às 16h na estação da CBTU em Natal e embarcarão às 17h com destino a Ceará-Mirim.
 
Em cada vagão, um trio de sanfoneiros tocando muito forró, serviço de bar, segurança, muita animação e alegria.
Em Ceará-Mirim, de acordo com o secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Neto Coutinho, uma animada recepção aguarda os passageiros/turistas do Trem do Forró, com uma programação que começa na estação ferroviária e se estende até o mercado público central, no centro da cidade, ao som do Trio de Forró do Coroné Ananias.
Na área externa do mercado haverá apresentação de quadrilhas juninas, exposição de artesanato entre outras atrações. Já na área interna, também haverá trio de forró, comidas típicas e tudo o que a deliciosa gastronomia de Ceará-Mirim pode oferecer aos seus visitantes e turistas.
O prefeito Antônio Peixoto, como nas edições de anos anteriores, faz questão de participar das festividades do Trem Potiguar do Forró, até mesmo para viver a  experiência e animação do evento, e também para recepcionar os visitantes e turistas que vêm viver animadas noites de forró e alegria em Ceará-Mirim durante a temporada junina.
Para este ano, o prefeito deseja mais uma vez, que todos sejam bem vindos a Ceará-Mirim, terra de gente bonita e hospitaleira. "Estamos de braços abertos para receber mais uma vez os visitantes e turistas do Trem do Forró em nossa cidade", enfatiza o prefeito Peixoto.
Mês de São João com forró e muita alegria é em Ceará-Mirim.
Pelo menos é o que promete a programação montada pela Prefeitura e a Agência Costa do Atlântico para as noites de 29 de junho e 06 de julho na terra dos engenhos e dos verdes canaviais.
 
COLÔNIA DE PESCADORES...
 
PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM E SEBRAE VÃO DISCUTIR EM MURIU, REAPROVEITAMENTO DE PESCADO E ALGAS
Viabilizar a necessidade de um investimento público e privado para implementação de projetos de exploração do pescado e algas (sargaço).
Esse é o objetivo de reunião que será realizada nesta quarta-feira 26/06 na Colônia de Pescadores na praia de Muriu.
O evento, que tem início às 10h, é uma realização da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico em parceria com o SEBRAE/RN e contará com a presença de marisqueiras/pescadores de Muriu, Jacumã, além do presidente da Colônia de Pescadores, José Vicente.
De acordo com técnicos do Sebrae, as algas são de grande utilidade industrial e podem contribuir para o desenvolvimento econômico do município de Ceará-Mirim, viabilizando um negócio rentável para empresários e instituições do ramo.
SERVIÇO
Reunião: Reaproveitamento de pescado e algas (sargaço)
Data: 26/06/2013
Hora: 10h
Local: Colônia de Pescadores - Praia de Muriu
Cordialmente,
Jorge Moreira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2557 / 9139/7320
E-mails:
jorgemoreira2008@hotmail.com
 
Prefeitura de Ceará-Mirim cria Portal do Contribuinte
Já encontra-se disponível através do site da Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim www.prefeituradecearamirim.com.br, o Portal do Contribuinte.
O espaço foi criado por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tributação, objetivando facilitar o acesso dos usuários aos serviços disponibilizados pelo setor de tributos e arrecadação, dando mais agilidade ao atendimento.
Dentre as utilidades, é possível emitir e validar Certidão Negativa de Débitos Imobiliários, Mercantis para com a Fazenda Municipal, a Certidão de Quitação do ITIV. Além de IPTU, CIM, ISSQN - Imprimir Documentos de Arrecadação como (DAM), para pagamentos dos impostos municipais do Exercício Atual ou anteriores, bem como de seus parcelamentos. Visualizar uma Ficha do Imóvel com seus dados cadastrais e um Extrato Condensado de Débitos Imobiliários, Emitir Nota Fiscal Eletrônica e Consultar dados de um Processo, acompanhando sua movimentação.
A arrecadação permitirá a Prefeitura Municipal aplicar de forma eficiente e eficaz, os recursos do contribuinte, como forma de melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos.
Para tirar dúvidas e prestar maiores esclarecimentos ao contribuinte, o Portal ainda disponibiliza o e-mail da Secretaria: tributacaopmcm@gmail.com, e os números de telefones: 3274-5915/5916.
O acesso do Portal é simples, basta entrar no site da Prefeitura e clicar no link Portal do Contribuinte que encontra-se no lado direto da tela.  Mantenha-se informado.
 Saudações,
Jhancy Richelm (9848-3139)
Assessora de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim
PARRACHO DE MARACAJAÚ CONCORRE À
8ª MARAVAILHA DO MUNDO...
ÚNICO DESTINO TURÍSTICO DO BRASIL QUE
 CONCORRE A TAL HONRÁRIA...
 
 
 
PARA ISSO SE TORNAR REALIDADE VOCE
 
PRECISA VOTAR TODOS OS DIAS,
 
ATÉ DIA 30 DESETEMBRO NO
 
 SITE:
 
 
 
ATENÇÃO!
 
REVOLTA DO BUSÃO - CEARÁ MIRIM
 
QUINTA FEIRA, 27, COM CONCENTRAÇÃO
 
INICIAL EM FRENTE A CÂMARA MUNICIPAL!!
 
PARTICIPE...
 

Festança junina...

MARACAJAÚ FAZ BONITO NO SÃO JOÃO...
 
Junho é de festança junina em todo nordeste brasileiro. Ainda em tempo registramos alguns flagrantes de eventos em que o Blog e o Jornal O Litoral estiveram presentes para viver a alegria de todos nesses eventos.
 
Em Maracajú a escola municipal Eva Varela Cavalcanti realizou seu 9º Arraiá com barraca com comidas típicas, animado pela banda Pegada do Siri. Arraiá contou com apoio da prefeitura de Maxaranguape, da rádio Litoral FM 87 e do Jornal O Litoral.
 
Parabéns ao diretor Josivam e toda equipe docente e de servidores da escola que fizeram o melhor.
 
Parabéns também para toda comunidade escolar que prestigiou o evento e Quadrilha Junina da praia de Caraúbas que abrilhantou a noite. Da classe política apenas o ex vice-prefeito Antônio Costa foi ao evento.
 
PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA...
 
Ainda em Maracajaú, dia 23 aconteceu a tradicional festa do Padroeiro São João Batista. Muita gente bonita prestigiou mais uma festa do santo padroeiro daquela praia. Barraca, leilão, comida típica, músicos animando a barraca e a presença de algumas lideranças políticas do município.
 
A equipe da igreja agradece a todos que colaboraram para o sucesso do evento. O vice-prefeito Amaro Junior, Secretário de turismo Edmilson Oliveira, os vereadores Baíu, Rony e Luiz Neto estiveram presentes.
 
A presença dos nativos foi marcante a exemplo de anos anteriores. Quem levou sua valiosa ajuda foi o empresário Luiz Eduardo, do Portal de Maracajaú. 
 
Mais um ano o leilão foi 'chamado' por este blogueiro e jornalista Iran Costa, como no ano passado 'vendeu' bem tudo que foi doado para a igreja. amém!
 
Se Deus quiser, e ELE haverá de permitir, vamos realizar mais uma festa de São João Batista.
 
FLAGRANTES,  3º ARRAIÁ DA RESTAURAÇÃO...
 
Como já era esperado o 3º ARRAIÁ DA RESTAURAÇÃO promovido e organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição (C. Mirim) foi um sucesso. 
 
Apresentações culturais, barracas com comidas típicas, Ação entre Amigos, muita gente bonita, enfim, tudo foi muito bonito no 3º Arraiá da Restauração que arrecadou fundos para a continuidade da reforma da Matriz de N. S. da Conceição.
 
Aproveitamos para parabenizar Padre Bianor e toda equipe envolvida na organização do evento. O envolvimento de todos é a razão maior do sucesso!
 
Aos que colaboraram de uma forma ou de outra o agradecimento de coração. Próximo ano vem o 4º, depois o 5º e assim sucessivamente.
 
Evento 'pegou' e já é o maior do gênero na região. 

sábado, 22 de junho de 2013

Reforma, restauração e festanças...

DOM MARCOLINO REALIZA 3º ARRAIÁ...
Dois dias de muito arraiá no distrito de Dom Marcolino, sexta, 21 e sábado, 22. Ontem várias Quadrilhas Juninas se apresentaram fazendo a animação de todos os presentes a praça de eventos local. As quadrilhas estilizadas deram um verdadeiro show, inclusive de figurino. É o terceiro ano que a prefeitura municipal de Maxaranguape investe no evento que tem se tornado a maior atração da região nesse período de festas juninas. A prefeita Maria Ivoneide recepcionou todos que prestigiaram o 3º Ano do Arraá. Também prestigiaram a festança o Presidente da câmara municipal, vereador Nequinho e o Secretário Municipal de Turismo Edmilson Oliveira. Segue alguns flagrantes de ontem, sexta feira. Hoje, 22, tem bandas e você é convidado da prefeitura para participar de mais uma note junino...
 
Fotos: D'arc Costa
 







 
 
GINÁSIO ADERSON ELOY SEM REFORMA CONCLUIDA, ABRETE  CAMPEONATO DE FUTSAL 2013...
 

Ontem teve início mais um campeonato municipal de futsal de Ceará Mirim, promovido e organizado pela Secretaria de Esportes. quem foi convidado par assistir a abertura do evento pensou que a 'reforma' do Ginásio de Esportes Aderson Eloy estava concluída. Ledo engano.
 
Sem as condições ideais para a prática da modalidade (as fotos comprovam) jogadores correm bastante risco de se machucarem em razão de várias goteira no telhado que ainda não recebeu o reparo devido.
 
Banheiros ainda por serem concluídos; a própria quadra sem a devida marcação; infiltrações; barreiras arquitetônicas; refletores queimados, enfim, é muito arriscado para os atletas a situação em que se encontra o Ginásio de Esportes Aderson Eloy para a prática do futsal.
 
Todos entendem que há certa vontade dos que fazem a Secretaria de Esportes, todavia, realizar uma competição sem que a praça esportiva esteja em plenas condições, é correr sérios riscos.
 
Por falta de quadras oficiais em Ceará Mirim para o município cumprir seu calendário, não seria problema, têm outras na cidade. Público é diminuto na abertura do campeonato de futsal versão 2013.
 
Clique registra primeiro gol da
reabertura do Aderson Eloy depois da 'reforma'...
 
Diz o dito popular: 'A pressa é inimig da perfeição'. A coisa pública é diferente da privada. Reforma, restauração e/ou ampliação de qualquer patrimônio público, precisa que haja dotação orçamentária para tal. Reformar a mais tradicional e bela praça de esportes in door do Ceará Mirim sem planejamento, é complicado e pode ficar pela metade. Vamos torcer para que daqui uns dias possamos fazer novo registro com o 'gigante' esportivo do vale em plenas condições de se praticar com segurança futsal, handebol, voleibol e basquete. 
 
3º ARRAIÁ DA RESTAURAÇÃO...
Tudo prontinho para mais um Arraiá da Restauração promovido e organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição - C. Mirim. Amanhã, 23, no Largo Frei Damião, todos estão convidados a prestigiar esse grande evento que tem por objetivo conseguir fundos para a continuação da reforma da Igreja Matriz de N. S. da Conceição.
 
Quadrilhas Juninas; apresentações culturais; barracas; comidas típicas e uma Ação Entre Amigos de 01 balaio com utilidades domésticas; 01 TV Led 22" com rack e 01 poupança no valor de 5 mil reais. Compre a cartela por apenas 6 reais. Evento já é considerado o maior do período em toda região. Participe!