quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Atualizando...








INDEPENDÊNCIA...
Voce se imagina desempenhar uma função, principalmente pública, e não ter liberdade para tomar decisões! Isso acontece com algumas pessoas, até entendo que pode ser pela imaturidade ou ter que obedecer orientações de outrem. Faz sentido em vários casos. Não é legal deixar de dar satisfação devida.

COMÉRCIO INFORMAL...

Vereadores do verde vale discutiram em sessão ordinária ontem, o comércio informal da cidade. O aumento de ambulantes e, até grandes comércios que invadem as calçadas com seus produtos é de se tomar uma providência. Sem a intenção de prejudicar quem sobrevive dessa atividade, o legislativo tentará uma solução negociada com os envolvidos.

PREVISÍVEL...
Como o blog previu ontem, o veto do prefeito Antônio Peixoto – PR foi mantido pelo placar anunciado pelo blog, 121 X 1. Com a manutenção do veto os estudantes universitários que estudam em Natal não usarão ao ônibus amarelinhos. Terceirizados deverão ser contratados para tal. Ontem foi apenas um ensaio de como os aliados apreciarão matérias oriundas do executivo!
ORDEM DO DIA...
O Presidente da Câmara Municipal de Ceará Mirim Renato Martins – DEM usando da palavra na sessão de ontem, reiterou o propósito de discutir um nome do verde vale para candidato a deputado estadual. Renato citou alguns exemplos de municípios do RN que tem representante na Assembleia Legislativa do Estado como: Caicó; Pau dos Ferros; Goianinha; São Gonçalo do Amarante... ‘Ceará Mirim não pode mais continuar órfão de um representante na Assembleia. No passado tivemos bons nomes que defenderam os interesses do município’, disse Martins.
SOLIDÁRIO...
O vereador Franklinho – DEM aparteou o colega parabenizando-o pelo discurso e chamou a atenção de todos para que o bairrismo possa fazer parte de cada um cearamirinense. Franklinho fez lembrar inclusive, a camapnha do saudoso Heberte Dantas – Betinho, filho da terra apoiado sem estrutura, mas com o sentimento do povo ter o seu representante na Assembleia Legislativa. Evidente que essa posição não agrada a todos.
 
 
 
Nos bastidores do mundo esportivo, particularmente do futebol norte-rio-grandense, é tido como 'prego batido ponta virada' a vinda do América com seus jogos para o estádio O Berretão. Decisão deverá ser anunciada pelo Presidente do clube Alex Padangue, provavelmente nesse final de semana. Parceria entre américa e MPB EMPREENDIMENTOS será por dois anos, segundo o que circula nos bastidores. Saida foi boa boa para ambas partes, ganha Ceará Mirim e região, ganha o time rubro que tocará as obras do 'Arena América' com mais tranquilidadae.
Em abril, segundo o empresário Marconi Barreto,
capacidade para 10 torcedores...
 







 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vivas...

TUDO OUTRA VEZ...
Esta terça feira, 26, me remete ao início da história que jamais esquecerei os 33 anos de casado com Joana D’arc minha musa inspiradora. 33 anos de superação de barreiras e obstáculos, mas, também de muitos momentos felizes ao longo desses anos. Não teria palavras para dizer de minha alegria e satisfação em ter encontrado alguém que pudesse construir uma vida a dois tão intensa.
O nascer diário do sol é o nosso renascer permanente...

Só me resta agradecer a Deus por ter colocado D’arc em meu caminho!! Os frutos dessa união Ilanne, Iran Junior, Irajanne e Igor são os motores e a energia propulsora para vivermos mais quantos anos Nossa Pai Criador permitir. D’arc, ti amo!

CEARÁ-MIRIM
 
EDUCADORES PARTICIPAM DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013
 
 
A Prefeitura de Ceará-Mirim, realizou na manhã desta terça-feira 26/02 a abertura da Semana Pedagógica 2013 com o tema "Responsabilidade Social com a Aprendizagem dos Educandos".
Os encontros prosseguem até a próxima sexta-feira 1º de março com todos os profissionais da educação entre professores, educadores, gestores, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade aconteceu no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural com a participação de gestores, supervisores e técnicos da SEME.
O prefeito Antônio Peixoto-PR, não participou da solenidade de abertura porque ficou impossibilitado de chegar ao local devido a interdição da BR-406 pelo Movimentos do Trabalhadores Sem Terra-MST, nesta terça-feira.
Na mesma situação também ficaram o promotor Ivanaldo Soares da Silva Júnior, que havia confirmado presença ao evento e a doutoranda da UNDIME Rute Regis Oliveira da Silva que iria proferir palestra focando a temática: "A Cultura Organizacional da Escola e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem".
Além da secretária de educação Ângela Aquino, participaram ainda da solenidade, os vereadores Renato Martins-DEM (presidente da Câmra); Luciano Morais-PR (Líder do governo na Câmara); Marcos Túlio-PTB; Franklin Marinho Júnior-DEM; a secretária de administração do município Glauciane Tavares; a controladora Fátima Alves; além de outros auxiliares do governo.
Durante a solenidade de abertura, a secretária Ângela Aquino, destacou a importância do tema da jornada, ressaltando que durante esses dias os profissionais terão novas experiências que irão contribuir no desenvolvimento do trabalho de cada um deles.
Ângela também destacou a importância de se trabalhar coletivamente para que se possa atingir o mesmo objetivo - garantir o direito de aprender - esquecendo cores partidárias. "Quem tem a ganhar com isso são vocês e, principalmente os nossos alunos. As dificuldades vão sempre existir, mas a gente não pode mudar as coisas de uma hora para outra", enfatiza a secretária Ângela.
Ela finalizou seu pronunciamento dizendo que todos precisam dar o melhor de si, porque a educação é fundamental e todos devem fazer o que se precisa fazer. "Individualmente não chegaremos a lugar nenhum", diz. 
Líder do governo na Câmara, o vereador Luciano Morais, que representou o prefeito Antônio Peixoto na solenidade, destacou a importância dos profissionais da educação, que o encontro é de fundamental importância porque traz novas reflexões que vão refletir no processo pedagógico. "Vocês têm uma responsabilidade imensa, que é dar continuidade ao trabalho que este governo vem realizando em prol da educação do nosso município. Educação, que é exemplo para todas as outras cidades da região", diz o líder do governo.
Já o vereador Renato Martins-DEM, presidente da Câmara, destacou o papel social da escola e dos educadores, enaltecendo também o planejamento como forma estratégica, com novas visões que ajudam o trabalho do professor em sala de aula. "Esse trabalho que vem sendo desenvolvido é muito importante, principalmente para os alunos. Num encontro, que traz resultados positivos e mais ousados, uma vez que os desafios estão lá fora, e todos sabem de suas responsabilidades", destaca o presidente da Câmara, Renato Martins.
O primeiro dia da Jornada Pedegógica foi encerrado com a apresentação do Canto Coral "Mais Educação" formado por jovens e adolescentes da Escola Municipal Adele de Oliveira.
 
META
 
A Jornada Pedagógica estabelece como meta principal para o biênio 2013/2014, o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a implantação de políticas de alfabetização na idade certa e, consequentemente, a elevação dos índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino.
O evento também destaca a valorização do professor como meta para a melhoria da qualidade do ensino no município, com esforço para tornar a escola um ambiente para formação da cidadania.
A Semana Pedagógica é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e também para os educadores dialogarem sobre suas práticas cotidianas orientadas pelo pensamento coletivo e, assim, planejar o ano letivo.
As expectativas apontam para que esse momento seja o início de uma caminhada coletiva - poder público e escola - e, de um processo de cogestão de responsabilidade onde todos estejam envolvidos, buscando fazer com que a escola cumpra o seu papel essencial que é o de garantir o direito de aprender.
 
OS PRÓXIMOS DIAS
 A programação da Semana Pedagógica 2013, prossegue nesta quarta-feira 27/02 com quatro palestras por segmento de ensino e suas implicações para a prática pedagógica:
- Educação Infantil: proferida pela professora da UFRN, Denise de Carvalho, a partir das 8h no auditório da Estação Cultural.
- Ensino Fundamental dos anos iniciais: proferida pela professora da UFRN, Giane Bezerra Vieira, a partir das 8h no Clube Unisesp.
- Ensino Fundamental dos anos finais: proferida pela professora da UFRN, Márcia Gurgel Ribeiro, a partir das 8h na Escola Municipal Adele de Oliveira.
- EJA: proferida pela professora da FACEX, Edneide da Conceição Bezerra, a partir das 8h na Escola Municipal Augusto Meira.
E nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, acontece programação interna nas escolas.
Cordialmente,
Jorge Moreira
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2327 / 9139-7320
E-mail: jorgemoreira2008@hotmail.com

 

Movimento...

SEM TERRA BLOQUEIA ESTRADAS...
Os Trabalhadores Sem Terra do MST, acampados em municípios do RN escolheram esta terça feira, 26, para um dia de mobilização e alerta as autoridades do Estado. Logo cedo fecharam várias rodovias em pontos estratégicos de acesso aos municípios, para entregar uma pauta de reivindicações do movimento. Segundo Adotado, um dos líderes do movimento que estava no trecho da RN que liga Ceará Mirim/Touros, próximo ao trevo que dá acesso aos distritos de Capela, Matas e Mineiro, disse que um dos pontos de discussão é sobre uma multa determinada pelo Juiz Dr. José Dantas de Lira de 2 mil reais aos participantes, caso não cumpra a determinação judicial; pedem a presença do prefeito Antônio Peixoto – PR para negociar alguns pontos de pauta e a presença do diretor do INCRA para discutir sobre processos em andamento no tocante a reforma agrária. A constituição Federal diz que: ‘o cidadão tem o direito de ir vir’... Com a palavra as autoridades competentes.
 
 
 
 
 
 
A Câmara Municipal de Ceará Mirim provavelmente apreciará e votará o veto do Prefeito Antõnio Peixoto - PR ao Projeto de Lei aprovado por unanimidade de votos na legislatura passada, de autoria do ex-vereador Júlio Cesar. O projeto autoriza o executivo cearamirinense a fazer o transporte de estudantes Ceará Mirim/Natal. O veto do prefeito foi lido na sessão anterior e sua justificativa baseia-se em Lei Federal, diz a matéria. Como a bancada de apoio ao governo Peixoto tem ampla maioria, 12 X 1, é aguardar o resultado que parece óbvio.
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

JORNAL O LITORAL - 1 A 15 DE FEVEREIRO DE 2013
















Direitos Autorais: Sistema Litoral de Comunicação

Participa agora...

A HORA É ESSA...
Pronto para o América realizar os seus jogos
enquanto constrói a Arena américa...

A imprensa local e estadual tem dado nos últimos dias à devida cobertura sobre a parceria entre a MPB EMPREENDIMENTO e o América de Natal com vista a possibilidade do time rubro realizar seus jogos do campeonato estadual de futebol e do campeonato Brasileiro Série B no Estádio O Barretão. Nesse sentido a união da classe política do verde vale se faz necessário. Essa é a hora de quem apoiou candidato a deputado estadual e federal dando expressiva votação para a eleição desses candidatos no município em 2010 cobrem o empenho de todos na defesa dos interesses do município. Nesse aspecto o ex-vereador Júlio Cesar – PSD, que apoiou o deputado Gustavo Carvalho com voto na Diretoria Executiva do Mecão, que decidirá se o América irá jogar no estádio O Barretão é importante a sua participação nesse processo . O vereador Clécio Junior – PSDB também pode aproveitar a oportunidade para pedir ao primo Alex Padangue, presidente do América que o mesmo possa se sensibilizar e o seu voto seja pelos jogos do América no Barretão.  Quem pode também somar esforços nessa questão é o empresário José Saly que deu expressiva votação ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Afinal, todos precisam se somar nesse processo que beneficiará e agilizará o processo de desenvolvimento da região.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alternativa...


PRONTO AMÉRICA, QUER MAIS O QUÊ...

 
Aconteceu hoje pela manhã, no Estádio O Barretão, Ceará Mirim, Café da Manhã promovido pelo empresário Marconi Barreto à imprensa e convidados para tomar conhecimento de como andam as negociações entre a MPB EMPREENDIMENTO e o América. Na ocasião Marconi falou sobre a proposta apresentada ao time alvirrubro para médio prazo. ‘O América optando para jogar no Barretão, ‘encontrará toda essa estrutura que vocês estão vendo e, mais, conseguirá recursos para ajudar na construção da Arena América’, disse Marrconi.
 
O evento contou com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF Dr. José Vanildo; ex-presidente do Alecrim Orlandinho; do deputado estadual Gustavo Fernandes; representante do prefeito Antônio Peixoto, Dr. Pedro Avelino Neto; do presidente da Câmara Municipal, Renato Martins, além de vários vereadores; ex-prefeito de Etremoz, Enilton Trindade entre outras autoridades.
 
Falou na ocasião parabenizando a iniciativa do empresário Marconi Barreto o Presidente da FNF; deputado Gustavo Fernandes; o comentarista Lauro Neto e este blogueiro e jornalista Iran Costa. Resta agora esperar que o Presidente do América Alex Padangue e sua diretoria executiva amadureçam e anuncie qual o estádio o América irá disputar seus jogos pelo campeonato Potiguar e pelo Brasileiro Série B.
 
Se depender de um Estádio, sem dúvida o escolhido será o Barretão com capacidade para 7 mil torcedores já e 10 para abril.
Ao fundo, arquibancada em construção,
para completar capacidade para 10 mil torcedores...
 
 
 
 
Batista, lateral do ABC, Iran e Ribamar, ex-atleta...
 
Contemporâneos e amigos de infância,
 Marconi, Chico Muniz e Iran Costa
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Solidariedade, abandono e decisão...


BOY CHAPA RECEBE MATERIAL ESCOLAR...

Quem esteve hoje pela manhã na redação do jornal O Litoral acompanhado por sua mãe, foi Boy Chapa, como é mais conhecido Adenildo Lima de Oliveira. Boy Chapa fará 0 5º ano na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira e recebeu das mãos deste blogueiro e jornalista o material escolar que solicitou para o início do ano letivo.
 
Na ocasião dona Maria Oneidde Lima de Oilveira, mãe de Boy Capa agradeceu pela ajuda no material escolar. Prometido tem que se honrar. Mais legal é que Boy chapa em suas participações no programa de Sandro Carlos, na 87,9 Cultura Vale Verde, tem sido uma atração a parte.
 
Fiquei muito feliz quando Boy Chapa disse que gostaria de ser jornalista, um comunicador. Basta estudar e ser decente! No distrito de Gravatá, onde mora, Boy Chapa é orgulho para todos.

DISCASO DA CLASSE POLÍTICA DO RN...
Como se deixa um patrimônio público
 tão importante abandonado...
 
Não tem que passe pela Praia do Meio, Natal, e não se envergonhe do abandono em que vive o resto do Hotel dos Reis Magos. Para a classe política, em particular quem governou e governa o Estado, exceto o idealizador e fundador do Hotel, ex-governador Aluizio Alves, que também construiu o Ducal para receber turistas que visitassem o RN, é de dá pena todo um investimento num setor tão importante, o turismo, sendo dilapidado dia após dia.
 
Com toda beleza e pompa, o Hotel Reis Mago
deveria ter outro olhar...
 
É um verdadeiro crime o que acontece com este equipamento turísitico tão importante para o desenvolvimento econômico e social do RN. Será que nenhum governante terá ideias ou vontade política para alavancar e recuperar esta estrutura? Lamentável o que todos veem na Praia do Meio sem que nada seja feito. Até quando?
 


 
AONDE JOGARÁ O AMÉRICA?

Toda e qualquer decisão para ser tomada precisa-se ter cautela, amadurecimento e responsabilidade. O RN vive um dos momentos impa em relação ao futuro futebol. O América F.C ainda sem seu estádio, vive um dilema, digamos bom, para definir onde realizará seus jogos este ano. Seu presidente Alex Padangue, em conjunto com sua diretoria executiva, em 20 dias deve dizer em que estádio o time alvirrubro deverá ter mando de campo nos campeonatos Estadual e Brasileiro Série B. Duas opções para a diretoria americana escolher: O Estádio Barretão, em Ceará Mirim, com estrutura e capacidade para 6 mil toredores, que atende as exigências da FIFA e o Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante que não atende. Em entrevista ao 87 Esportes, hoje, Padangue não descartou nenhuma das hipóteses. Em relação à distância da capital para onde o América poderá disputar seus jogos, o Presidente citou o Ninho do Periquito, enquanto estrutura e acomodamento para os torcedores Alex disse não restar dúvidas de que O Barretão tem todas as condições. A questão é, se o América usará uma estrutura que acomode bem o seu torcedor, já pronta ou se irá arriscar uma praça esportiva que não oferece a menor condição para receber e acomodar a torcida alvirrubra, no caso o Ninho do Periquito, mesmo o responsável dizendo que resolverá o poroblema. Em termo de propostas o empresário Marconi Barreto já colocou à mesa, de forma concreta, o que deseja fazer para que o América realize seus jogos por 5 anos na cidade de Ceará Mirim. Em 20 dias a novela acaba. Espero com um final feliz para os verdes canaviais.     
 

 

COM OU SEM MANDATO...
Ainda em relação à decisão que os dirigentes do América F C tomarão sobre qual Estádio o time rubro jogará este ano pelo campeonato potiguar e Série B do Brasileiro, só em 20 dias se saberá. Nesse intere nada mais justo que a classe política dos municípios que desejam o time rubro jogando em seu território também se articule junto aos atores dessa ‘novela’. Cada agente público deve defender com todo interesse que os jogos do America se realizem no seu município. Espera-se que todos que se elegeram e que perderam dizendo que amam Ceará Mirim, agora façam sua parte seja como ou sem mandato. Está em jogo também uma decisão política e, para tal, ganhará quem mais força tiver no jogo. É nessa hora que todos percebem a importância de se ter um representante estadual que se somasse a esta causa nobre. Infelizmente Ceará Mirim e região não tem. 2014 está próximo e outros embates a nível estadual haverão de sucitar... Será que ainda sem um deputado estadual com identidade e firmeza de propósito para defender o verde vale!  Acredito que não.

 

 

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Visita e participação...

Em fase de acabamento...

IFRN SERÁ ENTREGUE EM MAIO...

Hoje pela manhã o Diretor Técnico do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte – IFRN, Professor Josué recebeu visita na obra do prefeito Antônio Peixoto – PR, alguns auxiliares e alguns vereadores da base de apoio político ao governo. Foi uma visita antes da entrega da obra a sociedade prevista para o mês de maio.
Atentos as explicações do Diretor Técnico, Profº Josué...
 
Depois de expor aos visitantes o numero de cursos permanentes e temporários todos se deslocaram às dependências do Instituto para conhecer detalhes da construção.
Prefeito Antônio Peixoto fala de
um sonho sendo realzado...
 
Para surpresa do prefeito Antônio Peixoto, que disse em entrevista à rádio Cultura Vale Verde, o diretor técnico do IFRN anunciou que o complexo esportivo da instituição também está sendo construído. Uma piscina semi-olímpica 12 X 25; um campo de futebol; um ginásio poliesportivo e uma pista de atletismo.
Sistema para tratamento de águas...
 
A obra conta também com um sistema de aproveitamento de água de chuvas além de estação de tratamento de águas. É quase 15 milhões de reais investidos pelo governo da Presidenta Dilma Rousseff - PT na construção de uma escola que poderá ser a redenção da juventude quando estiver funcionando em sua plenitude qualificando mão de obra para a região.

CONSELHEIROS NO JORNAL 87...
Cleópatra, Gerailton, Geisha, Gean e Cosmo...

Os membros titulares do Conselho Tutelar eleito domingo, 17, estiveram hoje no Jornal 87 agradecendo pela eleição e falando sobre a próxima gestão que começará dia 27 quando todos tomarão posse. A unanimidade os Conselheiros falaram da importância do apoio da sociedade e das autoridades a atividade do Conselho Tutelar para que bons frutos sejam colhidos pela sociedade e, principalmente pelas famílias que por ventura venham ter algum problema que precise de ajuda e apoio do Conselho.
Entrevista conduzida pelo jornalista e blogueiro Iran Costa...
Um dos objetivos que todos disseram perseguir nesta gestão é quanto à discussão nas escolas e outras instituições do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA como forma de melhor se conhecer os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Importante também é integração das instituições governamentais e não governamentais para que se consigam bons resultados.
 
JORNAL 87
A NOTÍCIA COM CREDIBIIDADE
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
DAS 7 ÀS 8 DA MANHÃ
EM CADEIA DE RÁDIOS COM A FM EXTREMOZ; FM MURIÚ E LITORAL FM , MARACAJAÚ
DIREÇÃO: JORNALISTA IRAN COSTA
PARTICIPAÇÃO: MARCELO ANDRADE E WELLINGTON MARQUES!!!
SAIA DE CASA MUITO MAIS INFORMADO!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conselho Deliberativo...


O BARRETÃO - IMPRENSA DO RN TOMA CONHECIMENTO OFICIAL DE PROPOSTA

Nesta terça-feira, 19, na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF o empresário Marconi Barreto concedeu coletiva de imprensa para os veículos de comunicação que cobrem o esporte do RN. Na ocasião Marconi deixou clara a seriedade do seu empreendimento e, que, a parceria com o América F.C considera importante para o futuro do futebol do Estado. 
 
Os pontos da proposta apresentada ao time rubro também foi distribuída a imprensa que tomou conhecimento do teor da mesma.
 
A coletiva foi aberta com a palavra do Presidente da Federação Dr. José Vanildo que entregou oficialmente o termo de filiação do Globo a FNF ao empresário Marconi Barreto. “Considero a filiação do Globo a Federação o fato mais importante da minha gestão” disse o Presidente.
 
Após expor as propostas e todo o projeto do complexo O Barretão os jornalistas fizeram suas perguntas. Dizendo ‘não está para brincadeira’, Marconi respondeu todas as perguntas e pediu que a imprensa divulgasse o que será melhor para o América.

Marconi disse ainda que já havia se reunido com vários representantes do Conselho Deliberativo do Américo e percebeu o interesse de todos na parceira do clube rubro com a MPB EMPREENDIMENTO.
A palavra final para a concretização da parceria entre o América e a MPB EMPREENDIMENTO deverá sair até o final de semana.

EX-JOGADOR RIBAMAR ESTEVE PRESENTE A COLETIVA...
O Presidente da Associação de Ex-jogadores de Futebol do RN Ribamar Barreto esteve presente a coletiva de imprensa enaltecendo e elogiando o empreendimento de Marconi Barreto que promoverá mudanças na estrutura do futebol do Estado. Ribamar, que jogou em vários clubes da capital potiguar, também relembrou os velhos e bons tempos do futebol de Ceará Mirim  em conversa com este blogueiro e jornalista, citando nomes como o de Santana, George, Izulamar, Irimar, Lolô, Wilames entre outros.

PRESIDENTE JOSÉ VANILDO FALA AO LITORAL...
O Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebo - FNF José Vanildo, disse que está em estudo proposta de realização de um novo campeonato Interiorano de futebol. A competição seria entre times filiados a Ligas Desportivas do RN com o objetivo de valorizar o atleta amador. Seria a volta de uma competição parecida a do Interiorano de 1965 quando a seleção de futebol de Ceará Mirim se sagrou campeã invicta naquele ano. Que a ideia prospere para que novos craques surjam no cenario esportivo do RN. Competição aconteria no estádio O Barretão.