terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O LITORAL, 12 ANOS DE RESPEITO AO LEITOR, COLABORADORES E ANUNCIANTES...

 
Sábado, 26, amigos, colaboradores, anunciantes, leitores, lideranças políticas e empresariais participaram de evento alusivo aos 12 Anos do Jornal O Litoral, que aconteceu no Restaurante Tereza Pança, Maracajaú, ao som do violão e voz de Luciano Queiroz. Noite para ficar na história e memória dos que lá estiveram prestigiando o evento. 
 


Na oportunidade este blogueiro e jornalista fundador de O Litoral e do Sistema Litoral de Comunicação, reiterou o compromisso de continuar com a mesma linha Editorial, fazendo um jornalismo sério, responsável, ético e profissional. Nessa ‘estrada’, 12 anos, O Litoral tem muito que agradecer pela credibilidade e respeito junto à sociedade adquirida ao longo desses anos.  Uma das marcas importantes do jornal é a participação da nossa família, que participa de todas as etapas de produção da notícia. Alguns flagrantes...

 
 

 



 
 MOMENTO HISTÓRICO...

Não lembro na história recente de Ceará Mirim que um Presidente da Câmara Municipal tenha assumido a chefia do executivo por ausência do prefeito e vice-prefeito. O vereador Renato Martins – DEM está como chefe do executivo municipal em razão do prefeito Antônio Peixoto – PR e do vice José Praxedes - DEM se encontrarem em viagem. Talvez o fato do Presidente da Câmara Municipal, o Prefeito e o vice estarem em sintonia e pertencerem à coligação vitoriosa em outubro de 2012, facilite essa substituição. Num passado bem recente até para o vice assumir seria impossível! Tudo está ‘Mar de Almirante e Céu de Brigadeiro’...
 

 

CONSTERNADO...

Queremos em nome dos que fazem o SISTEMA LITORAL DE COMUNICAÇÃO nos somar a dor dos familiares das vítimas da tragédia da Boite Kiss, em Santa Maria/RS onde vários jovens universitários faleceram. Resta-nos pedir a Deus força e capacidade de superação desse momento, que jamais será esquecido da memória de todos os brasileiros. Deus é pai...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Julgamento...

Operação Hígia: tudo pronto para o julgamento
Com o processo concluído, e sem filas para julgamentos na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, os envolvidos na Operação Hígia poderão ser julgados muito em breve.
A confirmação foi dada pela secretaria da Justiça Federal ao repórter Paulo Nascimento, do Novo Jornal.
Tanto os réus quanto o Ministério Público Federal no RN já entregaram suas alegações finais – defesa e acusação – referentes ao processo, e desde o dia 15 passado o processo aguarda para ser julgado.
Segundo o NJ, no dia 21 de maio, o Ministério Público Federal pediu a condenação de 13 réus e absolvição de Genarte de Medeiros Brito Júnior, então servidor da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Também pediu a concessão de delação premiada para Jane Alves, por ter acrescentado ao processo, “esclarecimentos importantes”, e a retirada do processo do ex-marido dela, Anderson Miguel, que foi assassinado.
Serão julgados Lauro Maia (advogado e filho da ex-governadora Wilma de Faria), João Henrique Lins Bahia Neto (ex-secretário adjunto de Esporte), Rosa Maria D’Apresentação Caldas Simonetti (procuradora do Estado), Jane Alves de Oliveira Miguel da Silva (empresária), Edmilson Pereira de Assis (empresário), Francinildo Rodrigues de Castro (servidor público), Francisco Alves de Sousa Filho (Administrador da EST Engenharia), Herbeth Florentino Gabriel (Emvipol), Luciano de Sousa (funcionário da Líder Limpeza Urbana LTDA), Maria Eleonora Lopes D’Albuquerque Castim (ex-Coordenadora da Secretaria de Saúde), Mauro Bezerra da Silva (dono da Líder Limpeza Urbana LTDA), Marco Antônio França de Oliveira (servidor público), e Ulisses Fernandes de Barros (funcionário da Emvipol). Fonte: Thaisa Galvão
JORNAL 87...
... Amanhã é sexta de cultural no jornal 87,
imperdível! 7 da manhã...
 
DUNA EM MARACAJAÚ, RESTAM ALGUMAS...
 
Atenção novo Diretor do IDEMA que tomará posse próxima semana, vê se não deixa acabar com esta beleza a exemplo do que fazem hoje, com uma na entrada de Maracajaú, há 30 metros do Ecoposto do Orgão. Aliás, está fechado em pleno verão! Ninguém está endendo... O que a Secretaria Municipal do Meio ambiente tem feito pra evitar esse desmando?
 
PÔR DO SOL EM MARACAJAÚ VISTO DO MORRO DA PRACINHA...
 
... Bom aproveitar e curtir esse belo espetáculo da natureza, antes que os depradadores do meio ambiente na terra dos Parrochos cheguem por lá!
 
 
 

HOJE...



 MUCURIPE: QUASE EM CHAMAS...

Hoje, por volta das 14:00 horas, o Engenho Muripe esteve em volta de muito fogo. Cana e vegetação local fizeram maior estrago. Foram vários focos. 
 Quem se arriscava passar pela estrada que Ceará Mirim a praia de Muriú, no trecho do Engenho Mucuripe ficou por muito tempo a estrada com muita fumaça e os carros tiveram que diminuir significativamente a velocidade. Anos atrás o Mucuripe quase foi debelado pelo fogo. 
 Ação de alguns homens que foram vistos no local, sem dúvida evitaram maior prejuízo. O Mucuripe é o único engenho sobrevivente à velha e pujante  economia que preserva sua fachada, ainda.  
Área de ruina do Engenho Cruzeiro
 também foi afetada pelo fogo... 

Lá ao fundo chaminé da velha Usina Ilha Bela...
 quem sabe, esperando o tempo voltar...
 
 
CEARÁ-MIRIM
 
 
VICE-PREFEITO JOSÉ PRAXEDES REPRESENTA PREFEITO PEIXOTO NO ENCONTRO NACIONAL DE NOVOS PREFEITOS EM BRASÍLIA
 
 
O vice-prefeito de Ceará-Mirim, José Praxedes-DEM, vai à Brasília nesta segunda-feira 28 de janeiro.
Ele vai representar o prefeito Antônio Peixoto-PR,  no "Encontro Nacional de novos Prefeitos e Prefeitas" a ser realizado dias 28, 29 e 30 de janeiro na capital federal.
Praxedes participará do maior evento do governo Dilma, já realizado desde sua posse, voltado para os municípios.
O prefeito Peixoto não participará do evento, porque no mesmo período estará em Maceió, participando de um curso focado no Plano Municipal de Saneamento Básico, visto que, a Prefeitura de Ceará-Mirim iniciará nos próximos dias uma das maiores e mais importantes obras do governo Peixoto, que é o projeto de extensão do abastecimento d'água do município, bem como, o projeto do saneamento básico, uma obra orçada em R$ 16 milhões, que vai resolver de uma vez por todas o problema de abastecimento d'água na cidade.
OBJETIVO
O Encontro Nacional com os novos Prefeitos e Prefeitas, terá sua abertura feita pela própria presidente Dilma Rousseff, às 17h da próxima segunda-feira.
O objetivo é estimular a melhoria da gestão e contribuir com os novos prefeitos e prefeitas, apresentando os principais programas federais que podem ser acessados pelos municípios.
A presidente da República, também vai reafirmar o seu compromisso de uma relação de respeito, diálogo e parceria com todas as prefeitas e prefeitos, independentemente de seus partidos políticos.
Segundo o Palácio do Planalto, essa será portanto, a primeira das muitas oportunidades que a presidente terá para estreitar laços e parcerias em favor dos municípios e do país.
O encontro será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica no Eixo Monumental, Lote 05 - Ala Sul.
Praxedes retorna à Ceará-Mirim no dia 30/01 à noite, após o encerramento do evento.
 
Jorge Moreira
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2327 / 9139-7320
E-mail: jorgemoreira2008@hortmail.com


Reencontro...



BONS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM...
Tatiana, D'arc e Ana Jorge...
Indo ontem à praia de Graçandú, litoral norte, pela estrada que liga Ceará Mirim/Estivas, que ainda falta um ‘pedacinho’, me vieram velhas e boas recordações. Na volta depois da visita que D’arc fez a duas colegas de internato no Colégio Santa Águeda, década de 1970, não resisti e fiz alguns cliques do velho timbó. 
 Quantas lembranças de quando ia aquela fazenda ainda criança. Lembranças do saudoso Paulo da Cruz e toda família que morava. 

Época que mercê ser lembrada! A Casa Grande; algumas de moradores; caixa d’agua, bueiro e ruína do engenho... 
Tudo aguardando os Sem Terra
 assumir novo rumo...

É uma região uma região muita rica do vale do Ceará Mirim... Tatiana, Ana Maria Jorge relembraram com D’arc os bons tempos de internato no CSA. 
 Tatiana é casada com Vitorino que trabalhou muito tempo na Cia Açucareira Vale do Ceará Mirim, Ana, solteira. É gostoso relembrar o que a memória tem nos lembra de bom!   

PARA AONDE A VISTA ALCANÇAR... 
Duna em Maracajaú...Sol, férias e 
crianças bincando de 'tranca'... 

Pôr do sol em Maracajaú... 

JORNAL 87...

Vereador Jácio Praxedes concede entrevista ao Jornal 87... FM Extremoz, FM Muriú e Litoral FM formam cadeia de rádios do jornal. A Notícia com crediblidade. "O melhor governo é o cuida do do povo" disse Jácio. Amanhã é  sexta cultural do Jornal 87... imperdível! 7 da manhã...
 

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vale a pena investir...



 CONTINUA...
Santana, escultor da menor obra brasileira, 
talvez mundial, da Santa Ceia, em bambú...
Acontece no Centro de Convenções em Natal/RN, a 18ª Feira Internacional de Artesanato. São quase 20 países mostrando seu rico artesanato, além de vários Estados de Federação e municípios potiguares com seus artesãos, mostrando o que há de melhor em seu território. 
Careca, faz lembrar o saudoso Etevaldo Santiago, seu pai...
 Alguns municípios do RN, ainda, lamentavelmente, não participam por falta de apoio dos gestores outros que lá estão recebem tímido apoio da administração pública para mostrar para o mundo toda sua riqueza cultural. Conversando com alguns artesãos da região, todos foram unânimes; precisa haver uma política pública voltada para o setor cultural para os artistas não dependerem de favor político, disseram. 
Prefeita de Pureza e Auxiliares no estande do município...
 Mas tudo é muito legal quando se trata da valorização dos que lá estão. Independente da forma como chegaram, com ou sem a ajuda mais significativa, importante é que no RN tem gestores comprometidos, poucos, levando a efeito a cultura de seu município. 
Estande da prefeitura de Ceará Mirim...
 A FIART é a maior vitrine para o artesão local e do mundo inteiro, vale muito esse intercâmbio e troca de experiência. Os municípios bem que poderiam criar suas feiras de artesanato! 
Estande Internacional...
 Em 1984, salvo engano, Maxaranguape realizou a maior Semana Cultural da região, com participação e envolvimento de seis municípios. Lembram-se desse evento? 

JORNAL 87... A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 7 ÀS 8 DA MANHÃ...
EM CADEIA DE RÁDIOS: CULTURA VALE VERDE;
 FM EXTREMOZ; FM MURIÚ E LITORAL FM...
DIREÇÃO E APRESENTAÇÃO: JORNALISTA IRAN COSTA
PARTICIPAÇÃO: MARCELO ANDRADE; WELLINGTON MARQUES; IRAN   JUNIOR; ILANNE COSTA; IRANILDO PONTES E CONVIDADOS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Visita...



SONHO EM CONSTRUÇÃO...
Gramado aos cuidados e primeiro lance de arquibancada...
Em visita as obras do estádio O Barretão hoje pela manhã com os apresentadores do Jornal 87, Leto e Marcelo Andrade e os sobrinhos Gláucio e Wagner, filhos do saudoso mano Irimar, bateu uma saudade danada. O que vi foi o avanço da obra em relação às outras vezes que estive lá, porem, ainda há muito que fazer. 
Luzes que brilharão mas já aimam a construção do sonho...

É um sonho que Ceará Mirim, principalmente os desportistas, estão vendo ser realizado aos poucos. O empenho, dedicação e entusiasmo do empresário Marcone Barreto são impressionantes. Vamos lembrar que qualquer obra por mais simples que seja leva tempo, imagina uma de grande porte como a do estádio Barretão. 
Obra grandiosa que beneficiará toda região...

Já pensou se essa obra fosse realizada pelo podeer públicos, quantos aditivos já não teriam acrescido!  Fico imaginando o filme que passa na cabeça de filhos de ex-jogadores e ex-jogadores que visitam a obra! 
Gláucio: "Tirava-se leite de pedra"...

Agora é esperar pelo novo cenário para a cidade dos verdes canaviais voltar ser respeitada no mundo futebolísitico do RN. Com a prefeitura fazendo seu dever de casa na área esportiva, com a construção de um estádio municipal, implementando uma política pública voltada para o setor, sem dúvidas a médio e longo prazo voltar-se-á a sonhar com algo semelhante quem sabe igual, à década de ouro do futebol cearamirinense, 1960...
Gramado do campo para treinamentos...