sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2013 chegando...

MOMENTOS QUE MARCAM...
 
Depois do Natal onde todos se reuniram e comemoram o nascimento do Menino Jesus, continuam as festas de final de ano. Gostaria de registrar, ainda, confraternização dos que fazem o jornal O Litoral acontecida dia 21.
Entrega de simples lembrança aos colaboradores...
 
Foi muito legal recepcionar os colaboradores em mais um evento - 11º, de final de ano. Os presentes falaram e aproveitaram para sugerir novas diretrizes para 2013.
Iranildo Pontes, Editor de Esportes...
 
De pronto, claro, seu Editor Chefe e Diretor - Presidente, este blogueiro e jornalista Iran Costa, aceitou os novos desafios para o ano que se avizinha. 
 Carlos Antunes, um dos primeiros colaboradores...
 
Todos falaram também da credibilidade do veículo que conquistou junto a sociedade e renovaram o compromisso de continuar levando a informação e opinando com responsabilidade, profissionalismo e ética. 
 
Os fatos que são motivos de noticiabilidade têm mespaço no jornal O Litoral. Em 2013 aguardem carta! 
 
FESTIVAL SOLIDÁRIO DA LITORAL FM 87...
Socorro levou a bicicleta. Comprou cartela depois do
1º prêmio ter sido sorteado...
 
A rádio comunitária Litoral FM 87, Maracajaú, realizou dia 22 do corrente o Festival de Prêmios - Natal Solidário.
O artista plástico Jordão e sua esposa Alcione,
casal ganhador de dois prêmios...
 
Foram sorteados atraves de cartelas programadas e conferidas por computador 4 prêmios (01 celular, 01 ventilador, 01 DVD e uma bicileta), cartela custou apenas 2 reais.
Equipe da chamada dass pedras...
 
Parte do resultado financeiro será revertido em cestas básicas para famílias carentes de Maracajaú. Aos que colaboraram nosso agradecimento.
Dany Nascimento, vocalista aprovada pelos presentes...
 
O show musical foi por conta da Banda Aroma do Vale! Vale a pena contratar! O comunicador Tázio, da 106 FM esteve presente ao evento que foi trânsmitido ao vivo pela internet.
 
FINAL DE SEMANA, ELEIÇÃO DO PRESIDENTE...
'Palco' dos embates democráticos...
 
Esse será o mais longo e complexo final de semana para o vereador que quer ser o presidente da câmara do seu município. Alguns o 'prego tá batido e a ponta tá virada', como diz a máxima outros rolará muita conversa, ainda. Ouvi de um eleitor agorinha, o seguinte: "Iran, nós que chegamos pela primeira vez na câmara municipal, temos que fazer uma prática diferente. Tinha muita gente viciada, a população tem cobrado uma nova postura da gente. Eu e mais quatro colegas (grupo de 5) estamos fechados, votaremos em bloco ou receberemos votos de alguém. Um dos candidatos tem oferecido a mim algumas coisas; disse que não é mais assim, nosso bloco precisa de espaço na formação da mesa e  nas comissões", disse um vereador eleitor.
 
ELEIÇÃO DO PRESIDENTE II...
Baseado na conversa que mantive com o vereador-eleitor, dos novos, fiquei com a ligeira impressão que a prática nova a qual ele se refere, caso atrevesse esse final de semana sem muitas visisas, uma nova realidade na política do vale tudo, parece que está com os dias contados. Só não perguntei se ele obdeceria a uma liderança maior do seu partido para mudar de intensão... Pelo jeito o jovem vereador-eleitor quer mesmo uma prática nova. Enfim, uma luz no final do túnel!!

PMDB: ROMPIMENTO ANUNCIADO...
O que precisa mais ser dito pelos 'Cardeais' do partido para a governadora Rosalba entender? Veja só o que o deputado Walter Alves disse hoje em discurso na Assembleia Legislativa: "Sou deputado e fui eleito graças ao povo do Rio Grande do Norte. Não sou subserviente ao Governo do Estado. A segurança pública está numa situação caótica. As pessoas me procuram perguntando o que o Governo do Estado tem feito para a segurança pública. Eu não sei informar”, criticou. Fonte: Thaisa Galvão
 
“Iremos votar um empréstimo de R$ 615 milhões. O RN ao longo de vários governos tem tido uma boa capacidade de endividamento, o que a gente não pode permitir é que o Estado fique nesse paradoxo: a arrecadação sobe, o investimento com recursos próprios cai, o custeio cresce, a dívida aumenta e os serviços básicos e essenciais como a segurança pública e saúde não são atendidos”, disse Walter, engrossando ainda mais o caldo de críticas contra o governo
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Solenidades...


ELEITOS SÃO DIPLOMADOS...

Em tempo de registrar solenidade de Diplomação dos eleitos no último pleito de 7 de outubro. Evento aconteceu na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela e foi presidida pela Juíza eleitoral Dra. Valentina Helena, com a presença de representante do Ministério Público.
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios da 6ª zona eleitoral (Ceará  Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Rio do fogo e Pureza) familiares e convidados lotaram o espaço prestigiando a diplomação de todos.
A diplomação é o ato jurídico que antecede a posse dos que se elegeram e que assumirão seus mandatos em 1º de janeiro de 2013. O jornal O Litoral e o blog registram o momento.
Pureza com Maria do Sindicato - PT...
 
Ceará Mirim
CÂMARA REALIZA SESSÃO CONJUNTA...

A última sessão ordinária da câmara municipal de Ceará Mirim realizada hoje, 20, contou com a presença dos novos vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2013.
O atual presidente da casa, vereador Júlio Cesar – PSD, presidiu sessão que foi secretariada pelo vereador Franklin Marinho Junior – DEM e a vereadora Claudia Roberta – PP. Depois do rito formal da sessão ordinária, o presidente proporcionou aos novos edis momento para que os mesmos usassem da palavra, além de entrega de material ‘didático’ que fará parte pelos próximos 4 anos da atividade parlamentar dos eleitos.
Os atuais e os novos vereadores em sessão conjunta...
A ideia de fazer uma sessão conjunta com a participação dos atuais e dos novos vereadores é um fato inovador no legislativo cearamirinense.  O momento é de muita reflexão e trabalho para os vereadores eleitos em prol da cidade do saudoso vereador Hermes Dantas.
DATA...
A eleição da mesa diretora para o primeiro período da futura legislatura e posse dos eleitos, acontecerá pela manhã do dia 1º de janeiro, às 9:00 horas, na câmara municipal, e ato Ecumênico às 11:30 horas na Estação Cultura Prefeito Roberto Varela. Prestigie!

Comunicado...

RESOLUÇÃO Nº 004/2012
 
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Professor Gerinaldo Moura, em consonância com Lei Municipal nº 1.180/90, Resolve adiar a eleição para escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Ceará Mirim para o dia 17 de fevereiro de 2013. Mudança se deu baseada na Reolução nº 22.685 e no processo Aministrativo nº 15.559 do Tribunal Sperior Eleitoral que trata das eleições Parametrizadas. Esta decisão foi deliberada em Assembléia do Conselho, realizada em 13/12/2012.
 
CANDIDATOS INSCRITOS AO CONSELHO TUTELAR
 
1- Cosmo Fernandes da Silva
2- Ceopatra Barros de Lima Monteiro
3- Eduardo Levi Cavalcanti Demétrio
4- Eluziete Bezerra da Costa
5- Gean Claudé Costa de Araújo
6- Gerailton Morais Pereira
7- Geisha Bezerra Faundes de Melo
8- Jackson Stefanini Oliveira dos Santos
9- Jailson Fagundes
10- João Maria da Silva Martins
11- José Augusto Santos silva
12- Juliane Alvs da Silva
13- Junior da Silva Barbosa
14- Luciano Albuquerque de Freitas
15- Manoel Luiz da Silva Filho
16- Marília Sampaio Xavier
17- Risoneide Leocádio da Silva
 
CONVITE...
 
Natal Beneficente Mucuripe Mall
 
 
Sintam-se convidados para se fazer presente no Desfile de Modas beneficente ao Abrigo São Vicente de Paula, que será realizado no Mucuripe Mall, amanhã,21 de dezembro de 2012 às 20 horas.
Etrada 01 item de material de limpeza

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em tempo...

FUTEBOL 2012...

Ainda em tempo de registrar a decisão do campeonato de futebol 2012 promovido pela LDCM. Domingo, 16, o time do Flamengo de Ponta do Mato sagrou-se campeão do certame ao vencer o Atlético de Mineiro pelo placar de 2 x 0.
O estádio do Centro Esportivo e Cultural recebeu um bom público, o que fez relembrar a época das grandes decisões entre times de Ceará Mirim.
 
O Flamengo fez por merecer o título, mesmo tendo chegado a final em igualdade de condições com o Atlético. Na preliminar o São José de Matas venceu o Flamengo de Ponta do Mato na categoria juvenil. Sagrando-se campeão.
 
Mais uma vez se percebeu o sucesso da competição organizada pela LDCM. Apenas o que foi prometido há dois anos aos desportistas e atletas, não foi cumprindo, o campo gramado. Quem sabe, no próximo a final possa ser disputada no tapete do estádio O Barretão!
Sem gramado conforme prometido há dois anos, jogadores
 tiveram muita dificuldades para um bom futebol...
 
Parabéns as equipes, dirigentes – só quem faz esporte amador sabe das dificuldades, aos patrocinadores e aos torcedores que prestigiaram toda competição. A imprensa local foi fundamental na divulgação do campeonato.

ENTREVISTA...

O prefeito de Cruzeta com atividade comercial em Ceará Mirim, José Saly, foi entrevistado hoje do programa Café da Manhã. Saly disse o que todo mundo na cidade já sabia, não levou nenhuma novidade sobre o quadro político deste ano e de possível volta do grupo Melo disputando ou apoiando um futuro candidato. José Saly também falou sobre 2014; continuará apoiando o ex-presidente do PTB no Estado, deputado Ezequiel Ferreira, como seu candidato a mais uma eleição. Como foi destituído da presidência do PTB pelo ex-assessor da governadora Rosalba, Benito Gama, ainda não se sabe por qual partido o deputado disputará a eleição de 2014. Certamente Ezequiel voltará pedir votos ao Ceará Mirim apresentando o que fez pela cidade, sede e zona rural.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL...
Já dissemos aqui algumas coisas sobre eleição de mesa diretora de câmara municipal. Nesse íntere até 1º de janeiro, minutos antes da votação, é natural acontecer o que está acontecendo. Nada de anormal! Com a reunião preliminar entre os vereadores eleitos na coligação que reelegeu o prefeito Antônio Peixoto – PR, tendo sido discutido um nome, não significa dizer que o ‘prego esteja batido e a ponta virada’. Política é a arte de conversar, conversar e conversar. Ambição desmedida e vaidade pessoal, a exemplo da terceira via que sucumbiu, não deve fazer parte da base que deseja o melhor para o município.
MELHORES DO ANO...
Gilson Avelino e Jony Som, das rádios
comunitárias de Ceará  Mirim...
A rádio 106 FM realizou sábado passadp, 15, mais uma edição da festa Os Melhores do Ano. A festa é resultado de uma pesquisa aplicada na cidade para escolher de cada setor o melhor do ano. 
É a 12ª edição do evento que a 106 realiza com igual sucesso. Parabéns a Gilson Avelino, idealizador e coordenador do evento que a cada ano cresce sua credibilidade e aceitação junto a comunidade.Em O Litoral desta quinzena, voce terá divulgação completa do evento.
Mesmo derrotado na eleição deste ano,
Roberto Lima é escolhido melhor vereador do ano...
 
 

domingo, 16 de dezembro de 2012

Brasil no pódium...

IMAGEM QUE SIMBOLIZA O RESULTADO DE UM TRABALHO... PARABÉNS NAÇÃO CORINTHIANA PELO BI-CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL...
 
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Encontro...

CONFRATERNIZAÇÃO...
Direção, professores e servidores da Escola estadual Profº Edgar Barbosa, fizeram ontem sua confraternização de encerramento do ano letivo 2012. Momento foi revestido de muita descontração e alegria com o Amigo Secreto que agradou a todos.
 
A direção presenteou cada um com uma lembrança. Na ocasião a direção fez uma avaliação positiva das atividades desenvolvidas este ano na escola.
 
O que chama a atenção dos que fazem o Edgar Barbosa é o compromisso de avançar na busca de melhores resultados do processo ensino-aprendizagem além, de levar a efeito discussões sobre temas diversos que digam respeito a comunidade de modo geral a partir do próximo ano.
A troca de presentes bem como o clima de entendimento e confraternização foram o ponto forte do encerramento das atividades que se deu na residência deste blogueiro e jornalista que, com sua esposa Joana D’arc e sua filha Ilanne, que ensina no Edgar, recepcionaram a todos.
É muito bom e gratificante receber os colegas de trabalho aqui em casa, essa foi a segunda de uma série que anda acontecerá, disse Iran.
Flagrantes...
 
 
 
Chegada de O Litoral foi uma festa...
 
 
 
 
 
D'arc recebe lembrança dos que fazem o
Edgar Barbosa das mãos de Geruza...
 
ANIVERSARIANTE...
 
Quem mudou de idade essa semana foi o estudante de administração Mário Hélio Filho... seus pais Mário Hélio e Margarida, sua irmã Marielma, seu cunhado Renato e os familiares de sua esposa Ilanne, Iran, C'arc, Irajanne e Iran Junior, compartilharam desse momento alegre e de muita felicidade. Parabéns e saúde pra Mário Hélio!
 
 

Carlos Eduardo anuncia os primeiros secretários da prefeitura de Natal

O prefeito eleito Carlos Eduardo confirmou os primeiros nomes dos secretários que irão atuar a partir de primeiro de janeiro de 2013 na Prefeitura de Natal. Nem todos os nomes foram anunciados. Segundo a Assessoria de Comunicação do prefeito eleito, a relação ainda não está completa porque ainda estão sendo feitas algumas consultas e sondagens sobre nomes para ocupar outras pastas. 

A Assessoria também informou, por meio de nota, que não está completamente definida a estrutura que será mantida na Prefeitura. A equipe de transição ainda está estudando as mudanças que serão propostas, inclusive de nomenclatura das secretarias, mas isso só deverá ser oficializado através de projeto de lei que será enviado pelo futuro prefeito à Câmara Municipal depois do recesso.

Os nomes confirmados por Carlos Eduardo são os seguintes
Sávio Hackrad, secretário do Gabinete Civil
Virgínia Ferreira, secretária de Planejamento
José Dionísio Gomes da Silva, secretário de Administração
Justina Iva, secretária de Educação
Cipriano Maia, secretário de Saúde
Heverton Freitas, secretário de Comunicação
Marcelo Toscano, secretário de Meio Ambiente
Dácio Galvão, secretário de Cultura
Ilzimar Silva Pereira, secretária de Assistência Social
Elequicina dos Santos, secretária de Mobilidade
Carlos Castim, procurador do Município
Fábio Sarinho, controlador do Município
Luiz Eduardo Machado Pereira,  secretário de Esporte
Homero Cruz Sá, secretário de Habitação
 
 
 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Trajetória...

O Rei Centenário

Yuno Silva - repórter
Cinthia Lopes - Editora
Um homem de personalidade forte e um coração do tamanho do Brasil, que mudou a geografia cultural do país ao exaltar o Nordeste e ser imortalizado como Rei do Baião. O Velho Lua foi responsável por elevar a autoestima do imigrante nordestino, que seguiu para o 'sul maravilha' fugindo da seca; devolveu o orgulho e tornou-se porta voz de todo um povo. Hoje é reverenciado de Norte a Sul, e exatamente neste 13 de dezembro comemora-se 100 anos de seu nascimento na distante Exu (PE) há 650km a Oeste do Recife.

Arquivo TNDepois passar mais de 10 anos como instrumentista, Luiz Gonzaga conseguiu contrato para se tornar cantorDepois passar mais de 10 anos como instrumentista, Luiz Gonzaga conseguiu contrato para se tornar cantor
A trajetória do famoso filho de Seu Januário, aquele mesmo dos oito baixos, fama de durão, se confunde com a história do forró, é referência obrigatória para se conhecer a essência da música nordestina, e sua relação com o Rio Grande do Norte surpreende pela firmeza dos laços criados ao longo das décadas: Gonzaga fez parcerias, interpretou e teve discos produzidos por potiguares. 

Para reconstruir algumas dessas ligações, a TRIBUNA DO NORTE convidou a pesquisadora Leide Câmara, autora do Dicionário da Música do Rio Grande do Norte, para compartilhar alguns de seus achados sobre a presença de Luiz Gonzaga em solo papa-jerimum. Leide, o cantor e compositor Paulo Tito, o sanfoneiro Roberto do Acordeon e o cantor Alvymar Farias participaram da gravação de vídeos (publicados na página eletrônica tribunadonorte.com.br) onde revelam um pouco da experiência que tiveram com a música e com o próprio homenageado. Leide Câmara, inclusive, chegou com alguns discos e livros do seu acervo e adiantou que seu livro "Luiz Gonzaga e a Música Potiguar", já em fase adiantada - lançamento previsto para 2013 - refaz as conexões de Gonzaga com os norte-riograndenses. O vídeo conta ainda com participação de Domiguinhos, hoje o herdeiro maior e único de Luiz Gonzaga. 

Tito e Roberto conviveram com Gonzagão, cantaram e contaram causos e curiosidades sobre a intimidade do artista; enquanto Alvymar, que não teve "o prazer de conhecer pessoalmente" o Rei do Baião mas é visto como um dos principais intérpretes do forró gonzagueano da atualidade, comenta a importância da influência do "Mestre" para a música nordestina e brasileira.

O artista plástico, músico e escritor paraense Bené Fontelles, que esteve no Festival Literário da Pipa em novembro, organizou livro e exposição intitulada "O Rei e o Baião" em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. É dele o texto que ilustra trechos dos vídeos produzidos pela TN. 
Arquivo TNChapéu de couro era marca registrada do sanfoneiro de ExúChapéu de couro era marca registrada do sanfoneiro de Exú

O VIVER conversou com Fontelles quando o artista estava chegando ao Rio de Janeiro onde irá montar a exposição para temporada no Museu Nacional de Belas Artes - estava vindo de Brasília. "Gonzaga é um dos cinco pilares da música brasileira, uma afirmação inquestionável, ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim e Dorival Caymmi. Criou toda uma escola, inspirou muita gente. Ele reinventou o Nordeste", avalia Bené. "Ele não trabalhou só pra ele, fez com que o Nordeste ganhasse importância no cenário da cultura brasileira".

Caju com leite

Controvérsias à parte, Roberto do Acordeon afirma ter realizado o último show de Luiz Gonzaga antes dele falecer em 2 de agosto de 1989, na casa de shows O Sanfoneiro que manteve até o início dos anos 1990. Orgulha-se de ter sido o anfitrião de Luiz Gonzaga no RN a partir dos anos 1980. "Recebi ele muitas vezes lá em casa, foi Gonzaga que inaugurou a casa de show que tinha em 1986, viajamos muito fazendo shows em circo 'tomara que não chova', feiras e quermesses. Eu e Dominguinhos somos cria dele, essa turma nova ainda mijava nas fraldas quando começamos". 

Em Natal a dupla fazia shows promocionais para a Casa Régio (loja de eletrodomésticos). "Lembro que nos apresentamos ali na Praça Gentil Ferreira no Alecrim, de 1975 pra 76, era bom demais! Gonzaga dizia 'se eu reger, a Casa Rééégio'", lembrou imitando o parceiro, que gostava de tomar caju com leite em dia de show. "Seu Luiz era simples, mas também era queixudo. Quando alguém falava alguma coisa que ele não gostava, respondia na hora. Era uma pessoa muito bacana, tinha um coração do tamanho do mundo, fez muito show de graça pra ajudar os outros, mas quando pisavam no calo dava logo um fora".

O primeiro contato entre Roberto do Acordeon e Luiz Gonzaga foi no final da década de 1950, quando Roberto ainda criança e se apresentava na Rádio Jornal do Commercio no Recife. "Ele ajudava muito os companheiros, me indicava para fazer show os lugares. Dizia que eu era organizado, que ia longe por não ser cachaceiro e tinha família. Dizia que sanfoneiro fazia milagre, que éramos santos: 'não tem Santo Antônio? São Paulo? São Pedro? Então, tem o sãofoneiro', e dava aquela risada. Ê saudade!".

Zabumba e aeroporto

Paulo Tito conheceu Luiz Gonzaga "pra valer" em 1954, quando trabalhava na Rádio Jornal do Commercio no Recife. "O zabumbeiro dele ficou doente e me prontifiquei a tocar durante um programa", recorda. Quando soube que Paulo também cantava, convidou o potiguar para ir morar no Rio de Janeiro. "Era o sonho de todo mundo ir tocar na Rádio Nacional, mas disse que não tinha dinheiro. Dias depois recebi um telegrama e a passagem. Nem acreditei!". 

Tito desembarcou no Rio há exatos 58 anos: "Cheguei no dia 13 de dezembro de 54 e quem foi me buscar no aeroporto foi a mulher dele, Helena Gonzaga. Morei mais de dois meses na casa deles antes de lugar um quartinho pra mim", lembra o potiguar, que morou por 26 anos na capital fluminense - gravou discos solo, foi gravado por nomes como Cauby Peixoto e Elis Regina, atuou como produtor musical e como violonista da cantora Maysa. "Ele (Gonzaga) era fechadão, muito sério, polido e educado, mas tinha um coração muito grande. Ajudava todo mundo, distribuía sanfona nas cidades pequenas por onde passava e sempre tinha um causo engraçado pra contar. Brincava muito de imitá-lo", diverte-se já empostando a voz. Tito disse que não dava para trabalhar com Luiz Gonzaga: "ele viajava demais: amanhecia no Rio, tomava café no Recife e almoçava no Ceará, o homem não parava no lugar".

Leide Câmara mostra conexões potiguares

Um apanhado detalhado contendo todas as conexões entre Luiz Gonzaga e o RN está sendo organizado pela pesquisadora Leide Câmara. Durante a gravação dos vídeos produzidos pela TN em homenagem ao centenário do Rei do Baião, ela adiantou que está trabalhando em frentes diferentes, como as parcerias que Gonzagão fez com potiguares, as músicas de compositores daqui que ele gravou e quais artistas gravaram. Também terá um capítulo falando sobre as biografias, cruzando informações e revelando série de controvérsias. "Irei estabelecer uma ordem cronológica, e construindo toda uma rede de relações", disse a pesquisadora.

Arquivo TNApós período de consagração pelo país, Luiz Gonzaga retornou para PernambucoApós período de consagração pelo país, Luiz Gonzaga retornou para Pernambuco
Leide cita como exemplo a gravação da versão instrumental de 'Queixumes' (de Henrique Brito) em 1945, a primeira de um autor potiguar interpretada por Gonzaga, e a primeira de Gonzaga interpretada por um artista potiguar em 1951, quando Ademilde Fonseca grava "Galo Garnizé". Ela acredite que por mais que se pesquise, sempre terá um novo viés sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga.

"O pesquisador José Batista Alves, de Pernambuco, está preparando para 2013 uma biografia (e discografia) completa sobre Gonzaga, que faz todas as comparações e um levantamento minucioso de tudo o que já foi publicado sobre o assunto", informou Leide Câmara, ressaltando que o primeiro livro sobre Gonzaga foi feita em 1952 pelo potiguar Zé Praxedi, de Angicos.

Academia do Cordel lança livro em homenagem à poesia de  Gonzaga 

O livro "Luiz Gonzaga em Cordel", escrito por 14 cordelistas pertencentes à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, será lançado hoje, às 19h, na livraria Nobel da Salgado Filho. Tem homenagem com vista para o mar. Nesta quinta-feira, a partir das 18h, o espaço rústico do restaurante Ultimas Nuvens Azuis, na alameda principal de Cotovelo, promove um grande forró pé-de-serra em seu 'palhoção', com muita sanfona, comandado por Dinho da Sanfona. Uma típica e legítima festa nordestina.O restaurante está fica localizado na praia de Cotovelo, no sentido de volta para Natal. Maiores informações pelos fones 9491-8427. 

Luiz Gonzaga é celebrado em Natal em shows e eventos

Luiz Gonzaga será celebrado em música e literatura na semana de seu aniversário de nascimento. Nesta sexta e sábado, às 21h, o IFRN Cidade Alta recebe o espetáculo "Viola Sertaneja em Concerto", que reunirá três atrações que darão destaque à musicalidade da viola sertaneja. Participam do concerto os grupos O Galho da Roseira (PE), Quarteto Minotauro (RN) e a Orquestra do Rito Nordestino. Os dois primeiros quadros do espetáculo são de composições autorais de viola, e exploram a estética regional e armorial nordestina em interlocução com outros instrumentos, como o violoncelo, a rabeca e a percussão.

O terceiro quadro do show homenageia o músico Luiz Gonzaga em seu centenário, através de arranjos orquestrados de músicas do sanfoneiro Lua, com a participação de alunos do IFRN e UFRN, unindo várias linguagens entre canto lírico, dança, dramatização e música instrumental, inaugurando a "Orquestra do Rito Nordestino".

Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e estão sendo vendidos na Budega do Sertão,  Av. Afonso Pena, 665, Petrópolis. Tel.: 8717-1769. 

O grupo "O galho da Roseira" - Recife-PE, é formado por violeiros egressos do Conservatório Pernambucano, cujo ensino de viola é ministrado por Adelmo Arcoverde, pioneiro no ensino da viola nordestina e conhecedor profundo dos temas e ritmos nordestinos de viola, tal como o mote, o quadrão, o repente, o gabinete. O Quarteto Minotauro é formado por alunos da EMUFRN e tem como proposta a vivência lúdica da música regional, buscando sua espontaneidade, inspirada no legado dos grandes mestres da arte e cultura popular. A Orquestra Rito Nordestino funcionará como Orquestra-escola de musicalização e produção cultural, reunindo a contribuições várias, como sonorização, iluminação, montagem de cena, figurino, etc.


O músico Alexandre Moreira,  "chorão" e mestre do violão e do cavaquinho, criador da Confraria do Choro de Natal (Solar Bela Vista), montou um espetáculo musical para homenagear dois ícones sertanejos em um só palco: Luiz Gonzaga e o Monsenhor Expedito Medeiros, o "Profeta das Águas". Será apresentado nesta quinta-feira, logo após a missa na matriz de São Paulo do Potengi. Além dos músicos da Confraria, Alexandre juntou também alguns talentos locais, como o sanfoneiro Muriçoca. O show será repetido no domingo, 15, na Feira de São Paulo, a partir das 8 horas.

O Rei do Baião recebe homenagem das alunas de dança do Sesc nesta sexta-feira, às 19h. Os sucessos de Luiz Gonzaga ganham vida no espetáculo de dança "O Luiz do mundo inteiro", que será apresentado amanhã no Sesc Zona Norte (conjunto Santa Catarina). As coreografias retratam a obra musical de Gonzagão e marcam o encerramento das atividades anuais do balé do Sesc.  Cerca de 350 alunos de dança das unidades do Sesc Zona Norte, Macaíba e centro participam do espetáculo. Um dos destaques será o pequeno Luiz Gonzaga, que será interpretado pelo aluno Yuri Marques, de 04 anos. As outras fases de Gonzagão serão representadas por Victor Ferreira (criança) e Carlos Henrique Sobral (adulto). Fonte: TN

Há tempo...

CEARÁ-MIRIM
 
ÚLTIMO PRAZO
TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA 14/12 O PRAZO PARA INSCRIÇÕES PARA AS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE CEARÁ-MIRIM
Termina nesta sexta-feira 14/12 às 12h, o prazo de inscrições para as eleições do Conselho Tutelar de Ceará-Mirim.
Os interessados podem se dirigir à sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, instalado no andar térreo da Prefeitura à rua Gal. João Varela, no centro da cidade.
O CMDCA informa também, que as provas de conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA serão realizadas no próximo dia 20/12 no horário compreendido entre 8h e 12h na Escola Municipal Dr. Júlio Senna, localizada no Conjunto Habitacional Luiz Lopes Varela.
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes para um mandato de três anos.
A eleição será realizada no dia 03 de fevereiro de 2013, cujo resultado será divulgado no mesmo dia. De acordo com o edital a nomeação dos conselheiros eleitos acontece no dia 05/02/2013 e a posse no dia 27 de março do mesmo ano.
Os interessados devem ter mais de 21 anos de idade; ter sua idoneidade moral reconhecida; residir há pelo menos dois anos no município; comprovar experiência anterior de, no mínimo, seis meses em atividade na área de defesa, promoção e atendimento dos dos direitos da criança e do adolescentes, entre outros requisitos que podem ser observados no teor do edital.
Cordialmente,
Jorge Moreira
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Contatos: 3274-2327 / 9139-7320
 
FINAL DO CAMPEONATO DE FUTEBOL 2012 DA LDCM, DOMINGO, 16...
 
 
FLAMENGO (Ponta do Mato) X FLUMINENSE (Primeira Lagoa)
No campo do Centro Esportivo e Cultural
 
ENTREVISTA...
O vereador Democrata Franklin Marinho Junior disse ontem em entrevista à 87,9 FM que se sente preparado para exercer a presidência da câmara municipal a partir da próxima legislatura. Para tal, o veredaor prega a união entre os novos edis como forma de um novo jeito de gestão para o legislativo. Franklinho também disse que os demais colegas que pleiteam a presidência também são dignos do voto, embora destaque que a experiência legislativa seja um dos pontos importantes para quem venha ser o eleito. Colocam-se como candidato a presidente os vereadores Renato Martins e Coutinho e Dr. Luciano, todos da base de apoio ao prefeito Peixoto. Poderá surge um outro nome? Claro, eleição para mesa diretora de câmara é sempre uma incógnita!
 
TIME...
 
Em relação a equipe de auxiliares do prefeito reeleito Antônio Peixoto - PR a ser anunciada, segundo uma fonte palaciana, depois de pasasar o Natal com os atuais Secretários, o prefeito usará cadeia de rádio para comunicar seu novo time. Ainda segundo a mesma fonte, o futuro governo terá um perfíl mais político que técnico, embora lugares estratégicos sejam ocupados por técnicos, disse a fonte. Boa parte dos atuais auxiliares, os que demonstraram melhor trato e desempenho na função pública, deverá ser mantida, disse a fonte.
 
PRIMEIRO DAMO...
 
Em Maxaranguape a região agrícola ficará ainda mais forte. Além da prefeita Neidinha - PSDB, seu marido e Primeiro Damo, Nequinho - PMDB,  deverá se tornar Presidente da câmara municipal a partiri de janeiro, fruto de negociações políticas do atual presidente Edmilson Oliveira, já colocando à mesa 2014 e 2016. Só pra lembrar, Edmilson elegeu sua esposa Nira, a veredaora mais votada desta eleição, 455 votos.
 
OPOSIÇÃO...
O povo aguarda da oposição mais vigilância...
 
É grande a expectativa em relação a oposição ao próximo govenro da prefeita reeleita Neidinha. Apenas com dois vereadores eleitos pela oposição, Cristovão(PMN) e Crizaldo(PCdoB), o segundo deverá fazer a diferença nos encaminhamentos e discussões de matérias na casa. Há tempo que se espera uma oposição forte no município da Árvore do Amor. Crizaldo poderá proporcionar momentos vividos na década de 1980, quando a oposição era consequente, responsável e dava respostas a sociedade. Espera-se!